Buscar

CIENCIA POLITICA CASO CONCRETO PlanoDeAula Semana 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CIÊNCIA POLÍTICA - Plano de aula 10 
CASO CONCRETO 1
Tema: regimes de governo
CASO CONCRETO 1
“As instâncias do Poder, que os cidadãos acreditavam terem instalado democraticamente, estão, sob o peso da crítica, em vias de perder sua identidade. A opinião não lhes confere mais o certificado de conformidade que a legitimidade deles exige. Jürgen Habermas [...] vê nessa situação ‘um problema de regulação’. A opinião pública, abalada em suas crenças mais firmes, não dá mais sua adesão às regulações que o direito constitucional ou, mais amplamente, o direito positivo do Estado formaliza”. (GOYARD-FABRE, Simone. O que é democracia? Trad. de Cláudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 202-203.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre os Estados Democráticos de Direito na contemporaneidade, pergunta-se: legalidade e legitimidade são categorias coincidentes nos estados democráticos?
As categorias conceituais de legitimidade deveriam ser coincidentes nas democracias, ou seja, haveria adesão racional à lei, pois em última análise esta regulação seria fruto da própria vontade de todos. Entretanto, como bem aponta o texto, tem se vivido uma crise de legitimidade nas democracias contemporâneas.
Outra resposta: 
Não. Pois na Legalidade o Estado deverá atuar sempre de conformidade com as regras jurídicas vigentes. É a subjugação da autoridade às leis vigentes, isto é, o Estado só faz o que a lei permite. Já na Legitimidade, um governo legal pode, a qualquer momento, tornar-se ilegítimo, como quando o povo passa a contestar os atos deste governo, pois a legitimidade é a adesão, aceitação popular mutável no tempo. É o exercício autorizado do poder pelo povo de um Estado que aceita ou que tolera as decisões dos representantes do poder.

Outros materiais

Outros materiais