Buscar

DIRETRIZES DO ENSINO GEOGRAFIA E HISTÓRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DIRETRIZES DO ENSINO GEOGRAFIA E HISTÓRIA 
PERGUNTA 1
De acordo com PCN para o ensino de Geografia, os alunos do 2º ciclo devem desenvolver várias competências e habilidades referentes à disciplina em questão.  Neste sentido, a avaliação como processo contínuo de aprendizagem deve abordar alguns critérios, EXCETO:
	
	a.
	Reconhecer semelhanças e diferenças entre os modos de vida das cidades e do campo.
	
	b.
	Estabelecer algumas relações entre as ações da sociedade e suas consequências para o ambiente.
	
	c.
	Reconhecer o papel das tecnologias, da informação, da comunicação e dos transportes na configuração de paisagens urbanas e rurais e na estruturação da vida em sociedade.
	
	d.
	Representar e interpretar informações sobre diferentes paisagens, utilizando como metodologia básica a aula expositiva e o livro didático com recurso principal, sugerido pelos professores da área, de acordo com o MEC.
	
	e.
	Reconhecer e comparar os elementos sociais e naturais que compõem paisagens urbanas e rurais brasileiras, explicando alguns dos processos de interação existentes entre elas.
PERGUNTA 2
Em relação ao trabalho do professor em sala de aula, referente ao conteúdo de Geografia, é CORRETO afirmar que:
	
	a.
	O estudo da Geografia Econômica  é opcional no currículo, uma vez que tratam de assuntos exclusivamente de políticas públicas.
	
	b.
	O caminho mais profícuo a ser seguido pelo(a) professor (a) é o da alfabetização espacial, uma vez que por meio dela os alunos desenvolvem a capacidade de refletir, criticar e analisar o espaço a partir dos saberes da geografia.
	
	c.
	Ao selecionar as competências e habilidades para serem desenvolvidas na disciplina, o professor deve priorizar a Geografia política.
	
	d.
	Temas referentes a homofobia e a xenofobia não devem ser trabalhados em sala de aula devido ao seu conteúdo político e a complexidade dos assuntos.
	
	e.
	As relações de identificação e crença que certos grupos possuem com os espaços não faz parte do conjunto de interesses do ensino em Geografia e História.
PERGUNTA 3
Nos estudos realizados na disciplina de Geografia e História, são discutidos a respeito dos benefícios de uma abordagem interdisciplinar por meio de conceitos transversais.
Deste modo, assinale a alternativa condizente com tal proposta:
	
	a.
	A abordagem interdisciplinar em Geografia e História deve dar conta de seus aspectos temporais e geográficos para que estes possam ser melhor operacionalizados em sala de aula.
	
	b.
	Os conceitos transversais são aqueles que perpassam as Ciências Humanas e as Ciências Naturais e são trabalhados de forma isolada.
	
	c.
	Ao se propor um ensino interdisciplinar entre a Geografia e a História deve-se levar em consideração o presente como a temporalidade prioritária.
	
	d.
	Por uma abordagem de ensino interdisciplinar entende-se a necessidade de se abarcar todas as disciplinas de conhecimento em sala de aula, entendendo-se que qualquer área do conhecimento deve entrar ao trabalhar o tema específico da disciplina.
	
	e.
	A interdisciplinaridade parte do princípio de que determinadas disciplinas são semelhantes, não havendo necessidade de distinguir seus métodos de pesquisa nem tampouco o objeto do conhecimento.
PERGUNTA 4
Marque apenas uma alternativa CORRETA:
A conscientização da importância de se preservar o meio ambiente é uma preocupação do processo de alfabetização espacial. De acordo com a adequação do conteúdo visando ensiná-lo aliando-o  à realidade vivida pelos alunos o professor precisa:
	
	a.
	Alertar em sala de aula de que a melhor forma de se preservar o meio ambiente é evitar qualquer contato do homem com a natureza.
	
	b.
	Trabalhar com os alunos conteúdos sobre o meio ambiente, por meio atividades sistematizadas, como questionário, xerox de livros e pesquisas de forma teórica.
	
	c.
	Trabalhar com os alunos os desastres ambientais, os problemas ecológicos desconectados dos projetos socioeconômicos.
	
	d.
	 Debater com os discentes que nem todos desastres naturais são por princípio fenômenos naturais, mas também produtos da ação humana, como os casos recentes mostrados na mídia. 
	
	e.
	Relativizar os alertas dos movimentos sociais em prol do meio ambiente, pois partem de críticas pouco aprofundadas a respeito do desenvolvimento tecnológico e   econômico global.
PERGUNTA 5
Nos estudos da disciplina de Geografia e História, são apresentadas sugestões de atividades e metodologias destinadas ao trabalho com tema Paisagem,EXCETO:
	
	a.
	Atividades xerocopiadas para que os alunos desenvolvam a capacidade artística após a observação.
	
	b.
	Atividades de pesquisa de campo voltadas para a observação científica.
	
	c.
	Atividades com paisagens envolvendo situações do presente e do passado.
	
	d.
	Atividades contemplando a linguagem digital com recursos tecnológicos favoráveis ao tema em questão.
	
	e.
	Atividades interdisciplinares visando a articulação com outros  temas.
PERGUNTA 6
Nos estudos realizados na disciplina de Geografia e História, são propostas várias atividades para serem realizadas em sala de aula de forma interdisciplinar.  Diante disso, o autor sugeriu  no material de estudos, diversos aspectos que devem levar em consideração pelo professor ao planejar suas aulas. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que
	
	a.
	somente a experiência social do discente para se compreender fenômenos históricos e geográficos.
	
	b.
	deve-se trabalhar o caráter descritivo dos fenômenos, sem levar em consideração as suas implicações políticas e sociais.
	
	c.
	a experiência social do discente não é levada em consideração, pois somente a partir de uma abordagem exclusivamente teórica pode-se chegar aos resultados concretos.
	
	d.
	é necessário aproximar pesquisa e ensino a partir do uso de conceitos espaço-temporais dos campos da Geografia e História para se pensar a própria realidade do discente.
	
	e.
	a formação do discente para o mercado de trabalho como o principal foco do ensino, privilegiando os conceitos que o auxilie na compreensão da economia moderna, tais como o de industrialização e globalização.
 
PERGUNTA 7
De acordo com  Castrogiovanni (2005) , a Geografia escolar “deve lidar com as representações da vida dos alunos, sendo necessário sobrepor o conhecimento do cotidiano aos conteúdos escolares, sem distanciar-se, em demasia, do formalismo teórico da ciência.”(p.7). Levando em consideração o que foi exposto pelo autor, assinale a alternativa coerente  com sua proposta:
	
	a.
	É fundamental proporcionar situações de aprendizagem que valorizem as referências dos alunos quanto ao espaço vivido relacionando-as com a teoria, de forma contextualizada.
	
	b.
	A Geografia deve ser trabalhada em sala de aula por meio de questionários, técnica de referência para entender o espaço e o tempo, direcionando o conhecimento para assuntos mais objetivos.
	
	c.
	 O ser humano aprende sobre espaço e tempo na escola formal, uma vez que é nela que os conteúdos são trabalhados de forma sistematizada.
	
	d.
	A Geografia deve levar em consideração, exclusivamente, o conhecimento do cotidiano dos alunos.
	
	e.
	 Os conteúdos escolares do ensino em Geografia devem ser trabalhados por meio do livro didático, descolado da realidade.
PERGUNTA 8
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), temos definidos os objetivos gerais da História para o Ensino Fundamental.
Nas alternativas abaixo, identifique a ÚNICA alternativa que condiz com um dos objetivos referidos no documento.
	
	a.
	Desenvolver atividades em sala de aula que levem em consideração somente os saberes da disciplina.
	
	b.
	Utilizar métodos de pesquisa e de produção de textos de conteúdo histórico, aprendendo a ler diferentes registros escritos, iconográficos, sonoros, dentre outros.
	
	c.
	Trabalhar os conceitos históricos sem levarem consideração a cultura existente na comunidade. O ensino de história no meio rural deve ser igualmente discutido no meio urbano.
	
	d.
	Compreender a história como a ciência dos registros do passado somente para fins descritivos.
	
	e.
	Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a diversidade, desde que limitadas aos interesses do Estado.
PERGUNTA 9
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996 é a legislação responsável por definir os termos pelos quais a educação deve ser administrada pelos poderes públicos, bem como exigir diretrizes para o ensino nas escolas.
Em relação a este importante documento para a Educação Nacional, pode-se afirmar que entre as suas demandas estão:
	
	a.
	O ensino no Brasil deve ser de responsabilidade da família, do Estado e demais instituições públicas da sociedade civil.
	
	b.
	A Educação Nacional deve abranger os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
	
	c.
	As escolas  devem criar a proposta pedagógica, levando em consideração apenas as Diretrizes Nacionais Curriculares, uma vez que a Lei de Diretrizes e Bases n.9394/1996 é apenas um direcionador.
	
	d.
	Que sejam privilegiados os heróis nacionais e os grandes eventos concernentes à fundação da pátria no ensino de História.
	
	e.
	Todos os seres humanos encontram-se em estágio de igualdade independente de sua condição social, racial, religiosa, de gênero, ou deficiência, não existindo a necessidade de se propor políticas educacionais específicas para determinados grupos sociais .
PERGUNTA 10
O desenvolvimento de atividades em sala de aula, na Disciplina Diretrizes do Ensino de Geografia e História, deve se pautar na vertente sociointeracionista. Diante dessa afirmação, o (s) tipo (s) de metodologia(s) mais adequado (s) para o tema Natureza e Trabalho, são: 
 
	
	a.
	Questionário, jogos de memorização e exames.
	
	b.
	Atividades em grupo, pesquisa de campo e estudos de caso.
	
	c.
	Provas, exames e questionários.
	
	d.
	Exercício de fixação, prova escrita e oral.
	
	e.
	Estudo dirigido, observação e exame.

Outros materiais