Buscar

Discursiva metodologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Discursiva metodologia
Os gregos criaram vários mitos para poder passar mensagens para as pessoas e també m com o objetivo de pre servar a memória histórica de seu povo ¿ O historiador grego Heródoto, reunia duas características que valem para os historiadores até os dias de hoje: a atenção para os detalhes e a preocupação em separar o falso do ver dadeiro (livro-base p. 44).Deste modo Heródoto buscava detalhar fatos com máximo detalhe possível. Mais admitia que algumas das suas história eram mito.
A palavra história tem por origem grega e significa conhecimento por meio de uma indagação e deriva de histor, sábio ou conhecedor. Alguns estudiosos deram definições diferentes p/ história ¿Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos s ociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e identidades de modo a proporcionar ao aluno melhor compreensão da sociedade, pois somos seres sociais e culturais.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Metodologia do Ensino de História,¿ Em uma abordagem tradicional, aprender História significa montar uma tabela na qual possamos relacionar nomes, eventos, datas e locais, além de decorar esses dados para uma eventual aprovação nos exames. Isso não significa compreender, analisar, comparar ou discutir.
Sem a História, porém, não seriamos capazes de nos localizar no tempo e perderíamos, assim¿ O estudo da história nos leva a compreender os fatos e acontecimentos do passado. As ações e atitudes dos personagens do passado dão origem a determinados resultados em seu pró prio contexto histórico, e nos leva a compreender o presente. As experiências do passado são experiências humanas e, portanto, têm muito a ver com a vida das pessoas hoje. Conhecendo as experiências do passado, compreendemos com mais facilidade o mundo que vivemos. (VAS CONCELOS, 2007p. 25)
O estudo de História na Educação Básica esteve durante muito tempo preso ao modelo que hoje chamamos “História Tradicional”.¿ : Priorização aos atos políticos a partir da memorização de datas, nomes, l ocais e algumas palavras -chave. Descrição da ação de indivíduos de grande proeminência na esfera pública: reis, presidentes, generais, líderes revolucionários. Compreensão do processo de formação do estado a partir de documentos oficiais. A ênfase recai na memorização em que os alunos são vistos como sujeitos passivos no processo ensino -aprendizagem. Avaliação baseada em informações fragmentadas e isoladas do contexto.
As fontes documentais são imprescindíveis na pesquisa histórica assim como para o ensino de História. Sobre o uso de documentos históricos ¿O uso desse tipo de material em sala de aula é facilitado pelo acesso que podemos ter a muitos deles, como por exemplo: certi dões de nascimento, carteiras de identidade, escrituras, cédulas de dinheiro, cartas e imagens. Identidade: é possível desenvolver atividades sobre a origem do nome, idade, o contexto histórico em que nasceu. Cartas: analisar os interesses e propósitos, ou as informações, o texto pode servir de debate para o estudo. Imagens: permite analisar e compreender o passado.
Considere o fragmento de texto a seguir: “O historicismo de Ranke promovia a ideia única e ‘possível’¿ Ranke limitou o domínio do estudo da Historia a política e a religião
O espírito aventureiro do ser humano, a curiosidade pela busca de explicações, a perspicácia em driblar problemas, o esplendor de toda uma civilização, a substancial evolução dos antigos p¿ A História é uma forma de conhecimento que estuda o ser humano em suas relações sociais ao longo do tempo. Ela visa descobrir como viviam as pessoas do passado, procurando identificar mudanças e permanências nas instituições políticas, na religião, na economia, no campo das ideias, nos costumes 
Analfalbetismo é uma palavra utilizada¿ O analfabetismo funcional consiste em saber ler e escrever mais não conseguem utilizar a linguagem escrita na vida cotidiana como instrumento de melhoria pessoal ou profissional.
E importante que o professor, pela exploração sistemática¿ A função eixo leitura é fazer com que a criança possa decifrar as palavras e textos para que ela possa compreender o que esta lendo, para que possa ter sentido.
Tradicionalmente, o ensino de História e Geografia aparece no contexto escolar como disciplinas autônomas e isoladas¿ Estudar o ser humano e suas relações sociais ao longo do tempo.
“Retomar as relações entre história e memória no contexto de uma historiografia atual é também [...] a oportunidade¿ Ela pode se r encontrada em livros, documentos antigos, quadros, monumentos, depoimentos orais que oferecem às pessoas informações sobre o passado, Ela est á relacionada às lembranças pessoais da vida dos indivíduos, Ao usarmos esse tipo de memória por meio de pesquisas em documentos antigos e vestígios do passado, estaremos colaborando para a manutenção desse tipo de memória.
Para entendermos a mitologia grega como um todo, precisamos estabelecer certa cronologia, a o menos para entender a formação do mundo grego¿ Os mitos produzidos por gregos e rom anos revelam uma consciência histórica próxima daquela que norteia a prática dos historiadores ,atualmente. , Heródoto, um historiador grego d a antiguidade, registrava as história s que ouvi a com o máximo d e informações possíveis, Heródoto advertia seus leitores que alguns fatos das suas histórias eram mitos.
Podemos observar que a história é um a ciência que estuda o homem, bem como o seu passado, a sua cultura, e origens de modo a entender o s eu presente. ¿ Memorizar fatos históricos, Fazer um exercício em tabela relacionando em colunas nomes, d atas e locais, Decorar datas e locais, eventos e nomes.. Memorizar conteúdos históricos e repetir a memori zação nos anos seguintes.

Outros materiais

Perguntas Recentes