Buscar

ECONOMIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE DE INTEGRAÇÃO DO SERTÃO – FIS
SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE SERRA TALHADA LTDA. - SESST
INFLAÇÃO: O aumento generalizado no nível de preços: uma questão para além da história.
TENÓRIO, José Mateus dos Santos¹; ANDRADE, Raquel Siqueira Carlos²; MARTINS, Tarcianne Rafaelle Bezerra Rodrigues ³.
jmateusantos@hotmail.com
Introdução
Na década de 60, o então presidente vigente Juscelino Kubitscheck apresenta um plano de metas (o famoso 50 anos em 5) que visava o progresso principalmente econômico para o desenvolvimento do Brasil. Ademais, no ano de 1962, o nível de investimentos e de crescimento industrial apontava para uma recessão no ano seguinte. A dívida externa impactou fortemente a economia brasileira, impacto esse que sentimos e vivemos seus resquícios até os dias atuais.
Objetivos
Emitir um contraste que concerne no período do regime militar, e anos posteriores, onde a inflação chegava a números estratosféricos e assim expor suas consequências no período atual.
Materiais e Métodos
Pesquisa exploratória; abordando o tema. 
A partir do pressuposto, foram coletadas informações em sites utilizando o material gráfico para uma maior explanação e clareza sobre o tema.
Referências
R7. Inflação e dívida pública explodiram no Brasil ao final da Ditadura Militar. 2014. Fontes: IGP-DI/FGV (1948-1979); IPCA (inflação oficial/1980-2013), IBGE, BCB-Depec. Disponível em: http://www.r7.com/r7/media/2014/20140331-info-ditadura/20140331-info-ditadura.html 
Folha. O Golpe e a Ditadura Militar – A economia. 2014. Disponível em: http://arte.folha.uol.com.br/especiais/2014/03/23/o-golpe-e-a-ditadura-militar/a-economia.html 
BEMPARANÁ. Economistas comparam o período da ditadura com governo Dilma. 2014. Disponível em: http://www.bemparana.com.br/noticia/315012/economistas-comparam-o-periodo-da-ditadura-com-governo-dilma 
TERRA. Especialista aponta cinco medidas para conter alta de preços. 2013. Disponível em:
 https://www.terra.com.br/economia/operacoes-cambiais/operacoes-empresariais/especialista-aponta-cinco-medidas-para-conter-alta-de-precos,95c36ffd78c5f310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html 
Análise e Discussão
Bacharelado em Direito – 1°Período/Noturno “B”
2017.1
O congelamento dos preços causou uma forte redução no comércio e na produção industrial. Com a redução da geração de dinheiro de 30% para 9% do PIB, a taxa de inflação caiu de 81% em março para 9% em junho. O governo enfrentou duas escolhas: eles poderiam segurar o congelamento e arriscar uma recessão devido a redução dos ativos, ou remonetizar a economia através do descongelamento e correr o riso do retorno da inflação.
 A inflação corroía a renda "per capita" da população, que entrava em seu terceiro ano de queda. Havia se tornado parte da vida dos brasileiros. Só quem conseguia escapar de seus efeitos eram os grandes investidores, cujas aplicações incluíam, geralmente, correção monetária diária.
 A ditadura contou, porém, com um mecanismo para conter os preços, que, em 1964, subiram 92%: o arrocho salarial (Arrocho salarial é a consequência de uma política salarial cujos reajustes não acompanham a inflação. Pode ocorrer como política de governo ou decorrente da livre negociação entre empresas e trabalhadores. Pode atingir tanto o salário mínimo de um país como os salários acima dele.) 
Atualmente, a estimativa do mercado financeiro para a inflação subiu de 4,85% para 4,87%. Apesar da leve alta, o índice de inflação para este ano se mantém próximo ao centro oficial da meta de inflação, que é de 4,5%.
Com base na coletânea de sites em que se abordava o tema, pudemos perceber que a inflação no período que compreende de 1964 até o ano de 1980 era exarcebada, porém, não tão alta quanto o período posterior (Governo Sarney e Governo Itamar). Em meados de 1983-85 o índice inflacionário começou a tomar proporções estratosféricas e em 1993 (Governo Itamar, vice-presidente de Fernando Collor, porém, tornou-se presidente após o Impeachment de Collor.) atingiu o seu ápice com 2477,15% de taxa anual. O gráfico a seguir explicita bem a situação: 
Considerações Finais
Portanto, como é possível ver, a inflação é algo normal na economia, porém há períodos de descontrole sobre a taxa e assim medidas como: taxa de juros, política fiscal, política de rendas câmbio livre e etc. O governo precisa estar atento à economia para que não deixe que as taxas se elevem e o país passe por “apuros”.
1

Outros materiais