Buscar

Avaliação Parcial 1 e 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1ª avaliação parcial
O processo de comunicação é a troca de informação entre um emissor e um receptor, e a percepção de significado que procede dessa troca de informação. Desta forma, marque a opção que não apresenta um componente da comunicação:
	Comunicador
	Interpretação.
	Receptor.
	Fonte.
 Certo	Regulador.
Matias e Natalia estão participando de uma palestra sobre Comunicação Interpessoal. Neste momento está sendo citada uma das suas funções básicas: estabelecer responsabilidade e autoridade, fixar padrões e esclarecer deveres. Aponte-a:
Controle.
Um dos estágios do desenvolvimento do grupo é um período de alta emoção e tensão entre os membros, podendo ocorrer hostilidades e lutas internas entre eles e, o grupo passa normalmente por algumas mudanças. As atenções voltam-se para os os obstáculos que se interpõem às metas do grupo. Baseado nesta afirmativa, assinale a opção de resposta que indica, corretamente, a que fase o enunciado se refere.
AGITAÇÃO
Um aspecto muito importante na coesão do grupo é com relação à entrada dos membros no grupo. Assim, podemos afirmar que:
Quanto maior a dificuldade para entrar em um grupo, mais coeso o grupo normalmente se torna
	
Pelo que os Gerentes são responsáveis nas organizações modernas? Assinale a resposta certa
	Por treinar a equipe, multiplicando o conhecimento
	Por garantir que suas equipes alcancem resultados
	Por apoiar e incentivar a equipe em trabalhar com metas comuns e alinhadas à organização
 Certo O conjunto das alternativas de resposta, atende plenamente ao enunciado da questão
	Por gerar fortes relacionamentos entre os membros da equipe e a organização
Para garantir o desempenho de coordenadores e empregados, que será analisado na avaliação de desempenho, fala-se na celebração de contrato de desempenho mútuo entre eles, visando formalizar e garantir o comprometimento de ambas as partes com os resultados e com a organização. Estabelecer metas não é suficiente. É necessário que os empregados se vejam comprometidos com essas metas. Parte do contrato de desempenho mencionado envolve as fundações que permitem esse comprometimento. As seguintes técnicas, associadas ao contrato, facilitam esse processo: 1) Publicar as metas: aumenta a responsabilidade e dá uma noção de objetivo comum entre os empregados. 2) Demonstrar apoio: aumenta a autoconfiança dos empregados. 3) Vincular à visão/missão: dá relevância às ações. 4) Estabelecer metas, não ações: deixa o operacional por conta dos empregados, apoiando onde necessário. Pensando nas alternativas acima, marque as que são consideradas verdadeiras.
Certo	Todas as alternativas estão corretas.
É papel do gerente dar o retorno sobre o desempenho do empregado. Assim, o propósito do retorno é:
Alinhar o comportamento do empregado com as metas a fim de melhorar os resultados.
	
A fim de garantir o rendimento de coordenadores e empregados e garantir o comprometimento das partes com os resultados e com a organização, analisado na avaliação de desempenho, que tipo de acordo deve ser celebrado entre as partes?
Contrato de desempenho mútuo
O enfoque na necessidade de constante adaptação das organizações contemporâneas, as quais são dotadas de paradigmas que fazem parte de sua cultura organizacional, está relacionada com:
a gestão de mudanças
Tomando como base a aula sobre o gerenciamento da mudança, marque a afirmativa correta:
É importante criar a motivação para que a mudança ocorra.
2ª avaliação parcial	
O processo por meio do qual o receptor da mensagem se comunica de volta com o emissor, no processo de retroalimentação da comunicação, é denominado:
Feedback
Um gestor para ter sucesso em suas comunicações deve aprimorar constantemente sua capacidade de comunicação. Com relação ao canal de comunicação, deve:
Utilizar diferentes canais de comunicação.
	
Qual a principal característica dos grupos sociais?
Interação;
Marque a opção que melhor define o conceito de desindividuação:
Tendência de o indivíduo se perder na multidão e agir de forma impulsiva. Ocorre um afrouxamento das restrições normais ao comportamento do indivíduo quando está no meio da multidão.
Uma gestão adequada do desempenho em uma organização pressupõe que:
o gestor deixe clara a razão da sua implantação e determine quais são os resultados esperados
No passado, um Gerente representava o sujeito que possuía o maior conhecimento dentre todos aqueles que atuavam em determinado setor ou processo. E este saber maior era um dos elementos determinantes para que ele se tornasse o Gerente. Logo, o conhecimento era um fator determinante e, por conta disto, não era compartilhado com a equipe para não sofrer ameaças ao cargo. Porém, no cenário do mercado atual, o Gestor precisa agir de maneira diferente. Baseado neste raciocínio, assinale a resposta que indica uma das atribuições principais no perfil gerencial no contexto atual
Agir como instrutor/treinador, multiplicando o conhecimento
	
Envolve uma avaliação por escrito de superiores, subordinados e pares de um colaborador, assim como sua autoavaliação. Este método é considerado um dos mais modernos em avaliação de desempenho:
A avaliação 360°.
Lúcia trabalha no setor de atendimento ao consumidor do Detran. Uma de suas principais tarefas é a resolução de dificuldades trazidas pelos usuários dos serviços do Detran. A fim de avaliar o comportamento de Lúcia no trabalho, considerando o volume de usuários que ela atende, qual o critério que deveria ser utilizado?
Número de problemas resolvidos durante os atendimentos.
De acordo com a teoria do sociólogo Kurt Lewin, chamada de teoria de campos de força social, o status quo é definido como a diferença entre forças impulsoras e forças de resistência. Os diferentes ritmos de interação entre essas forças geram três estágios de mudança, definidos por:
Descongelar; Mudar; Recongelar.
Cada vez há mais necessidade de mudanças dentro das organizações pelo simples fato de terem que se adaptar às pressões do entorno. A sua rapidez de adaptação às mudanças torna-se um fator diferencial competitivo pois:
as mudanças do ambiente externo exigem da organização a capacidade contínua de resposta rápida e eficaz a estas transformações

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais