Buscar

fichamento ENG SOCIAL E CONSCIENTIZAÇÃO EM SEG. DA INF GustavoJoseLemos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ 
MBA EM SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO 
Fichamento de Estudo de Caso 
Gustavo José Lemos da Silva Portela
Trabalho da disciplina de Eng. Social e Conscientização em Seg. da Informação 
		
							Tutor: Marcelo Vasques De Oliveira
Recife
2018
Honestidade: Um valor irrevogável
JOSEPH L. BADARACCO JR. , JERRY USEEM : Conflito no Andar de Derivativos, Março 2006
	O texto dos autores consiste em descrever a história de um jovem funcionário de um banco em Nova York chamado First America, com uma carreira promissora começou como assistente e em pouco tempo tornou-se vendedor especializado com negócios em moedas estrangeiras e mercados futuros. Como assistente ele trabalhou com três vice-presidentes, mas o período que mais lhe marcou foi no que trabalhou com Linda, uma importante vendedora que no início também havia participado do seu processo seletivo para ingresso ao banco. Linda era altamente respeitada na função que ocupava, tinha grande habilidade de fechar negócios e era muito agressiva para quaisquer transações que vinham trazer lucro para o banco.
	Após seis meses trabalhando com Linda surgiu uma de suas maiores transações bancárias, um cliente do First America de um ano e meio a Poseison Cruise Lines, queria financiar a construção de um novo navio de cruzeiro em um estaleiro francês, e Linda ja tinha uma relação muito próxima com o tesoureiro e o CFO (Chief Financial Officer) da Poseidon. O navio seria o maior e mais luxuoso da frota, iria custar 700 milhões de dólares e ficaria pronto em aproximadamente 5 anos. Durante 3 meses, Linda trabalhou com o CFO da Poseidon para possibilitar um menor custo possível em dólares, eles combinaram que a empresa deveria está totalmente coberta contra qualquer exposição de moeda, alegou que a Poseidon teria uma economia significativa se desse ao First America a responsabilidade exclusiva pelo financiamento, e afirmou também que se a Poseidon pesquisasse mais financiamentos com outros bancos, esses iriam querer barganhar preço, se posicionando a frente do negócio aumentando assim os custos para a empresa. Empolgado e impressionado com os argumentos de Linda o CFO da Poseidon concordou com o plano. 
	Mas nem tudo parecia bem, o jovem funcionário auxiliava Linda em seu projeto e ao mesmo tempo se perguntava porque ela conduzia os negócios de uma forma estranha, porque ela tinha a necessidade de segredo na transação e como ela conseguiu convencer a Poseidon a não procurar outros bancos. Linda também havia cotado uma taxa de juros altíssima, seis vezes mais alta em relação a outros bancos e mentiu sobre o lucro final que o First America teria, que seria bem maior do que ela havia falado para o executivo da Poseidon. 
	Em determinado momento o tesoureiro e o CFO da Poseidon tiveram dúvidas sobre a estrutura e probidade dos preços passados por Linda, queriam ver taxas de 3 a 5 bancos diferentes, nisso ao passar a informação para Linda, a mesma ficou extremamente nervosa e agitada, pediu a seu assistente para enviar uma lista de preços de negociações que ela mesmo havia adulterado.
	Com todo esse impasse ele se viu em um dilema, deveria enviar ou não a lista alterada para a Poseidon? Encontrou-se dividido, primeiramente Linda era sua superior direta, ele também sentia que devia muito a ela por ter o ajudado a conseguir o emprego mesmo sem experiência. Como novo funcionário ele não queria desafiar sua chefe e por fim em sua carreira no First America, pensou ainda que como fazia parte do time, ele tinha a responsabilidade de trazer mais lucratividade ao banco.
	Também haviam motivos para ele não enviar a tal lista, primeriamente ele acreditava que todas as pessoas tem o dever de serem honestas, era uma pessoa muito religiosa e pensou como sua família iria se entristecer ao saber desse ato, tinha a responsabilidade profissional com o cliente, futuramente quando descobrissem a fraude, o First America iria perder vários correntistas e investidores, e também sua reputação. Por fim consultou outros funcionários sobre os preços cotados por Linda, nenhum se posicionou contra ou a favor, ele poderia consultar o vice-presidente senior mas ficou com receio de delatar sua chefe.
	O texto deixa uma reflexão sobre a ética profissional, sabenos que no final a mentira vem a tona, qualquer decisão que venha ser tomada, a verdade e honestidade sempre tem que prevalecer.

Outros materiais