Buscar

ATPS COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ANHANGUERA EDUCACIONAL
UNIVERSIDADE DO GRANDE ABC
ATPS
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Anderson Gomes dos Santos RA: 3778786453
Givaldo Batista da Silva  RA: 4200072668
Lilian dos Santos RA: 3708625980
Priscila Navarrete da Silva RA: 4200060540
Raquel Batista da Silva RA: 4200060541
Sandra Aparecida Neves RA: 3775744528
Simone Maria dos Santos RA: 3715647457
 
SANTO ANDRÉ
MARÇO/2012
ATPS COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL/ ETAPA 1/PASSO 1.
“A melhor maneira de pensar é chamada pensamento reflexivo: a espécie de pensamento que consiste em examinar mentalmente o assunto e dar-lhe consideração séria e consecutiva.” (John Dewey, in Como Pensamos).
Passo 1: Pesquisar definição de CO - para tanto a equipe deve consultar o livro-texto e ler o texto Comportamento Organizacional – Princípios, de autoria de Karla Sampaio.
O Comportamento Organizacional  trata-se de uma área da Administração que busca avaliar o impacto que os indivíduos possuem para uma empresa. consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.
O Comportamento organizacional também preocupa-se com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito desse comportamento e do grupo informal sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos, e o efeito dos trabalhadores, sobre organização, no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade.
As finalidades do comportamento organizacional correspondem a explicação, previsão e controle do comportamento humano. A explicação refere-se à identificação das causas ou razões que impulsionaram determinados fatos/acontecimentos/fenômenos. A previsão está direcionada para eventos futuros estabelecendo os resultados alcançados através de uma ação específica. O controle apresenta-se como um objetivo controverso, pois há em si uma dificuldade em monitorar o comportamento do ser humano, o qual é integrante fundamental nas organizações. O controle implica na contribuição mais valiosa que o comportamento organizacional acarreta para o trabalho gerando eficácia.
As principais variáveis são: Estrutura, clima e cultura organizacional, ambiente de trabalho, planejamento, habilidades interpessoais. 
Passo 2: Elaborar uma explicação sobre o conceito de visão sistêmica e mudança com a opinião da equipe. Como referência considerar leia os textos listados.
O pensamento sistêmico, de uma forma geral, pode ser definido como uma nova forma de percepção da realidade.
A ciência sistêmica mostra que os sistemas não podem ser compreendidos por meio da analise individual. As propriedades das partes não são necessariamente propriedades extrínsecas, mas precisam ser vistas e entendidas dentro do contexto do todo.
Se o pensamento sistêmico implica em conhecer a organização enquanto um todo e analisar as suas várias partes e a interação existente entre elas, então, um líder deve ser capaz de fazer um exercício para prever as implicações e consequências mencionadas anteriormente.
Pensamento Sistêmico admite que as perguntas não possuam apenas uma resposta, alias, geralmente, possuem varias respostas a que muitas vezes são até contraditórias.
Este conceito tem tudo a ver com equipes, gestão de conflitos, mudanças, planejamentos estratégico e outros conceitos de gestão que podem, de fato, potencializar a atuação da empresa e a eficiência da sua liderança.
A mudança é uma característica da natureza, tudo ao nosso redor está em constante mudança, à mudança não pode simplesmente surgir do nada e nos atropelar ,é preciso identificar as mudanças necessárias.
Toda mudança requer cuidados, pois aquilo que pode parecer uma mudança de pouco importância, pode trazer consequências significativas.
O medo é o principal inimigo da mudança à maioria tem medo do novo, preferem ficar na zona de conforto.
Por mais radical que uma mudança seja é preciso existir nela certo equilíbrio, toda mudança deve ter uma alternativa ou plano “B”.
BIBLIOGRAFIA:
https://docs.google.com/a/aedu.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B01TdZ0Xia5bNzJhYWZjNjEtZmM5NS00NzEwLTlkNDUtNzQ5MWE2YTRiMmNj&hl=pt_BR>.
https://docs.google.com/a/aedu.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B01TdZ0Xia5bMGVmNDZiZjgtM2QxMy00ZjY4LWE0MjItZWJmYTY1NzViZGJl&hl=pt_BR>
https://docs.google.com/a/aedu.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B01TdZ0Xia5bOTQ3YmJmNTMtNzU3MS00YmMzLWE3NmYtYTMzNTM4MGQ3ZmRk&hl=pt_BR>.
https://docs.google.com/a/aedu.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B01TdZ0Xia5bNDExYmYyODUtZGNlZi00ZGRjLTk1OWEtZTNhYTc5MzI0M2Nm&hl=pt_BR>.

Outros materiais