Buscar

Gestão da Informação nas Empresas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Comunicação Organizacional
Analise a situação a seguir, a qual se refere a distintas formas de comunicação.
João planeja a inauguração de seu novo negócio, uma casa de chá com produtos naturais, tudo organizado com muito cuidado para o seu cliente. Chega o momento de divulgar o negócio, para isto analisa criteriosamente o seu público tanto interno como externo. A equipe é formada por três funcionários, para os quais prepara uma série de reuniões e informativos sobre o negócio. Após essas reuniões, a estrutura para a campanha de marketing ficou composta por: mídias digitais, e-mails, newsletters, folders entre outras.
Considerando a situação acima e o livro base, assinale a alternativa correta sobre a forma de comunicação utilizada por João:
Nota: 0.0
	
	A
	João utiliza a comunicação de massa.
	
	B
	É utilizada a comunicação interpessoal.
	
	C
	A comunicação, neste caso, é um meio para atingir grandes populações.
	
	D
	João utiliza a comunicação organizacional.
Alternativa correta é a letra "d". Comentários: Em relação situação exposta, João utiliza a comunicação organizacional, a qual, segundo Pimentel (2017, p. 22), abrange as instituições, é pensada para os públicos interno e externo, é todo o trabalho de comunicação efetivo feito pelas organizações, manifesta-se em diferentes formas: campanhas publicitárias,  e-mails, reuniões, informativos, newsletters, entre outros. As alternativas "a" e "c" estão erradas, pois a situação não retrata a comunicação de massa, uma vez que esta é um meio utilizado para atingir grandes populações, para que qualquer pessoa possa entender as informações transmitidas indistintamente à sociedade, cujos meios são: jornal, rádio e televisão.  A alternativa "b" está errada, pois comunicação interpessoal é aquela que ocorre entre as pessoas que precisam informar e serem informadas. A alternativa "e" está errada, pois agências de publicidade e propaganda se referem às empresas prestadoras de serviços que auxiliam a organização em sua comunicação.
Resposta: PIMENTEL, Marina de Oliveira. Em pauta: manual prático da comunicação organizacional. Curitiba: Intersaberes, 2017, p. 22.
	
	E
	João utiliza agências de publicidade e propaganda para divulgar seu negócio.
Questão 2/5 - Sistema de Informações Gerenciais - SIG
Quando bem gerenciadas, as informações podem proporcionar à empresa mais agilidade em seus processos, além de fomentar e aprimorar os processos decisórios. Neste contexto, e a partir dos conteúdos vistos em aula e no material didático, leia as afirmativas a seguir e analise-as.
I. A gestão da informação ganhou atenção nos últimos anos em função de trabalhar com recursos que são fundamentais para os processos organizacionais, como o processo decisório e a utilização efetiva da informação dentro das empresas.
II. O grande volume de dados e informações que cerca as organizações atualmente é fator que deve ser observado, mas não exige a necessidade de gerenciamento por meios tecnológicos e eletrônicos.
III. Os sistemas de informações gerenciais passam a ser usados como ferramenta estratégica dentro das empresas, auxiliando gestores a buscar e conferir aos dados e informações que possuem sentido e significado, tornando-os úteis aos processos organizacionais.
IV. Às empresas contemporâneas, em função do excesso de dados e informações e da velocidade com que estes elementos surgem a cada dia, se torna um objetivo estratégico gerenciar suas informações internas, sendo que a organização não possui controle das informações e situações externas.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas;
	
	B
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas;
Justificativa: Conforme pode ser observado no material estudado na disciplina, a gestão da informação passou a ter papel de destaque dentro das empresas, pois auxilia as organizações a gerenciarem de maneira efetiva seus recursos informacionais, inclusive com o apoio de sistemas de informações gerenciais, que auxiliam as empresas a darem sentido e significado aos seus dados e informações, transformando-os em elementos úteis aos processos organizacionais. Ainda, os grandes volumes de dados e informações demandam das organizações a utilização de ferramentas tecnológicas, uma vez que quanto maior a quantidade de dados, maior a dificuldade para gerenciá-los. De outra parte, gerenciar as informações internas e externas é fundamental para as empresas, pois é o uso adequado destes elementos que pode conferir vantagens competitivas às empresas e lhes auxiliar a alcançar o sucesso empresarial (ELEUTÉRIO, 2015, p. 24-25). Desta forma, as afirmativas II e IV estão incorretas.
	
	C
	Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas;
	
	D
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas;
	
	E
	Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
Questão 3/5 - Sistema de Informações Gerenciais - SIG
No contexto organizacional contemporâneo, a informação, e a sua utilização, passou a ter um papel de destaque nas ações e nas estratégias de empresas de todos os setores. Neste sentido, e a partir dos conteúdos vistos em aula e no material didático, leia as afirmativas a seguir, assinalando V para Verdadeiro e F para Falso:
(  ) As tecnologias digitais influenciaram a forma de fazer gestão nas empresas contemporâneas ao transformarem informações em registros digitais, que podem ser processados eletronicamente.
(  ) As informações digitais aumentam a eficiência organizacional e melhoram os processos de negócios, aumentando o volume de tarefas manuais repetitivas para os processos de registro e armazenagem de dados e informações.
(   ) Os formatos digitais da informação facilitam a sua transferência e gestão dentro das empresas, mas, mesmo assim, a informação só é útil quando chega até as pessoas que delas precisam na hora certa.
(  ) A capacidade de comunicação efetiva nas organizações, o que facilita a circulação das informações, é resultado de interação entre pessoas, computadores, softwares e redes de comunicação.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	V; V; F; V;
	
	B
	V; V; V; F;
	
	C
	V; F; V; V;
Justificativa: A partir do conteúdo estudado em aula, disponível no livro base da disciplina, verifica-se que apenas a segunda afirmativa é falsa, uma vez que as informações digitais aumentam a eficiência organizacional e melhoram os processos de negócios justamente por reduzirem o volume de tarefas humanas repetitivas dentro das organizações, e não por aumentarem. As demais afirmativas estão corretas em função das novas configurações sociais e empresariais, conforme evidenciado no conteúdo disponível nas páginas 20 a 22 da obra do prof. Eleutério (2015).
	
	D
	F; V; V; V;
	
	E
	F; F; V; V.
Questão 4/5 - Sistema de Informações Gerenciais - SIG
As informações organizacionais são manipuladas em um processo cíclico que envolve, primeiramente, a identificação de sua necessidade, passando por sua aquisição, organização, armazenamento, distribuição e utilização. Desta forma, em cada etapa onde são manipuladas, as informações circulam entre pessoas e sistemas.
A este processo dá-se o nome de:
Nota: 20.0
	
	A
	Gestão da informação;
	
	B
	Sistemas de informação;
	
	C
	Controle de acesso à informação;
	
	D
	Fluxos informacionais;
Você acertou!
Resposta: ‘d’
Justificativa: “As informações organizacionais são manipuladas em um processo cíclico que envolve, primeiramente, a identificação de sua necessidade, passando por sua aquisição, organização, armazenamento, distribuição e utilização (Choo, 2003). Em cada etapa na qual as informações são manipuladas, estas circulam entre pessoas e sistemas, seguindo fluxos específicos, denominados fluxos informacionais” (ELEUTÉRIO, 2015, p. 19).
	
	E
	Redes de comunicação.
Questão 5/5 - Comunicação Organizacional
Analise o caso a seguir, a qual aborda sobre gestão de crise.
Paulo Steves é diretor de umarede de lojas, a LAR Eletro. Esta comercializa móveis e eletrodomésticos. Um suposto cliente veiculou em diferentes mídias socais que comprou um eletrodoméstico LAR Eletro e ao ligá-lo à tomada o mesmo explodiu ferindo gravemente sua filha de 2 anos que estava próxima ao aparelho, incluiu vídeos e imagens da filha com os ferimentos. A notícia causou comoção entre as redes sociais. Paulo Steves teve suas redes sociais pessoais invadidas com fortes críticas. A LAR Eletro investigou se houve a compra do produto pelo cliente ou familiares, entretanto nenhuma nota fiscal foi emitida com os dados do mesmo.
Considerando o caso acima e o exposto no livro base sobre gestão de crise, analise as afirmativas a seguir e identifique as corretas sobre as ações do porta-voz da empresa em situação de crise.
I - Paulo Steves deve fazer um pronunciamento oficial, em uma das redes sociais com maior credibilidade junto aos seus clientes.
II - Paulo Steves, enquanto porta-voz da empresa, deve separar a pessoa física da pessoa jurídica.
III - Em um momento delicado como este Paulo Steves deve esquecer suas redes sociais pessoais.
IV - É preciso descobrir a melhor forma de lidar com a repercução negativa dos fatos e definir o rumo a ser tomado.
Agora, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	I; II e III
	
	B
	II e III
	
	C
	I e IV
	
	D
	II; III e IV
Você acertou!
Alternativa correta é a letra "d".
Comentários:
Segundo Pimentel (2017, p. 166) o porta-voz da empresa deve separar a pessoa física da pessoa jurídica. Este caso por retratar um momento delicado, Paulo Steves, enquanto executivo da empresa, deve esquecer suas redes sociais pessoais, as informações devem seguir um único fluxo, aquele determinado pela equipe de comunicação. É preciso descobrir a melhor forma de lidar com a recuperação negativa dos fatos e definir o rumo a ser tomado. Portanto, a primeira afirmativa está incorreta, pois não é Paulo Steves que deve fazer um pronunciamento oficial em uma das redes sociais com maior credibilidade junto aos seus clientes, mas sim a equipe de comunicação.
Resposta: PIMENTEL, Marina de Oliveira. Em pauta: manual prático da comunicação organizacional. Curitiba: Intersaberes, 2017, p. 166.
	
	E
	Apenas a I

Outros materiais