Buscar

Tarefa 2 Politica Publica e Sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
POLITICAS PUBLICAS E SOCIEDADE
Turma - JA - T113A
GLEISON VIANA CORREIA
Atividade 2.1 - Tarefa 2
Responda as questões da página 41 do guia de estudos:
O que são políticas públicas?
De Acordo com o que estudamos, políticas públicas trata de aspectos da vida social relacionado a interesses comuns de uma comunidade ou cidadãos. Portanto podemos defini-las como práticas que visam promover o bem comum ou suprir o interesse coletivo de uma determinada população.
Qual é a diferença entre a administração patrimonial e a administração burocrática?
Segundo o material de estudo uma administração patrimonialista tem como característica principal o trato da coisa pública como privada. Porém a administração burocrática, cuja concepção foi formada pelo estado moderno, deve ser pautada na legalidade, ou seja, na construção de leis e regras que sejam formalmente estabelecidas para direcionar as ações públicas afim de que garantam aos cidadãos valores próprios nas ações coletivas. 
Por que os indivíduos se organizam para realizar interesses comuns?
O próprio texto nos aponta que o interesse público nasce da maximização dos interesses individuais. Neste aspecto podemos considerar que a organização social e quem deve fazer surgir as demandas coletivas. Quando apenas um indivíduo contribui com suas demandas corre-se sério risco de este estar pleiteando algo em seu próprio interesse. O contrário ao se organizar em grupos pensa-se em algo que atenderá todos os membros de maneira igualitária.

Outros materiais