Buscar

Prova virtual discursiva 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A partir da leitura do capítulo 8 disserte sobre a educação na Idade Média.
R. A educação na idade média teve início na formação de clérigos para igreja. Tanto que os livros eram guardados e bem cuidados nos mosteiros. Os monges eram bem estudados e desde então tinham grande desenvoltura nos estudos pois sempre estavam em constante e profundos estudos.
“…partiam da crença que o corpo é ocasião de pecado repudiavam os prazeres sensuais, abstinham-se de sexo, alimentavam-se frugalmente, jejuavam com frequência e dedicavam o tempo às orações” (apostila História da alta idade média – pág. 124), este trecho faz jus aos dias de hoje, pois vivemos em uma educação bagunçada e estudar cada item acima, pode vir a trazer novas soluções para problemas educacionais, numa maneira de reeducar o ser humano através de práticas espirituais e atividades extra-curriculares. 
Agora falemos da educação bizantina e islâmica. Na bizantina não havia os estudos religiosos e os clássicos pagãos eram estudados, formando assim, homens de pensamento duvidoso sobre questões divinas. Nas universidades era uma mistura do religioso com o paganismo. O islamismo era de certa maneira mais apreciado por seus cidadãos e jovens, principalmente, no fator religioso.
Nos séculos VIII e IX, destaca a escola palatina e esta escola vem para reestruturar todo o conceito religioso da religião cristã. Eram ensinadas as sete artes liberais, dignas de homens livres.
Essa escola procurava aprofundar-se em estudos onde eram gerados os futuros pensadores de uma sociedade mais justa e além disso, formar o clero.
A partir do século XI é que foram aparecendo as escolas urbanas, onde dava início as universidades. Por volta do século XIII, as escolas eram conhecidas como corporações, sendo que, o local onde desenvolvemos nosso intelectual deve apresentar aparência e possuir conteúdos onde venha a formar cidadãos e numa universidade, formadores de cidadãos. Com o nascimento da escolástica, fortalece o perfil da educação nas escolas.
Com o surgimento das escolas seculares, a prática, o ensino, sobre religião era deixado de lado para dar lugar a uma vida mais administrativa e política.
Conforme o livro de (Jr., Franco Hilário – A idade média, o renascimento do ocidente), ela foi um progresso humano, século XVI inaugurado pelos gregos e romanos, século XVII tempos medievais onde a barbárie, ignorância e superstição, eram as palavras chaves do tempo.

Outros materiais