Buscar

Caso concreto semana 2 penal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Caso concreto semana 2
MM.JUIZO DE DIREITO DA COMARCA DO JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL DA COMARCA DE NITERÓI-RJ
Processo nº
Ref. IP nº
PEDRO , brasileiro, estado civil, engenheiro, endereço completo, bairro, Niterói, CEP, portador do RG, inscrito no CPF, e-mail, vem por meio de seu advogado, na presença de Vossa Excelência por meio desta procuração em anexo conforme artigo 44 do código de processo penal, oferecer queixa- crime, com fundamento no artigo 30 do código de processo penal e do artigo 100, § 2º, do código penal ,em razão da prática das infrações penais praticadas por HELENA, brasileira, estado civil, profissão, endereço completo, Icaraí, Niterói – RJ, CEP, portadora do RG, inscrita no CPF, e-mail, pelas razões de fato e de direito a seguir expostas.
I-DOS FATOS 
Em razão da comemoração de seu aniversário, em 19 de Abril de 2016, Pedro, ora querelante, planejou festejar a data em uma famosa churrascaria da cidade de Niterói, no Rio de Janeiro. Nesse sentido, enviou convites aos seus contatos por meio da rede social Facebook.
Ao ter notícia da realização da festa, HELENA, ex- namorada de Pedro em horário que não se pode precisar, publicou também na referida rede social com vontade livre e consciente e animus injuriandi, ofendeu a dignidade e o decoro ( honra subjetiva) do querelado escrevendo através da , rede social a seguinte mensagem : 
“não sei o motivo da comemoração, já que Pedro não passa de um idiota, bêbado, porco, irresponsável e sem vergonha e, com o propósito de prejudicar Pedro perante seus colegas de trabalho e denegrir sua reputação acrescentou, ainda, ele trabalha todo dia embriagado e vestindo saia!”. 
De forma a atribuir-lhe qualidades negativas de ordem pessoal , e em comunhão de ações e designo com animus de difamar o querelante , e na mesma circunstância fática narrada escreveu em sua página do facebook a seguinte frase atribuído - lhe a prática de atos capazes de macular a sua honra perante terceiros.
“ No dia 10 do mês passado, ele cambaleava bêbado pelas ruas do Rio, inclusive, estava tão bêbado no horário do expediente que a empresa em que trabalha teve que chamar uma ambulância para socorrê -lo!”, no mesmo instante, o querelante, que estava acompanhado de seus amigos Carlos, Miguel e Ramirez, obteve conhecimento da publicação feita por Helena .
Assim, movido pelo intenso abalo e imensurável constrangimento causado por Helena, decidiu por bem cancelar a festa planejada.
Diante do exposto ,evidente o fato foi praticado por meio que facilitou a divulgação da injuria e da difamação.
II – DO DIREITO
Assim agindo está a querelada incursa nas penas dos artigos 139º e 140º do código penal combinado com o 141º, III, do código penal.
Isso porque, ao proferir nas redes sociais a mensagem acima descrita, com a nítida intenção de ofender a honra de seu ex-namorado, ora querelante, a querelada imputou a Pedro, perante terceiros, fato ofensivo à sua reputação, maculando profundamente sua honra.
Ademais, resta evidenciado que, pelo fato de a mensagem ter sido veiculada publicamente através do Facebook, perante inúmeras pessoas, Helena difamou Pedro por meio que facilitou sobremaneira a divulgação das ofensas por ela perpetradas, causando intensa exposição do querelante – inclusive diante de seus amigos Carlos, Miguel e Ramirez, que presenciaram os fatos relatados.
Cabe dizer ainda que, em conformidade ao artigo 145 do Código Penal, este tipo penal somente se procede mediante Ação Penal Privada, eis o porquê do oferecimento da presente Queixa-Crime.
Não obstante, é evidente o dolo específico da querelada, na clara intenção de macular a imagem do ex-namorado, ora querelante, que o difamou em meio de acesso a amigos e empregadores, tendo ciência que tal ato o prejudicaria. Assim sendo, a querelada cometeu o crime de difamação tipificado no artigo 139 do Código Penal, incidindo, ainda, na causa de aumento prevista no artigo 141, inciso III, do mesmo código.
III-DO PEDIDO:
Ante o exposto, requer :
Vossa Excelência, após a manifestação do Ministério Público, o recebimento, processamento e autuação da presente queixa-crime, citando-se a querelada para responder aos termos da presente ação penal, sob pena de revelia e ao final seja condenada nos termos do artigo 139 do Código Penal, tendo sua pena aumentada em 1/3, como dispõe o artigo 141, inciso III do mesmo Código.
a procedência do pedido, com a consequente condenação da querelada nas penas dos artigos 130 e 140 c/c o artigo 141,III,n/f, artigo 70, todos do cp;
 a citando-se a querelada para responder aos termos da presente ação penal, sob pena de revelia e ao final seja condenada nos termos do artigo 139 do Código Penal,
a oitiva das testemunhas arroladas;
a condenação da querelada ao pagamento das custas e demais despesas processuais; e
a fixação de valor mínimo de indenização, nos termos do artigo 387,IV, do CP.
Requer, outrossim, a produção de todas as provas admitidas em direito e a intimação das testemunhas arroladas ,para prestam depoimento sobre os fatos narrados:
Marcos, fls_____________;
Miguel, fls______________;
Manoel, fls_____________;
Pleiteia, por fim, nos termos do artigo 387, inciso IV, do Código de Processo Penal, que seja ao final fixado valor mínimo de indenização à querelada.
 Termos em que, 
 Pede deferimento.
 Local, data
 Advogado 
 OAB

Outros materiais