Buscar

Estudo dirigido Lipídeos, ácidos graxos, Nucleotídeos e ácidos nucleicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FAVED – Faculdade dos Vales Elvira Dayrell
	
	CURSO:
	
	
	DISCIPLINA:
	
	
	PROFESSORA:
	
	
	NATUREZA DO TRABALHO:
	Estudo Dirigido III
	
	VALOR:
	
	NOTA:
	
Nome: Curso/período: Data: / / .
Lipídeos
1-Como podem ser conceituados e quais as principais características dos lipídeos? 
Grupo heterogêneo de substâncias amplamente distribuído em animais e vegetais, cuja característica comum é ser insolúveis ou pouco solúveis em água e solúveis em solventes orgânicos. Encontram distribuídos em todos os tecidos, principal mente nas membranas celulares e adipócitos. Fonte energética; proteção de órgãos vitais; absorção e transporte de vitaminas lipossolúveis; faz parte da estrutura da membrana celular, isolante térmico; etc.
2-Em relação à solubilidade, como é o comportamento destas moléculas? 
Natureza apolar com baixa insolubilidade ou pouco solúvel em água e alta solubilidade em solventes orgânicos.
3- Qual sua importância biológica? 
Glicerídios – São lipídios que atuam como reserva energética e isolante térmico, além de amenizarem impactos mecânicos.
Ceras – Atuam como importantes substâncias impermeabilizantes.
Esteroides – Destacam-se por não possuírem ácidos graxos em sua estrutura, sendo bastante diferentes dos outros lipídios. Como exemplo de esteroides, podemos citar os hormônios sexuais e o colesterol. 
Fosfolipídios – Lipídios que possuem fosfato em sua estrutura e são encontrados nas membranas celulares e no tecido nervoso.
Carotenoides – São importantes pigmentos fotossintetizantes que, além de participarem desse processo, dão coloração a frutos, flores e outras partes vegetais. 
Em relação aos ácidos graxos: 
4- O que são AGs? Quais suas características mais comuns? 
Ácidos Graxos. Apresentam cadeias de átomos de carbono que se ligam a átomos de 
hidrogênios com um radical ácido em uma de suas extremidades (ácidos carboxílicos de 
cadeia alifática). São caracterizadas quimicamente por conterem um ácido carboxílico ligado a uma “cauda” de hidrocarbonetos que varia em tamanho e saturação. 
a uma “cauda” de hidrocarbonetos que varia em tamanho e saturação. 
5- Como podem ser classificados em relação às ligações entre os C? Explique. 
Saturados: quando todas as ligações de carbono estão ocupadas por átomos de hidrogênio. Monoinsaturados: apresentam uma ligação dupla, na forma de dois átomos de carbono duplamente ligados entre si e, portanto, faltam dois átomos de carbono. 
Poliinsaturados: têm dois ou mais pares de ligações duplas. Portanto, faltam quatro ou mais átomos de hidrogênio.
6- Como podem ser classificados em relação à síntese por organismos vivos? Explique. 
Ácidos graxos essenciais e não-essenciais. Os essenciais não podem ser sintetizados pelo organismo através de outras substancias denominadas percursos, devendo ser fornecida pela alimentação. Já os não-essenciais são aqueles sintetizados pelo próprio organismo.
7- O que vêm a ser AGs essenciais? Qual sua relação com as denominações ω3 e ω6 (ômega)? 
Os ácidos graxos essenciais são aqueles que não são produzi dos bioquimicamente pelos seres humanos e devem ser adquiridos pela dieta. Os ômega 3 e os ômega 6 são as duas famílias de ácidos graxos essenciais
8- O que faz dos AGs moléculas anfipáticas? 
Moléculas anfipáticas são moléculas que apresentam a característica de possuírem uma região hidrofílica (solúvel em meio aquoso), e uma região hidrofóbica (insolúvel em água, porém solúvel em lipídios e solventes orgânicos). Os ácidos graxos são moléculas bipolares, sendo assim, uma parte deles tem afinidade com a água. Isso se dá ao fato do grupo funcional ácido carboxílico ser polar e ionizado em pH neutro, o qu e o torna resp
onsável pela pequena solubilidade dos ácidos graxos em água. Já o seu lado apolar se dá à sua cadeia de hidrocarbonetos presente no radical.
9- O que podemos esperar a respeito do ponto de fusão de AGs insaturados, em relação aos saturados? Explique. 
Mesmo com a mesma quantidade de carbonos (C), os ácidos graxos insaturados possuem consistência oleosa enquanto os saturados possuem consistência serosa. Esta diferença se deve ao grau de empacotamento da molécula.
10- Como podem ser classificados os lipídeos, em relação à presença de ácidos graxos? 
Podem ser classificados em monoacilgliceróis que tem apenas um ácido graxo ligado ao glicerol; diacilgliceróis que tem dois ácidos graxos ligados; e triac ilgliceróis que são formados pela ligação de três moléculas de ácidos graxos com o glicerol.
11- O que são triacilgliceróis (TAGs)? Qual sua importância biológica? Esquematize a estrutura de um TAG.
 Os tri gliceróis são lipídeos formados pela ligação de três moléculas de ácidos graxos com o glicerol, um triálcool de três carbonos, através de ligações do tipo éster. Sua principal função biológica é a reserva de energia, e são armazenados nas células do tecido adiposo, principalmente.
12- Os TAGs apresentam em sua estrutura sempre o mesmo tipo de ácido graxo. Responda se a afirmativa é verdadeira ou falsa e comente sua resposta. 
Falsa. Os ácidos graxos que constituem os trigli cerídeos se diferenciam pelo número de átomos de hidrogênio ligados na cadeia de carbono
14- Caracterize as duas principais classes de lipídeos de membranas, exemplificando. Qual característica estas moléculas devem apresentar para que possam compor tais estruturas celulares? Esquematize a porção lipídica de uma membrana biológica. 
 Ambos são lipídeos complexos, ou seja, liberam por hidrólise uma genina além do álcool e do ácido graxo. Quando é carboidrato, têm-se glicolipídeos; quando a genina inclui ácido fosfórico têm-se os fosfolipídeos. Os fosfolipídeos são os lipídeos polares, importantes para conter substâncias hidrossolúveis em um sistema aquoso. As membranas celulares são elásticas e resistentes graças às fortes interações hidrofóbicas entre os grupos apolares dos fosfolipídeos. Os glicolipídeos, assim como a extremidade de um fosfolipídeo, a extremidade de carboidratos de um glicolipídeo é hidrofílica, e as caldas de ácidos graxos são hidrofóbicas. Em solução aquosa, os glicolipídeos se comportam de maneira similar aos fosfolipídeos.
15- Conceitue ceras. Cite algumas funções desempenhadas por estas moléculas. Exemplifique. 
 As ceras são compostas por uma molécula de álcool unida a uma ou a mais moléculas de ácidos graxos, porém esse álcool não é o glicerol. As ceras impermeabilizam a superfície de folhas, flores e frutos, impedindo que a planta perca água por transpiração. São, também, cobertura protetora de animais.
Nucleotídeos e ácidos nucléicos
1-Conceitue nucleotídeos com base em sua constituição molecular. 
É um conjunto formado pela associação de 3 moléculas: uma base nitrogenada, uma pentose e um ou mais grupos fosfatos. Atuam como precursores dos ácidos Desoxirribonucléico (DNA) e ácido ribonucléico (RNA), fonte de energia, coenzimas e reguladores fisiológicos.
2. Cite exemplos de nucleotídeos. 
Desoxirribonucleotieos (Adenilato, Desoxiadenilato, Guanilato, Desoxiguanilato) e Ribonucleotideos (Citidilato, Desoxitidilato, Timilato e Uridilato)	
3. Qual a relação entre a nomenclatura dos nucleotídeos e sua composição molecular? 
Os nucleotídeos são nomes genéricos que incluem tanto os prefixos “ribo” quanto os “desoxirribo”. Os ribonucleiotídeos são simplesmente designados como nucleotídeos e os desoxirribonucleicos como desoxinucleotideos. Ambas as formas são aceitáveis, mas os nomes mais curtos são mais comumente usados.
4. Façaum comentário sobre as funções desempenhadas por nucleotídeos nos organismos vivos. 
É moeda energética nas transações metabólicas, envolvidos no proc esso de obtenção, armazenamento, transporte e utilização da energia química nas células (ATP/ADP), proporcionada um elo para as respostas das células aos hormônios e estímulos extracelulares, além de ser um precursor do DNA e RNA.
5. Trace um paralelo entre as características estruturais do DNA e do RNA.
Os ácidos ribonucleicos é desoxirribonucleicos ambos são polímeros moleculares de nucleotídeos com conformidades: DNA as bases nitrogenadas purinas : Adenina e guanina; pirimidina: timina e citosina. J á o RNA as bases são: purinas- adenina e guanina, pirimidinas- uracila e citosina. Além de proporcionar a conformação linear ou circular dos filamentos; a duplicidade complementar (fita dupla observada no DNA é diferenciada da unidade da fita única do RNA).

Outros materiais