Buscar

Trabalho em grupo 6 semestre juliana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS E DE DIREITO EMPRESARIAL EDO TRABALHO
A empresa de estudo é uma das maiores instituições financeiras cooperativas do País e uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil. Isso mostra que, aqui, os números não são o mais importante, é uma organização cooperativa feita de pessoas e para pessoas.
Com isso, a área de gestão de pessoas possui uma estrutura completa, ao qual, Oferece os mesmos produtos e serviços de um banco, mas com crenças diferentes. Acredita no relacionamento para gerar crescimento, no cuidado com o bem-estar das pessoas no presente e no seu desenvolvimento para o futuro. “Sabemos que, juntos, todos ganhamos”.
O colaborador que faz parte da história desta organização, o seu trabalho é reconhecido e faz a diferença para a vida de milhares de associados.
A mesma é uma instituição financeira cooperativa, é referência internacional pelo modelo de atuação em sistema. São 100 cooperativas de crédito filiadas, que operam com uma rede de atendimento com 1.321 pontos. A estrutura conta ainda com quatro Centrais Regionais – acionistas de Participações S.A., uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo e suas empresas controladas. Todas essas entidades, juntas, formam esta empresa e adotam um padrão operacional único. A atuação em sistema permite ganhos de escala e aumenta o potencial das cooperativas de crédito para exercer a atividade em um mercado no qual estão presentes grandes conglomerados financeiros.
 
Feito por pessoas e para pessoas, a empresa tem como diferencial um modelo de gestão que valoriza a participação. Os mais de 2,9 milhões de associados votam e decidem sobre os rumos da sua cooperativa de crédito. Ser sócio desta cooperativa de crédito é um privilégio, pois o colaborador é também dono do negócio: quanto mais a empresa cresce, mais resultados retornam e são distribuídos aos associados e para a comunidade. E o que dizer, então, da satisfação que é ser colaborador, significa poder dedicar o melhor de si em prol do cooperativismo de crédito, uma atividade econômica que leva qualidade de vida a milhões de pessoas. 
É por isso que elas, as pessoas, são, literalmente, o maior ativo desta empresa. O sucesso desse trabalho em rede depende 100% do envolvimento das pessoas no dia a dia de um ambiente cooperativo e a identificação de cada colaborador com a causa do cooperativismo é a seiva que vem alimentando o crescimento constante da empresa. E o melhor: quem atribui elevados graus de satisfação por fazer parte desse ambiente são os próprios colaboradores, como atestam as pesquisas Melhores Empresas para Você Trabalhar, da editora Abril, e de clima organizacional do Hay Group.
É para atender os objetivos estratégicos da empresa, a partir da principal capacidade que o Sistema tem a desenvolver,que uma das iniciativas do Planejamento Estratégico 2011-2015 da empresa atenderá a necessidade de implantação de um novo modelo de gestão de pessoas, tarefa que já começou a ser realizada. O envolvimento das cooperativas (Singulares ou Centrais) tem sido fundamentais na definição de processos e políticas. Em 2011, aconteceram encontros do Comitê de Validação, grupo multidisciplinar integrado por presidentes,superintendentes e profissionais de Gestão de Pessoas. O colegiado trabalha para estabelecer o alinhamento das políticas de gestão de pessoas em todo o Sistema. Em paralelo, foi constituída a Rede de Patrocínio. Seu papel é disseminar os conteúdos do Novo Modelo de Gestão de Pessoas. É a força do consenso e da cooperação contribuindo para o alinhamento do Modelo de Gestão de Pessoas da empresa.�
A força da cultura, o modelo do negócio cooperativo e a estrutura sistêmica constituem o conjunto de atributos que garante a empresa uma personalidade única. Esta realidade se manifesta com muita intensidade, e é alicerçada na história de mais de 100 anos do cooperativismo de crédito brasileiro do qual a empresa, a propósito, foi precursor.Atitudes como cooperação, empatia, gentileza e confiança, entre outros.Constituem-se não apenas em características, mas em fortalezas que sustentam o relacionamento e a forma como os associados e os clientes internos se relacionam na empresa. Foi para disseminar com a maior amplitude possível os valores deste ambiente que surgiu o Programa Jeito de ser. 
Seu objetivo é disseminar o modelo de relacionamento da empresa com seus públicos de interesse, capacitando os colaboradores a agir de acordo com os valores e diferenciais competitivos da instituição. E não há mais nada mais convincente do que a prática para confirmar esse jeito de ser: os relatos de situações em que colaboradores vão além do cumprimento de suas tarefas, dando mostras de proatividade, comprometimento e atenção, multiplicam-se. Foi motivo de comemoração constatar que 94% dos colaboradores têm orgulho em trabalhar na empresa, enquanto 90% recomendam a empresa como um bom lugar para se trabalhar. 
Excelentes resultados para um Sistema que incentiva atitudes como cooperação, gentileza, confiança é proatividade. Em um mundo que se reinventa a cada dia, em grande parte movido pelos novos hábitos criados pela internet e suas redes sociais, o conceito de trabalho em rede ganha cada vez mais espaço. No universo das corporações que se pautam pelo espírito cooperativista, como esta organização, esta não é propriamente uma novidade. Mas é preciso ter em mente que uma eficiente gestão de pessoas não pode dizer respeito apenas a alinhar objetivos e medir desempenho. 
É preciso criar um ambiente de trabalho transformador, integrando colaboradores, parceiros e clientes em uma rede de ideias e informações. Mais do que isso: é preciso mobilizar as pessoas e gerar novas oportunidades de negócios, cultivando uma cultura de desenvolvimento em que todos podem ajudar a encontrar maneiras de melhorar o desempenho da organização. Na empresa, a renovação da plataforma tecnológica de gestão de pessoas já se iniciou. 
O oferecimento de diversas e eficientes ferramentas de aprendizagem está sendo contemplado com a adoção de tecnologias de empresas renomadas no segmento de educação corporativa. Este processo está fortemente baseado em crenças e valores. Os colaboradores desfrutam de um processo contínuo, crescente e cumulativo de aprendizagem, estruturado em diferentes níveis de formação. Afinal de contas, uma educação corporativa estruturada resulta em integração à cultura da organização, responsabilidade pelo autodesenvolvimento e motivação para o desempenho das funções no trabalho.

Outros materiais