Buscar

DIREITO PENAL 1 CASO CONCRETO PENAL PlanoDeAula Semana 14

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DIREITO PENAL I - Plano de aula 14
APLICAÇÃO PRÁTICA TEÓRICA
1 - Beto, indo para casa de sua mãe dirigindo seu carro, acaba dando carona para um vizinho, um amigo que estava indo para um Bairro próximo. Porém, no meio do caminho eles são parados em uma blitz policial. Pedindo para ver documentos e pertences pessoais, o policial encontra na mochila do vizinho uma arma de fogo municiada sem o respectivo porte. Considerando que Beto, efetivamente, estava transportando arma sem autorização, mas sem saber ou prever tal situação, defina sua responsabilidade penal, conforme o art. 14 da lei 10.826/2003. Justifique.
Segundo o art. 14 da lei 10.826/2003 (Estatuto do desarmamento): o porte e transporte ilegal de arma de fogo de uso permitido são inafiançáveis, salvo quando a arma de fogo estiver registrada em nome do agente. Pena: reclusão de 2 a 4 anos.
No caso, Beto cometeu um erro essencial, escusável ou invencível, isto é, ocorre quando a falsa percepção impede o sujeito de compreender a natureza criminosa do fato e o mesmo pode ser evitado pela normal diligência. Logo, o dolo vai ser excluído; não há tipicidade e fato típico e consequentemente, não há crime.
2 - João, ao sair do mercado, pega uma bicicleta idêntica à sua, que havia estacionado do lado de fora do estabelecimento, e deixa o local conduzindo-a. Ao fazer isso, incide em erro: (escrivão de polícia civil  GO  2013).
a) de direito
b) na execução
c) de tipo
d) de proibição
 
3 - José dispara cinco tiros de revólver contra Joaquim, jovem de 26 (vinte e seis) anos que acabara de estuprar sua filha. Contudo, em decorrência de um problema na mira da arma, José erra seu alvo, vindo a atingir Rubem, senhor de 80 (oitenta) anos, ceifando-lhe a vida.
A esse respeito, é correto afirmar que José responderá: (OAB 2012).
a) pelo homicídio de Rubem, agravado por ser a vítima maior de 60 (sessenta) anos.
b) por tentativa de homicídio privilegiado de Joaquim e homicídio culposo de Rubem, agravado por ser a vítima maior de 60 (sessenta) anos.
c) apenas por tentativa de homicídio privilegiado, uma vez que ocorreu erro quanto à pessoa.
d) apenas por homicídio privilegiado consumado, uma vez que ocorreu erro na execução.

Outros materiais