Buscar

Prova virtual discursiva 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Elabore um texto, de no mínimo 10 linhas, que contemple os seguintes fenômenos culturais e religiosos que marcaram o início dos Tempos Modernos: o Renascimento Cultural, a Reforma Protestante e a Contrarreforma. Em sua produção procure exemplificar de que modo é possível relacionarmos entre si estes movimentos.
R. Renascimento cultural, origens italiana, sendo que, os anos que serviram de modelos para o renascimento cultural foram 1300, 1400 e 1500.
Esse momento traz para a história pontos onde nos fazem debater e questionar sobre: a arte, a sociologia dos valores e a imposição dos valores universais. Nas artes foi desenvolvido o processo de interpretação das coisas, uma nova era, civilização teológica relação de objetos existentes com fatos da época. 
Civilização teológica, um povo que formou-se da ruína do império romano. A arte faz unir aos fatos históricos não perdendo aqueles momentos importantes para a história da civilização ocidental.
Tempos depois os dogmas foram questionados e o universo autárquico do feudalismo começa a desmoronar. O humanismo foi a palavra chave para as mudanças na idade moderna, foi por onde o renascimento foi surgindo. Século XV, tempos que a educação passou a ser vista de maneira conquistadora. 
A reforma protestante, deu-se a pequenos questionamentos onde foi-se crescendo e tornando uma bola de neve, ainda maior, e provocando um corte na aliança de membros da igreja católica onde desequilibrou a estrutura da religião católica apostólica romana. Este pequeno desequilíbrio da igreja católica com alguns membros, deu-se início no século XIV e XV pois foram tempos de sofrimentos, fome, epidemias e guerra, isso ajudou neste desequilíbrio. Poder de reis e poder da igreja estavam cada vez mais, divididos.
Lutero, monge agostiniano, entendia que a compreensão do religioso estava ligado a vivência com a santidade. Para Lutero a fé estava acima de tudo, de todas as obras, o acreditar que tudo podemos era o grande entender dele sobre questões da doutrina da igreja. Calvino se distancia da fé colocada por Lutero e a importância das obras expostas pela católica, ele crê no mistério e na imutabilidade do decreto de Deus.
Contra reforma da igreja católica coloca a diferença de Lutero e Inácio de Loyola, o primeiro foi contra os dogmas da igreja e o segundo procurou dedicar, cada vez mais, aos dogmas e a Santa Sé. Mas, toda esta confusão do protestantismo não derrubou a igreja católica, apenas abalou algumas de suas estruturas mais ela soube gerar suas estratégias para continuar a pregar, de forma correta, os princípios de Deus.

Outros materiais