Buscar

prova Filosofia da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
	Avaliação Parcial: CEL0343_SM_201701046423 V.1 
	Aluno(a): 
	Matrícula: 2017
	Acertos: 7,0 de 10,0
	Data: 17/05/2018 15:27:07 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201701300324)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O pensamento filosófico desenvolvido por Karl Marx no século XIX, que costumamos chamar de "Materialismo Histórico", propõe a existência de uma relação específica entre o homem e natureza. Entre as opções abaixo, assinale aquela que melhor define essa proposição.
		
	
	Para Marx, o homem jamais saiu do seu estado natural, sendo a sociedade capitalista uma grande construção ideológica formulada pela burguesia.
	
	Para Marx, o homem é um ser naturalmente socializável, não tendo suas ações determinadas pela natureza.
	 
	Para Marx, o homem manipula a natureza de acordo com as demandas concretas da sua existência, sendo, portanto, de complementação as relações entre a natureza e a cultura.
	
	Tal como Thomas Hobbes, Marx define o homem como um ser naturalmente ruim, o que implica que a sua relação com a natureza seja pautada no princípio da perversidade.
	
	Tal como Rousseau, Marx define o homem como um ser naturalmente bom, o que implica que a sua relação com a natureza seja pautada no princípio da ingenuidade.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201701227106)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Partindo do princípio de que a Filosofia da Educação é a fundamentação teórica e crítica do conhecimento e da prática educativa, podemos afirmar que:
I.   sua preocupação está em compreender, de forma crítica, a natureza e a especificidade da educação;
II.  determina pelo pensamento os alicerces das práticas educativas de uma sociedade;
III. tem por finalidade firmar o espontaneísmo pedagógico;
IV. portanto, seu trabalho está em avaliar os currículos, as técnicas e os métodos de ensino-aprendizagem, para que seja possível julgar se são ou não adequadas aos fins que se propõem.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	Somente os enunciados II e IV estão corretos.
	
	Somente os enunciados I e IV estão corretos.
	
	Somente os enunciados I, II e III estão corretos.
	
	Somente os enunciados II, III e IV estão corretos.
	 
	Somente os enunciados I, II e IV estão corretos.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201701226657)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Pedagogia é a ciência que tem por finalidade a reflexão, a ordenação, a sistematização e a crítica do processo educativo na sua forma e no seu conteúdo. Na cultura ocidental foram quatro as perspectivas que se construíram desde a antiguidade até a atualidade. São elas: Pedagogia Essencialista, Pedagogia Existencialista, Pedagogia Cientificista e Pedagogia Dialética. Sendo assim, qual dos enunciados abaixo , corresponde a Pedagogia Cientificista?
		
	
	Reflete criticamente as contradições do processo de ensino-aprendizagem a partir dos contextos históricos e sociais em que são produzidos a fim de possibilitar a superação das relações de poder e dominação, como também, promover a emancipação do homem em seu conjunto.
	
	Visa garantir uma formação confessional em que seja garantida a transmissão dos princípios cristãos.
	 
	Visa garantir a cientificidade do pensamento e da prática pedagógica com a finalidade de aumentar a produtividade no campo educacional.
	
	Baseia-se em modelos universais do ser humanos, como por exemplo: os homens são essencialmente iguais.
	
	Baseia-se no princípio universal de que os homens são essencialmente diferentes, fazendo uma defesa em torno das diferenças individuais.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201701907134)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A cultura da Elite é também chamada...
		
	
	Cultura Individualizada,
	
	Cultura do Estereótipo,
	 
	Cultura Erudita.
	
	Cultura Popular,
	
	Cultura de Massa,
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201701623812)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Pedagogia Histórico-crítico social dos conteúdos está fundamentada na concepção dialética da história enquanto possibilidade, movimento e transformação, defende a escola como socializadora dos conhecimentos e saberes universais, comprometida com a construção da igualdade real - e não formal como é o caso das pedagogias liberais - entre os homens, ou seja, da construção de uma sociedade igualitária.
Nessa perspectiva, marque a ÚNICA RESPOSTA QUE NÃO ESTÁ de acordo com a prática educativa defendida pela referida corrente.
		
	
	Seu método estimula a iniciativa: dos alunos; do professor, favorecendo o diálogo dos alunos entre si e com o professor.
	
	Compreende-se que a praxis educativa se revela numa prática fundamentada teoricamente e, que, a interação social é o elemento de compreensão e intervenção na prática social mediada pelo conteúdo, ou seja, pelo conhecimento sistematizado historicamente pela humanidade.
	 
	A prática educativa deve fabricar sua própria cultura e não valorizar o diálogo com a cultura acumulada historicamente.
	
	A ação educativa pressupõe que se faça uma articulação entre o ato político e o ato pedagógico.
	
	A escola precisa converter o saber objetivo em saber escolar de modo a torná-lo assimilável pelos alunos das camadas populares no espaço e no tempo escolar.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201701077118)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Uma das limitações da formação escolar é a ausência da reflexão acerca dos conceitos designadores das coisas. Aprende-se o que as coisas são, quase sempre através da memorização, através de exemplos e por exclusão. É próprio da filosofia reflexões de natureza conceitual.
Nas afirmações abaixo, identifique a que compreende a concepção filosófica de trabalho enquanto práxis.
		
	 
	Na sua atividade diária, um determinado gari trabalha não apenas para fazer jus à sua obrigação, mas de modo que esta tarefa seja menos cansativa. Enquanto a desenvolve, pensa também nas matérias da escola e elabora idéias para debates com companheiros de jornada nos momentos de reuniões.
	
	O professor Melo substitui um colega de trabalho numa aula. Para que não haja descontinuidade do trabalho do titular ele aplica a aula seguindo o plano deste.
	
	Um aluno escolheu aleatoriamente um curso na universidade, pois pretende obter seu diploma e subir de cargo.
	
	Um cientista de uma famosa rede produtora de medicamentos chegou ao laboratório naquele dia de sol esbanjando felicidades. Acabara de receber um grande prêmio em dinheiro por mais uma descoberta. Para quantos o invento servirá não lhe interessa, pois aquele dinheiro resolverá os seus problemas.
	 
	Um trabalhador da linha de produção de uma fábrica de sapatos descobriu que ouvir músicas pelo celular ajuda a tornar a jornada diária menos enfadonha. Desse modo o aparelhinho é seu maior aliado dentro da fábrica, pois também o distancia dos muitos problemas da rotina.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201701076864)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A palavra democracia se origina Grécia Antiga (demo=povo e kracia=governo). Este sistema de governo foi desenvolvido em Atenas (uma das principais gregas). Embora tenha sido o berço da democracia, nem todos tinham o direito de participarem, ou seja, mulheres, estrangeiros, escravos e crianças não participavam das decisões políticas da cidade. Portanto, esta forma antiga de democracia era bem limitada. Atualmente a democracia é exercida, na maioria dos países, de forma mais participativa. Podemos afirmar que estão CORRETAS as opções:
I. Através de plebiscito referendo ou outras formas de consultas populares, ou seja, o povo pode decidir diretamente sobre assuntos políticos ou administrativos de sua cidade, estado ou país.
II. Através do voto, elegendo seus representantes (deputados, senadores, vereadores) que tomam decisões em nome daqueles que os elegeram, o povo participa das decisões políticasde sua cidade, estado ou país.
III. Na sociedade moderna prevalece o modelo de democracia representativa em que os cidadãos elegem representantes, em intervalos regulares através das eleições, que votam os assuntos em seu favor.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	Somente as opções I e III estão corretas
	
	Somente a opção I está correta
	 
	Todas as opções estão corretas
	
	Somente as opções II e III estão corretas
	
	Somente as opções I e II estão corretas
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201701232362)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Uma das limitações da formação escolar é a ausência da reflexão acerca dos conceitos designadores das coisas. Aprende-se o que as coisas são, quase sempre por memória.
Nas afirmações abaixo, identifique a que compreende a concepção filosófica de trabalho enquanto práxis.
		
	 
	4. Na sua atividade diária, um determinado gari trabalha não apenas para fazer jus à sua obrigação, mas de modo que esta tarefa seja menos cansativa. Enquanto a desenvolve, pensa também nas matérias da escola e elabora ideias para debates com companheiros de jornada nos momentos de reuniões.
	 
	1. Um trabalhador da linha de produção de uma fábrica de sapatos descobriu que ouvir músicas pelo celular ajuda a tornar a jornada diária menos enfadonha. Desse modo o aparelhinho é seu maior aliado dentro da fábrica, pois também o distancia dos muitos problemas da rotina.
	
	2. O professor Melo substitui um colega de trabalho numa aula. Para que não haja descontinuidade do trabalho do titular ele aplica a aula seguindo o plano deste.
	
	3. Um cientista de uma famosa rede produtora de medicamentos chegou ao laboratório naquele dia de sol esbanjando felicidades. Acabara de receber um grande prêmio em dinheiro por mais uma descoberta. Para quantos o invento servirá não lhe interessa, pois aquele dinheiro resolverá os seus problemas.
	
	5. Um empresário de uma pequena empresa decide vender sua empresa e aplicar o dinheiro em bolsa de valores, tendo em vista que os ganhos em aplicações são mais rentáveis do que seu próprio negócio.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201701077173)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A escola ao longo das décadas vem cumprindo papeis de adequação do indivíduo a realidade vigente. Em cada Tendência a Escola renova sua habilidade no cumprimento deste papel. Na Tendência Liberal Tecnicista também houve essa adequação.
Qual das opções apresenta o papel da Escola nesta tendência:
		
	 
	Aperfeiçoar o sistema capitalista; preparar para o mercado de trabalho e modelar o comportamento humano.
	
	Adequar o indivíduo a estrutura social vigente e formar para o desenvolvimento da autonomia moral.
	
	Formação moral calcada nos princípios da tradição e preparar pesquisadores para o mercado de trabalho.
	
	Preparar para o exercício da cidadania e para o desenvolvimento psíquico.
	
	Formar o sujeito para uma sociedade democrática e igualitária a partir de uma lógica humana.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201702049429)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Assinale a alternativa que não tenha relação com a Pedagogia Liberal Tradicional.
		
	
	Ênfase nos exercícios de repetição e memorização do conteúdo.
	
	A metodologia tradicional é expositiva e centrada no professor.
	 
	Devido à sua autoridade, o professor se apresenta como modelo a ser seguido e dirigente do processo de aprendizagem.
	 
	O professor estabelece uma relação horizontal de diálogo com o aluno.
	
	Os conteúdos são separados da experiência do aluno e de suas realidades sociais.

Outros materiais