Buscar

Metodologia 2

Prévia do material em texto

4. Metodologia
4.1 Tipo de estudo
Será realizado um estudo transversal com uma amostra por conveniência.
4.2 Amostra
4.2.1 Critérios de inclusão
 O critério de inclusão será idade superior a 18 anos, indivíduos de ambos os sexos e com diagnostico de cuidados paliativos descritos pelo médico em prontuário clínico.
4.2.2 Critérios de exclusão
 Serão excluídos da amostra pacientes em coma e/ou internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
4.3 Local da coleta 
 Será realizado em no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) Aracaju- Se, durante o período de julho a agosto de 2018.
4.4 Instrumentos
4.4.1 Mini Avaliação Nutricional (MAN)
Será utilizado a Mini Avaliação Nutricional (MAN) para idosos composto por duas etapas: a Triagem que engloba medidas antropométricos como perda de peso (PP) e Índice de Massa Corporal (IMC) e inquérito sobre a ingestão alimentar, motilidade, problemas psicológicos ou doenças agudas. E avaliação global que abrange medidas antropométricas como Circunferência da Panturrilha (CP) e Circunferência do Braço (CB), inquérito sobre o uso de medicamentos, presença de lesões na pele ou escaras, hábitos alimentares, e auto referência sobre o estado de saúde. O somatório dos pontos da triagem >12 classifica o idoso como eutrófico e o inquérito é interrompido, enquanto a pontuação <11 exige a continuação da aplicação do questionário correspondente a etapa da Avaliação Global, sendo que um escore final >24 categoriza o estado nutricional como normal, <17 a 23,9 risco de desnutrição e < 17 desnutrido. 
4.4.2 Avaliação Subjetiva Global Produzida Pelo Paciente (ASG-PPP)
Avaliação Subjetiva Global Produzida Pelo Paciente (ASG-PPP) para oncológicos, adaptada por Gonzalez 2010. A parte inicial do questionário é preenchida pelo avaliado e contem perguntas referente a PP, realizações das atividades cotidianas, mudanças na ingestão alimentar e os sintomas que contribuem para essas alterações, o restante é preenchido pelo pesquisador e fala sobre o diagnostico do paciente, estresse metabólico e exame físico, classificando em categoria A (para bem nutrido), B (para moderamente desnutrido ou suspeita de desnutrição) e C (para gravemente desnutrido). 
4.4.3 Nutritional Risk Screening (NRS-2002)
Nutritional Risk Screening (NRS-2002) será aplicada em todos os participantes para detectar a presença e o risco de desenvolver desnutrição no ambiente hospitalar. A pré-avaliação inicia com quatro perguntas sobre perda de peso e ingestão alimentar diminuída, se a resposta for sim para uma das perguntas, deve-se realizar a avaliação final que aborda o estado e as necessidades nutricionais. Indivíduos com pontuação 0 encontram-se sem risco nutricional, de 1-2 risco aumentado e > 3 alto risco (para pacientes >70 anos, adicionar um ponto). 
4.4.4 Memorial Symptom Assessment Scale (MSAS)
Memorial Symptom Assessment Scale (MSAS) será aplicada para avaliar os sinais e sintomas que mais prevalecem nesses indivíduos. Caso haja dificuldade no preenchimento dos formulários, o avaliado contará com o auxilio do acompanhante ou do próprio pesquisador.
Detalhar mais o questionário! Veja como está descrito no artigo
4.4.5 Antropométricos
 Os dados antropométricos escolhidos para o presente estudo serão a CP (para idosos), CB, Altura Estimada, Peso Aferido ou Estimado.
A circunferência do braço (CB) será aferida com fita métrica inelástica da marca Cescorf®, com aproximação de 1 mm, com o indivíduo em decúbito dorsal e o braço flexionado sobre o corpo. E para aferição da circunferência da panturrilha (CP) será utilizada a mesma fita métrica, medida em volta da musculatura da panturrilha com a perna flexionada em um ângulo de 90 °C (Chumlea et al., 1985).
A altura será estimada por meio da altura do joelho aferida pela distância entre o calcâneo e o joelho, com fita métrica inelástica, com aproximação de 1 mm com o paciente em decúbito dorsal horizontal, o joelho flexionado em um ângulo de 90º; a fita métrica será colocada debaixo do calcanhar do individuo e sobre a parte superior do joelho. Para realização dos cálculos, será necessário dados como a idade o gênero, proposto por CHUMLEA et al., (1985).
 Ou pela extensão dos braços (envergadura do braço), essa medida será realizada com o indivíduo na horizontal, aferindo a distância entre os dáctilos maiores. No caso de utilizar a semienvergadura do braço (medir da incisura jugular do esterno ao dáctilo maior de qualquer um dos braços), multiplicar o valor por dois como diz (LOHMAN et al.,1988).
O peso será aferido em uma balança digital portátil ---- com capacidade para ----- kg e intervalos de ---- g. Caso o individuo não apresente condições para verificação do peso, será feita a estimativa através de equações (CHUMLEA et al, 1998). Para as condições de edema deve-se sempre retirar o fator edema do peso.
Após análise dos dados da avaliação antropométrica, os pacientes serão classificados de acordo com o estado nutricional, levando em consideração o IMC (OPAS, 2002 e WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2000) e CB e CP de acordo com a classificação de FRISANCHO (1990). 
4.5 Comitê de ética
 A presente investigação será submetida à aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital de Urgência de Sergipe. Serão incluídos apenas pacientes que, além de preencherem os critérios de inclusão, também compreenderam e assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE (Apêndice A). Todas as informações sobre os pacientes que serão analisados ficarão mantidas em sigilo, não sendo identificados como participante da pesquisa em nenhum momento. Os dados serão coletados após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), em casos de analfabetismo o indivíduo colocará a sua.
4.6 Estatística 
 Os dados obtidos serão processados e analisados por intermédio dos pacotes estatísticos Statistical Package for the Social Science (SPSS®), versão 18.0. Para a análise descritiva foram calculados a média e o desvio-padrão. 
A comparação entre os dados do início e final do acompanhamento para avaliação da evolução nutricional da amostra será realizada por meio do teste “T” de Student e o teste “T” pareado e para os resultados foram considerados o nível de significância de 5%. 
Para os casos em que ambas as variáveis fossem paramétricas, a associação será verificada diretamente, por meio do teste de Correlação de Pearson. E será considerado um intervalo de confiança de 95%
4.7 Cronograma 
4.8 Custos

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes