Buscar

desenvolvimento pessoal e profissional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

As Diferentes Fases da Existência Humana
As pessoas são indivíduos sociais que compartilham a todo momento diversos ambientes, como o escolar, pessoais, profissional dentre outros. Desse modo, as interações ocorrem ao longo de todas as fases da vida.
No decorrer da infância, por exemplo, os espaços familiar e escolar propiciam a elaboração dos aspectos cognitivos, afetivos e sociais que influenciaram nas próximas fases da vida. Porém quanto ao aspecto profissional, passa-se a interferi seu desenvolvimento, provocando mudanças que sucedem mediante das necessidades do ambiente social.
Para que as interações sejam construtivas e produtivas, é necessário entender as concepções como as habilidades sociais, gerência de imagem, auto apresentação, dentre outros.
Começaremos a dissertar sobre as habilidades sociais, que são os comportamentos que a pessoa ao longo de sua trajetória desenvolve para lidar com determinadas situações. Suas capacidades de (por exemplo) empatia, comunicação, auto monitoria, civilidade e assertiva de enfrentamento são as diretrizes para um “sucesso social” onde o indivíduo que possui essas atribuições visto e bem quisto por todos. Outro fator muito valorizado pela sociedade é a gestão de imagem, a partir dela que temos um pré-conceito daquele ser. Seja no âmbito social ou profissional, é cada vez mais influenciadora conforme os estudos sociais e tem um impacto real.
Não quer dizer que devemos ser “falsos” pois como dito anteriormente, não é uma algo que seja bem visto, mas se não importamos com o que vem antes da interação (conversas e vivencia social) é algo que devemos zelar conforme os padrões que a sociedade estabelece, mesmo com a luta de todas as classes que não se “encaixam” nesses padrões para que todos sejam aceitos da forma que são, é um princípio já enraizado na cultura de todos. Atrelado a isso temos também a auto apresentação que tem conceito de se apresentar de forma correta mediante as diferentes situações sociais.
Pode se entender também como a maneira que pelas quais os indivíduos buscam o controle de suas impressões pessoais para atingir determinado resultado. Por último, mais não mesmos importante temos as habilidades sociais no trabalho que englobam relacionamentos interpessoais aceitáveis para a realização das atividades inerentes ao trabalho, e a manifestação de sentimentos satisfatórios, tendo como exemplo a amizade, solidariedade e companheirismo.
Por fim, é de extrema importância assinalar e desenvolver as competências sociais, pois promovem experiências de conhecimento, aprendizagem e crescimento, que por sua vez são enriquecidas em um contexto de diversidade cultural, tornando umas pessoas melhores e mais cultas, e por consequência uma sociedade melhor.

Outros materiais