Buscar

ATIVIDADE 1 (3)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA
COORDENAÇÃO DE LETRAS-PORTUGUÊSxx
Coordenador (a) Juliana Castelo Branco Paz da Silva
Disciplina: Ficção na Literatura Nacional I 
Professor: 
Aluno: 
ATIVIDADE 1
A partir do conteúdo apresentado na unidade 1, especificamente no voltado para a produção literária de José de Alencar, crie um texto abordando em que se fundamenta o Projeto Nacionalista do referido autor. (Máximo 20 linhas). 
José de Alencar foi um dos maiores escritores do romantismo na literatura nacional. Escreveu obras importantes para o resgate e o entendimento dos aspectos históricos, culturais e sociais do Brasil no século XIX. 
Foi um autor de grande destaque, reconhecido por seu talento em produzir e influenciar escritores no estabelecimento de um estilo literário com características brasileiras. Diferençou-se pelo cuidado e perspectiva de se despir de toda influencia de Portugal em suas produções, de modo que foi o primeiro escritor brasileiro a trazer a identidade nacional afincada na literatura, evidenciando a cultura e as histórias de várias regiões do país com uma linguagem própria, as quais foram retratadas através de diferentes temáticas como indianistas, regionalistas, históricas e urbanas. 
As narrativas indianistas valorizam a pessoa do índio em detrimento do homem branco, entre as quais se destacam “Iracema”, “O Guarani”, “Ubirajaba”. As obras regionalistas retratam os costumes do campo, inspiradas pela memória de infância como em “O Gaúcho” e “O Sertanejo”. Romances urbanos foram trabalhados pelo autor em obras como “Escarnação” e “Senhora”. Movido por sentimento patriótico, José de Alencar deixou legado ao propagar conhecimento e cultura nacional, construindo novos caminhos para a literatura no país.

Outros materiais

Outros materiais