Buscar

Discursiva ling portuguesa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Discursiva ling. portuguesa
 
Discorra sobre o desenvolvimento da oralidade como meio de alfabetização: o desenvolvimento da oralidade se dá a todo o momento em sala de aula, é importante que a criança leia em voz alta e depois fale aos colegas sobre o que leu. 
Características para alfabetizar crianças dentro do princípio do letramento:
 É necessária a compreensão e a valorização da cultura e escrita, assim as crianças compartilham com os colegas as histórias que gostam. Já na apropriação do sistema de escrita o professor pode confeccionar junto com seus alunos dicionários temáticos. 
A aquisição da linguagem se divide em três subáreas. Quais são: 
Aquisição da língua materna, aquisição de segunda língua, aquisição de escrita. 
Segundo Valle(2011), o trabalho pedagógico...oralidade. discorra...são essas: possibilitar que os alunos conversem sobre fatos que acontecem no dia a dia. Formular perguntas onde o aluno exponha sua opinião e ou compreensão do conteúdo abordado, instigar os alunos a expressarem suas dúvidas e organizar detalhes sobre os temas escolhidos. 
Gomes (2007)..descreva a visão de Descartes: Segundo descartes o cérebro bombeava um fluido animador pelos nervos, movimentando, assim, os músculos. O cérebro era apenas uma máquina e o pensamento estava na mente. A mente, a linguagem e o pensamento era uma coisa só. 
Emília Ferreiro...cada um desses níveis: 
Pré-silábico: a escrita da criança não tem correspondência com o som. A criança registra garatujas, no final desse nível ela começa a diferenciar letras e números 
Silábico: ao escrever a criança conta com os “pedaços sonoros”, a sílaba das palavras e das frases e usa uma letra pra representar cada sílaba., 
Silábico-alfabético: a certeza do nível silábico é quebrada quando a criança compara escritos ou percebe que o adulto não consegue ler o que ela escreve. 
De acordo com Gomes (2007)...três elementos citados pela autora: organização da informação, estrutura gramatical, vocabulário.

Outros materiais