Buscar

Respostas Casos Concretos 1 à 7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Aula 1
1) É possível a ação de consignação em pagamento tendo em vista que o prazo para propor a ação é tempestivo, mesmo que os meses de mora não sejam contínuos.
 2) Alternativa A – A consignação pode ser proposta também nos casos em que o credor é desconhecido ou há dúvida à quem realizar o pagamento.
Aula 2 
1)O Tribunal não poderá reformar a decisão uma vez que não se pode levar novos fatos à Segunda Instância sem que estes fatos sejam de conhecimento da Primeira Instância. O Agravo de Instrumento poderia ser interposto se os fatos fossem os mesmos alegados na petição inicial.
2)Alternativa B    - de acordo com o art. 923 do CPC, é defeso ao autor e ao réu intentar a ação de reconhecimento de domínio
Aula 3 
 1) Embora os bens públicos não possam ser adquiridos através de usucapião, conforme Súmula 340 do STF, quando se trata de uma empresa de economia mista, a sua natureza é de direito privado, seus bens estão inseridos na ordem privada e seus imóveis são bens particulares, sendo portando suscetíveis de usucapião.
 2) Alternativa b 
Aula 4 
1) A - Sim, houve sonegação de bens por parte do inventariante nos autos do processo, portanto ficam sujeitos à sobrepartilha.
 B – A sobrepartilha configura uma nova ação de inventário e partilha dentro de um processo de inventário, podendo haver neste quantas sobrepartilhas forem necessárias. Mas é possível ainda fazer novo processo.
 C – O inventário negativo não está previsto em lei, mas é uma forma de se comprovar a inexistência de bens em nome do falecido, quando necessário.
 2) Alternativa d – conforme previsto no art. 988 do CPC
Aula 5 
1) O embargos de terceiros é um novo processo, embora apensado ao principal. Considerar Luis revel nos autos do processo de embargos não respeita o princípio da ampla defesa.
O entendimento do juiz está correto pois por não possuir advogado o réu será citado pessoalmente.
 2) Alternativa B
Aula 6  
1) Os procedimentos especiais não podem ser ajuizados nos Juizados Especiais, pois não incorporam os princípios da celeridade, simplicidade, informalidade e economia, conforme art. 2º da Lei 9.099/95
2) Alternativa C
Aula 7 
1) A - Na Justiça estadual a competência é relativa, na justiça federal a competência é absoluta, portanto a decisão do juiz está correta.
B – O conflito de competência entre dois ou mais juízos será resolvido pelo tribunal ao qual estão vinculados e qualificado, no caso em tela, o TRF
 
2) Alternativa C

Outros materiais