Buscar

ERU300 - Matéria P1 - Exercícios corrigidos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA RURAL
ERU 300 – ECONOMIA RURAL
Prova Parcial 01 – 24/04/2014
Professora Viviani Silva Lirio
CORREÇÃO
Questão 01 (30 pontos) - Leia atentamente as afirmativas abaixo relacionadas e discorra sobre cada uma delas, deixando claro se concorda ou não com a frase e justificando sua posição.
(a) (10 pontos) Um determinado bem, se for classificado como bem de capital, jamais poderá ser considerado de um bem de consumo.
Falso. A classificação em consumo ou capital deriva do uso dado àquele bem. Portanto, um mesmo bem (um carro, por exemplo) pode ser bem de consumo (durável, no caso do carro) ou de capital (se este mesmo carro destina-se ao trabalho.
(b) (10 pontos) A elasticidade-preço da demanda de um bem livre será sempre unitária.
Falso. Um bem livre, por definição, não tem preço. Como a elasticidade é um indicador que mede o impacto de uma variação no preço de um bem sobre a quantidade consumida deste mesmo bem, não há sentido em falar-se de elasticidade para um bem livre. 
(c) (10 pontos) Um mercado não deve ser entendido apenas de forma geográfica e, sim, pela amplitude da interferência dos preços em uma determinada região.
Verdade, mas a questão em si, é dúbia, já que ao definirmos uma área de influência de preços definimos, ao mesmo tempo, um conteúdo ou delimitação geográfica. 
Questão 02 (20 pontos) – Considere um empresário do ramo de alimentos. Ele observa que as vendas de carnes nobres (produto de elasticidade estimada em Ep = 1,85) vêm declinando ao longo dos últimos dois meses. Buscando ampliar sua receita total ele decide fazer uma promoção, reduzindo em 30% os preços das carnes nobres. Com base nessas informações, responda:
(a) (10 pontos) Essa estratégia de redução de preços é adequada para esse grupo de mercadorias? Sim. Não. Por que?
Sim, a estratégia é adequada e sempre válida para produtos de alta elasticidade-preço. Se Ep>1, uma queda no preço gera um aumento na quantidade consumida mais que proporcional; portanto, se o que importa ao empresário é lucro, e a queda no preço é compensada pelo quamto na demanda, a estratégia é boa.
(b) (10 pontos) Caso seja válida para esse grupo de mercadorias (carnes nobres), isso implica em que o empresário poderá utilizar a mesma estratégia de redução de preços para quaisquer produtos de sua loja? Sim. Não. Por que?
Não se pode afirmar. A estratégia de redução nos preços é válida apenas para bens elásticos. Como a questão não dá a informação sobre qual a elasticidade dos outros bens, nada se pode afirmar.
Questão 03 (50 pontos) - Considere as seguintes equações de oferta e demanda de queijo mussarela em barra: 
QDx = 190 – 2Px 
QSx = 150 + 2Px 
Em que 
QDx = Quantidade demandada de queijo mussarela em barra; 
QSx = Quantidade ofertada de queijo mussarela em barra; 
Px = Preço do quilo do queijo mussarela em barra, em Reais/quilo. 
(a) (10 pontos) Calcule o preço e a quantidade de equilíbrio nesse mercado de queijo e esboce graficamente esse equilíbrio. 
(b) (10 pontos) Com base nos dados na letra (a), calcule a elasticidade-preço da demanda, a elasticidade-preço da oferta, classifique-as e interprete-as. 
Para fazer esse cálculo, basta igualar as duas equações, isolar o preço, encontrar o preço de equilíbrio e substituir em qualquer das duas esquações para obter a quantidade de equilíbrio. Fazendo isso encontramos Px = 10,00 e Qx = 170 unidades.
As elasticidades-preço da oferta e da demanda são, respectivamente:
Eps = 0,1176 >> 0,12. O bem é inelástico e o resultado indica que se houver o aumento de 1% no preço do bem, a quantidade ofertada aumenta em 0,12%.
Epd = -0,1176 >> - 0,12 >> como a análise deve ser feita em módulo (valor absoluto), isso implica em um bem inelástico. O resultado indica que se houver o aumento de 1% no preço do bem, a quantidade demandada cairá em 0,12%.
(Gráfico na apostila)
(c) (10 pontos) Suponha, agora, que houve um incremento na demanda por queijo mussarela, onde a quantidade demandada passa a ser representada pela equação QDx = 230 – 2Px. Considerando a mesma equação de oferta inicial (QSx = 150 + 2Px) qual o novo preço e a nova quantidade de equilíbrio? Mostre graficamente o deslocamento (pode representar no gráfico da letra (a)). Calcule a nova elasticidade-preço da demanda e a nova elasticidade-preço da oferta, classifique-as e interprete-as.
O procedimento de cálculo é o mesmo feito anteriormente. Para fazer esse cálculo, basta igualar as duas equações, isolar o preço, encontrar o preço de equilíbrio e substituir em qualquer das duas esquações para obter a quantidade de equilíbrio. Fazendo isso encontramos Px = 20,00 e Qx = 190 unidades.
As elasticidades-preço da oferta e da demanda são, respectivamente:
Eps = 0,2105 >> 0,21. O bem é inelástico e o resultado indica que se houver o aumento de 1% no preço do bem, a quantidade ofertada aumenta em 0,21%.
Epd = -0,2105 >> - 0,21 >> como a análise deve ser feita em módulo (valor absoluto), isso implica em um bem inelástico. O resultado indica que se houver o aumento de 1% no preço do bem, a quantidade demandada cairá em 0,21%.
(d) (10 pontos) Se, nesse mercado, o preço do queijo prato (produto cuja elasticidade-preço-cruzada em relação ao queijo mussarela é igual a Epxy = 2,3) cai de maneira relevante (queda de 50% no preço do queijo prato), o que se espera que ocorra com a demanda de quejo mussarela (mantendo-se o preço do queijo mussarela constante)? Justifique a sua resposta.
Se a elasticidade-preço-cruzada é 2,3, os bens são caracteristicamente substitutos. Se o preço do queijo prato cai, espera-se uma queda no consumo da mussarela, já que o consumidor irá proceder à substituição
(e) Sendo o queijo mussarela um bem cuja elasticidade-renda é caracteristicamente normal e igual a, se a renda do consumidor padrão varia de R$ 1.000,00 para R$ 2.000,00, qual a variação esperada sobre a quantidade consumida?
Se ER= 0,50, isso implica em que uma variação de 1% na renda, gera um aumento de consumo de 0,5%. A questão propõe uma expansão da renda de 100%, o que indica uma expansão esperada na demanda de 50%.

Outros materiais