Buscar

CIENCIA POLITICA CASO CONCRETO PlanoDeAula Semana 14

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CIÊNCIA POLÍTICA - Plano de aula 14 
Tema: Nação, Multiculturalismo, Direitos Humanos e Globalização.
CASO CONCRETO 1
Leia o texto abaixo e desenvolva texto dissertativo de até 30 linhas sobre a questão proposta.
“O que vem a ser uma “soberania”?  Segundo o Dicionário Brasileiro de Língua Portuguesa, da Editora Globo, soberania é a “[...]qualidade ou estado do que é soberano; autoridade de soberano; poder supremo; conjunto de poderes de uma nação politicamente organizada [...]”.  Ultimamente ouvimos muito falar de soberania nacional, Estado soberano, etc. Seria possível entender, à luz da compreensão do que é soberania, a atitude radical de Estados que se dizem soberanos em seu direito internacional, mas, ao mesmo tempo se negam a obedecer alguns princípios dos Direitos Humanos em nome de uma atitude arbitrária”
Disponível em: <http://am3004.wordpress.com/2010/06/05/questoes-de-soberania-de-estado/>Acesso: 12/12/2013.
O aluno deverá desenvolver um texto com o contexto clássico de soberania e suas características (o poder supremo do Estado, Una, indivisível, inalienável e imprescritível) e manifestar um opinamento crítico em face do princípio da igualdade soberana entre os Estados, previsto na Carta das Nações Unidas em 1945 e a conjuntura das intervenções militares e violação de Direitos Humanos na ordem internacional.
Outra resposta:
Seguindo orientação de LITRENTO, deve-se entender como SOBERANIA "o poder do Estado em relação às pessoas e coisas dentro do seu território, isto é, nos limites da sua jurisdição" e como autonomia "a competência conferida aos Estados pelo Direito Internacional que se manifesta na afirmação da liberdade do Estado em suas relações com os demais membros da comunidade internacional, confundindo-se com a independência" (LITRENTO, 2001, 116).
Assim sendo, nota-se que a soberania sob o aspecto interno tem a característica de supremacia. Trata-se de um poder superior, que impede outro poder de se sobrepor a ele. 
Quando analisada no âmbito do DIREITO INTERNACIONAL, a soberania dos Estados pode ser visualizada no plano horizontal, pois que todos eles se apresentam numa mesma situação de igualdade; e no plano vertical, quando os Estados aceitam submeter-se às regras internacionais.
Conforme nos ensina LEAL, os internacionalistas que almejam uma ordem internacional consideram a soberania como um óbice à realização da comunidade internacional. Isto porque "o Estado, embora titular da soberania, desta iria afastar-se para buscar a sua própria sobrevivência econômica, submetendo-se aos interesses dos capitais hegemônicos internacionais" (LEAL, 1999, 80-5).
Já os DIREITOS HUMANOS possuem, na atualidade, também um papel central enquanto vias de acesso ao próprio sistema jurídico, adquirindo no âmbito internacional uma posição de destaque, consistindo, talvez, no vetor da construção de uma comunidade jurídica cosmopolita.
Todavia, para assegurar a manutenção dos direitos humanos, especialmente no plano internacional, a Organização das Nações Unidas se vale de um instituto controverso e negativo, consistente na autorização para ações armadas em outros países em prol da defesa dos direitos humanos.

Outros materiais