Buscar

FISIOTERAPIA DESPORTIVA

Prévia do material em texto

FISIOTERAPIA DESPORTIVA
	
	1a Questão (Ref.:201502983950)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale abaixo a alternativa que apresenta a descrição mais adequada dos padrões motores e posturais pertinentes a um recém nascido com idade corrigida de 3 meses
		
	
	Quando em decúbito lateral não possui a capacidade de tocar uma mão na outra
	 
	Em supino, mantém a cabeça na linha média a maior parte do tempo
	
	Quando em prono a descarga de peso é feita somente na cabeça, sem a participação da cintura escapular.
	
	Quando puxado para sentar, a cabeça não acompanha o tronco, ficando em hiperextensão.
	
	O RTCA já desapareceu completamente, não se apresenta de nenhuma forma, nem incompleto.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201502879110)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Controle motor é definido como a habilidade de regular ou direcionar os mecanismos essenciais do movimento. Há diferentes teorias sobre este tema. Considerando as diferentes Teorias de Controle Motor existentes, assinale a alternativa incorreta:
		
	
	Dentre os fatores que influenciam a natureza do movimento, pode-se destacar os fatores ligados ao indivíduo, considerando que o movimento surge a partir da interação de processos múltiplos como ação, percepção e cognição.
	
	A Teoria Ecológica apresenta a relação do movimento com o meio externo, conferindo importância à utilização das percepções para orientar as ações. Esta Teoria ampliou a concepção de função do sistema nervoso, que passou de sensório-motor, simplesmente reagindo às variáveis do ambiente, a um sistema de percepção e ação que explora ativamente o ambiente para alcançar seus objetivos.
	
	Para Sherrington, o movimento é gerado num circuito que envolve um órgão receptor, um condutor e um efetor, gerando respostas automáticas com padrões de movimento definidos, o que corresponde a Teoria do Reflexo.
	 
	A Teoria dos Sistemas, apesar de ser considerada mais abrangente, não considera o sistema musculoesquelético e nem a ação da gravidade no controle do movimento.
	
	As Teorias do Controle Motor descrevem pontos de vista relacionados ao modo como o movimento é controlado e enfatizam diferentes aspectos que fundamentam a neurofisiologia e a neuroanatomia relacionadas ao controle do movimento.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201503062395)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Paciente gênero masculino, 5 meses de idade, foi encaminhado ao setor de Fisioterapia devido a um atraso no desenvolvimento motor. Este atraso pode ser caracterizado pela ausência da seguinte atividade:
		
	
	Manutenção da postura ortostática
	
	Arrastar
	
	Sentar sem apoio
	
	Engatinhar
	 
	Controlar a cabeça em prono
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201503067732)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	1- A asfixia é o resultado de uma troca inadequada de oxigênio e de dióxido de carbono e pode ter várias causas como eventos ocorridos durante a gravidez e no momento do parto. Sobre asfixia assinale a alternativa correta.
		
	
	a) O impacto de um episódio de asfixia no encéfalo de um neonato é chamado de traumatismo cranioencefálico.
	
	d) Escores de Apgar de 6 a 8 indicam que o bebê sofreu grave asfixia e necessita urgência e providências imediatas como intubação e massagem cardíaca
	 
	c) Retardo mental, espasticidade, coreoatetose, ataxia e distúrbios convulsivos estão associados com asfixia no neonato.
	
	e) O boletim de Apgar é um critério de avaliação do grau de asfixia perinatal pouco usado nos países ocidentais para avaliação das condições clínicas do recém nascido.
	
	b) Lesões hipóxico-isquêmicas são a causa mais comum de defeitos neurológicos graves e progressivos causados por eventos perinatais.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502450474)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Alguns autores sugeriam que o controle motor ocorre devido a reflexos organizados hierarquicamente no sistema nervoso, mas não esclarece a dominância do comportamento reflexo que acontece em algumas situações como no exemplo da pisada em um prego que leva a uma resposta reflexa estereotipada de retirada imediata da perna. Este enfoque foi desenvolvido com base na união de duas teorias. São elas:
		
	
	Teoria Ecológica e Hierárquica
	 
	Teoria Hierárquica e Reflexa
	
	Teoria dos Sistemas e Reflexa
	
	Teoria Reflexa e Sistemas
	
	Teoria da Ação Dinâmica e Ecológica
	
	1a Questão (Ref.:201503069972)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O estiramento muscular é uma lesão que apresenta alta incidência na prática esportiva em diversos esportes. Com relação a esse tipo de lesão, assinale a alternativa correta
		
	
	A lesão muscular é classifica em 3 graus (I, II e III), sendo o grau III caracterizado por lesão acima de 50% das fibras e pelo seguinte quadro clínico: dor, hematoma, edema e limitação funcional parcial do músculo lesionado.
	
	A lesão muscular é classifica em 3 graus (I, II e III), sendo o grau I caracterizado por lesão de até 50% das fibras e pelo seguinte quadro clínico: dor, hematoma, edema e limitação funcional parcial do músculo lesionado.
	
	O estiramento muscular é comum em músculos biarticulares, como por exemplo no quadríceps.
	
	A lesão muscular é classifica em 3 graus (I, II e III), sendo o grau II caracterizado por lesão de até 50% das fibras e pelo seguinte quadro clínico: dor, hematoma, edema e limitação funcional total do músculo lesionado.
	 
	A lesão muscular é classifica em 3 graus (I, II e III), sendo o grau II caracterizado por lesão de até 50% das fibras e pelo seguinte quadro clínico: dor, hematoma, edema e limitação funcional parcial do músculo lesionado.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201502449768)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Você trabalha em uma clínica e vem a sua procura um atleta de jiu-jitsu para realizar recuperação do seu ombro que teve uma luxação. Em uma faze posterior da reabilitação você resolve que tem que acrescentar um trabalho de força para o ombro desse atleta, e segundo seu raciocínio decide por um trabalho de resistência muscular localizada por ser esse mais ideal nessa fase do tratamento.
Segundo o conhecimento adquirido durante a disciplina de esportes assinale a alternativa que corresponda às características do trabalho de resistência muscular localizada:
		
	
	A carga será de 40% a 60% da máxima, o número de repetições de 8 a 10, o intervalo de 1 a 2 minutos, a velocidade de execução será média, e o número de série de 2 a 4.
	
	A carga será de 90% a 100% da máxima, o número de repetições de 13 a 20, o intervalo de 1 a 2 minutos, a velocidade de execução será média, e o número de série de 2 a 4.
	
	A carga será de 70% a 90% da máxima, o número de repetições de 30 a 40, o intervalo de 1 a 2 minutos, a velocidade de execução será média, e o número de série de 2 a 4.
	 
	A carga será de 40% a 60% da máxima, o número de repetições de 13 a 20, o intervalo de 1 a 2 minutos, a velocidade de execução será média, e o número de série de 2 a 4.
	
	A carga será de 40% a 60% da máxima, o número de repetições de 8 a 10, o intervalo de 1 a 2 minutos, a velocidade de execução será rápida, e o número de série de 2 a 4.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502449748)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	De acordo com nossos estudos sobre crioterapia detalhamos a importância dos protocolos chamados de PRICE (gelo, elevação, compressão, repouso e proteção).
Conforme  esse protocolo assinale abaixo qual seria a utilidade da elevação e da compressão:
		
	
	Redução da hipoxia secundária
	
	Vasoconstricção
	
	Redução do metabolismo
	 
	Redução do edema (derrame articular)
	
	Quebra do processo inflamatório
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201502449731)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As lesões musculares ocorrem em maior freqüência naquelas atividades, onde há um grande número de contrações do tipo:
		
	
	CampoEquipamentos
	
	Regras do esporte
	 
	Anatômicos
	
	Nível de competição
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201503059011)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Na reabilitação do atleta, as modalidades fisioterapêuticas auxiliam na recuperação do atleta, propiciando retorno às atividades esportivas. com relação a esta afirmativa, marque a alternativa CORRETA.
		
	
	A estimulação elétrica transcutânea (TENS) pode ser usada após período de imobilização, com eletrodos no ponto motor muscular, com objetivo de fortalecimento.
	
	Modalidades crioterápicas tem ação na diminuição o desconforto após o recondicionamento e reabilitação atlética indicadas em fases crônicas.
	
	O ultrassom produz vibrações acústicas e tem efeitos fisiológicos térmicos e não-térmicos, sendo o de 3MHz indicado no tratamento de musculaturas profundas.
	
	A estimulação elétrica funcional (FES) pode ser utilizada para iontoforese de substâncias analgésicas, nos casos de pontos gatilho.
	 
	Laser de baixa potencia é um dispositivo que concentra alta energia em um raio estreito de luz, podendo ser indicado em casos de formação de bolhas.
	
	1a Questão (Ref.:201503045519)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Uma das lesões frequentes entre corredores de rua é a entorse de tornozelo. Apresenta-se com edema, dor intensa, às vezes hematomas dependendo do grau da lesão e limitação do movimento. Dentre os mecanismos de estabilização articular mais comprometidos nesta lesão encontra-se:
		
	
	Equilíbrio
	
	Força muscular
	
	Cognição
	 
	Propriocepção
	
	Órgãos tendinosos de Golgi
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201503068804)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As fases de reparação da lesão musculoesquelética devem ser respeitadas para que o processo de reabilitação não favoreça recidiva de lesão e prepare o atleta para retorno das atividades esportivas. Segundo esse critério, marque a alternativa correta.
		
	
	O laser seria indicado para recuperar e reparar os tecidos moles, mas o ultrassom é contraindicado.
	 
	Na fase 1 pós-lesão, as medidas mais importantes devem ser: repouso, gelo, compressão e elevação.
	
	Os exercícios isométricos são os mais indicados para ganho de funcionalidade.
	
	O alongamento balístico pode ser utilizado para indivíduos ativos, já na fase inicial da lesão.
	
	Os exercícios funcionais são indicados em todas as fases da reabilitação.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201503065994)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A síndrome do golfista acomete o complexo do cotovelo gerando um desequilíbrio entre flexores e extensores de punho e dedos. A esta síndrome também podemos denominar:
		
	
	SÍNDROME DO IMPACTO
	
	SÍNDROME DO TENISTA
	
	EPICONDILITE LATERAL
	 
	EPICONDILITE MEDIAL
	
	SÍNDROME DA PATA DE GANSO
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201502449099)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Você realiza a avaliação de um tenista com tendinopatia de extensores do punho (cotovelo de tenista). Durante o processo avaliativo percebe-se que ele já vinha com dor há algum tempo, porém sem realizar tratamento.Parou somente quando não mais suportava a dor. Nesse caso podemos afirmar que a tendinopatia desse individuo é do tipo:
		
	
	Tendinite
	
	Infecção tendinea
	 
	Tendinose
	
	Paratendinite
	
	Artrite tendinosa
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201503045512)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Analise as frases abaixo e depois marque a alternativa correta: I - O edema não interfere de forma direta na cicatrização dos tecidos. II - O processo de remodelamento da lesão, consiste nas fases de proliferação, inflamação e amadurecimento. III - A mobilização controlada dos tecidos é inferior a imobilização para a promoção da cicatrização.
		
	
	V,V,F
	
	F,V,V
	 
	F,F,F
	
	V,F,F
	
	V,V,V

Continue navegando