Buscar

Direito Ambiental Unidade 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direito Ambiental Unidade 1
1)A degradação da qualidade ambiental pode ser definida como:
	
	b.
	Alteração adversa das características dos recursos ambientais (ar atmosférico, águas superficiais e subterrâneas, estuários, mar, solo, subsolo, elementos da biosfera, fauna e flora), independentemente da atuação humana.
2) Quando a questão a considerar trata dos impactos ambientais provocados pela intervenção do homem na natureza, sendo esta entendida apenas como fonte de lucros, é correto afirmar que:
As sociedades sustentáveis baseiam-se em igualdade econômica, justiça social, preservação da integridade ecológica e da diversidade cultural.
3) (FGV – 2007) A respeito dos princípios fundamentais do Direito Ambiental, assinale a afirmativa incorreta.
	
	a.
	A orientação do princípio poluidor-pagador é pela internalização das externalidades ambientais negativas das atividades potencialmente poluidoras, buscando evitar a socialização dos ônus e a privatização dos bônus.
	
	b.
	Pelo princípio da prevenção, sempre que houver perigo da ocorrência de um dano grave ou irreversível, a ausência de certeza científica absoluta não deverá ser invocada como razão para se adiar a adoção de medidas eficazes, a fim de evitar a degradação ambiental.
	
	c.
	A defesa do meio ambiente é um dos princípios gerais da atividade econômica e deve ser observada inclusive mediante tratamento diferenciado para produtos e serviços em razão do impacto ambiental decorrente de sua produção ou execução.
	
	d.
	O artigo 225, da Constituição da República, consagra o princípio da intervenção estatal obrigatória na defesa do meio ambiente.
	
	e.
	Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
4) O sistema jurídico de proteção ao meio ambiente, disciplinado em normas constitucionais (CF/1988, artigo 225, § 3º) e infraconstitucionais (Lei n. 6.938/1981, arts. 2º e 4º), está fundado nos princípios estruturantes do Direito Ambiental. Deles decorrem, para o Estado e a comunidade, deveres e obrigações de variada natureza. Acerca desse assunto, assinale a alternativa incorreta.
	
	a.
	A lei brasileira não apena criminalmente quem obstar a ação fiscalizadora do poder público no trato de questões ambientais.
	
	b.
	Pelo princípio da responsabilização, tem-se em mira, na esfera privada, possibilitar que indivíduo e associações exijam a reparação dos bens ambientais lesados ou ameaçados, fortalecendo o exercício da cidadania.
	
	c.
	O princípio da precaução e da prevenção são elementos centrais para a gestão ambiental adequada.
	
	d.
	Em matéria de proteção ao meio ambiente, o princípio usuário-pagador enseja que o utilizador do recurso deva suportar o conjunto dos custos destinados a tornar possível a utilização do recurso e os custos advindos de sua utilização.
	
	e.
	Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
5) Com relação à proteção constitucional ao meio ambiente, é incorreto afirmar:
	
	c.
	A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, as cidades históricas da Chapada Diamantina e a Zona Costeira são patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais.
6)(OAB/CESPE UNIF. 2007.2) Relativamente aos princípios gerais do Direito Ambiental e a suas formas de materialização, assinale a opção correta.
De acordo com o princípio da precaução, diante de ameaças de danos sérios e irreversíveis, a falta de certeza científica não pode ser invocada como motivo para se adiarem medidas destinadas a prevenir a degradação ambiental, podendo a administração pública, com base no poder de polícia, embargar obras ou atividades.
7)Com relação ao direito ao meio ambiente, é correto afirmar:
	
	b.
	Caracteriza-se como um interesse difuso, de natureza transindividual.
8) "Se cada uma das seis bilhões de pessoas da Terra tivesse computador, celular e carro, consumisse a mesma quantidade de água, de cereais e de energia que os americanos, seria preciso quatro planetas para dar conta do recado" ("Isto É", n. 1719, 11 set. 2002. p. 75.). Com base no texto e nos conhecimentos sobre a apropriação de bens de consumo e recursos no mundo atual, é correto afirmar:
	
	d.
	O padrão de consumo norte-americano evidencia uma relação socioambiental predatória e insustentável.
9)Com relação ao dano ambiental, não é correto afirmar:
	
e.
	Ele não decorre necessariamente de uma atividade humana que cause uma degradação da qualidade ambiental, acima do limite do tolerável.
10) Poluição não pode ser definida como sendo a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente:
	
	a.
	Prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população.
ERRADA

Outros materiais