Buscar

Avaliando Aprendizado Ecologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201602501701)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Suponha que em um terreno coberto de capim gordura vivem saúvas, gafanhotos, pardais, preás e ratos-do-campo. Nesta região estão presentes:
		
	
	dois ecossistemas.
	
	seis comunidades.
	 
	seis populações.
	
	cinco populações.
	
	duas comunidades.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201603515689)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Sobre o processo de especiação, podemos afirmar que:
		
	 
	É o fenômeno pelo qual espécies distintas originam-se de uma única espécie ancestral
	
	São diferenças entre populações chamadas de variação em grupo
	
	É um tipo de adaptação convergente
	 
	É um tipo de variação estacional em animais
	
	São diferenças entre indivíduos de uma única população chamadas de variação individual
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201603534138)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	As mudanças climáticas e da vegetação ocorridas nos trópicos da América do Sul têm sido bem documentadas por diversos autores, existindo um grande acúmulo de evidências geológicas ou paleoclimatológicas que evidenciam essas mudanças ocorridas durante o Quaternário nessa região. Essas mudanças resultaram em restrição da distribuição das florestas pluviais, com expansões concomitantes de habitats não-florestais durante períodos áridos (glaciais), seguido da expansão das florestas pluviais e restrição das áreas não-florestais durante períodos úmidos (interglaciais). Durante os períodos glaciais,
		
	 
	plantas com adaptações ao clima árido, como o desenvolvimento de estruturas que reduzem a perda de água, devem apresentar maior área de distribuição.
	
	grande parte da diversidade de espécies vegetais é reduzida, uma vez que necessitam de condições semelhantes a dos períodos interglaciais.
	 
	florestas tropicais como a amazônica apresentam distribuição geográfica mais ampla, uma vez que são densas e diminuem a ação da radiação solar sobre o solo e reduzem os efeitos da aridez.
	
	as áreas não-florestais ficam restritas a refúgios ecológicos devido à baixa adaptabilidade de espécies não-florestais a ambientes áridos.
	
	a vegetação comum ao cerrado deve ter se limitado a uma pequena região do centro do Brasil, da qual se expandiu até atingir a atual distribuição.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201603534125)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Usada para dar estabilidade aos navios, a água de lastro acarreta grave problema ambiental: ela introduz indevidamente, no país, espécies indesejáveis do ponto de vista ecológico e sanitário, a exemplo do mexilhão dourado, molusco originário da China. Trazido para o Brasil pelos navios mercantes, o mexilhão dourado foi encontrado na bacia Paraná-Paraguai em 1991. A disseminação desse molusco e a ausência de predadores para conter o crescimento da população de moluscos causaram vários problemas, como o que ocorreu na hidrelétrica de Itaipu, onde o mexilhão alterou a rotina de manutenção das turbinas, acarretando prejuízo de US$ 1 milhão por dia, devido à paralisação do sistema. Uma das estratégias utilizadas para diminuir o problema é acrescentar gás cloro à água, o que reduz em cerca de 50% a taxa de reprodução da espécie. De acordo com as informações acima, o despejo da água de lastro:
		
	 
	motivou a utilização de um agente químico na água como uma das estratégias para diminuir a reprodução do mexilhão dourado.
	
	é ambientalmente benéfico por contribuir para a seleção natural das espécies e, conseqüentemente, para a evolução delas.
	
	causou, na usina de Itaipu, por meio do microrganismo invasor, uma redução do suprimento de água para as turbinas.
	
	introduziu uma espécie exógena na bacia Paraná- Paraguai, que se disseminou até ser controlada por seus predadores naturais.
	
	trouxe da China um molusco, que passou a compor a flora aquática nativa do lago da hidrelétrica de Itaipu.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201603534132)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O ciclo biogeoquímico do carbono compreende diversos compartimentos, entre os quais a Terra, a atmosfera e os oceanos, e diversos processos que permitem a transferência de compostos entre esses reservatórios. Os estoques de carbono armazenados na forma de recursos não renováveis, por exemplo, o petróleo, são limitados, sendo de grande relevância que se perceba a importância da substituição de combustíveis fósseis por combustíveis de fontes renováveis. A utilização de combustíveis fósseis interfere no ciclo do carbono, pois provoca:
		
	
	aumento da produção de carboidratos de origem vegetal.
	 
	aumento na quantidade de carbono presente na atmosfera.
	
	aumento da porcentagem de carbono contido na Terra.
	
	redução da quantidade global de carbono armazenado nos oceanos.
	 
	redução na taxa de fotossíntese dos vegetais superiores.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes