Buscar

Trabalho de Contaminação e Tratamento de água

Prévia do material em texto

O Desastre da Cataguases
Desastre da Cataguases:
“Em 29 de março de 2003, no município de Cataguases, MG, a barragem de um dos reservatórios da Indústria Cataguases de Papel Ltda. rompeu-se, liberando no córrego do Cágado e no rio Pomba cerca de um bilhão e quatrocentos milhões de litros de lixívia (ou licor negro), que é a sobra industrial da produção de celulose. O acidente afetou três estados, deixando 600 mil pessoas sem água. Observou-se também a mortandade de espécies vegetais e animais. A falta de resposta imediata ao acidente por parte dos órgãos responsáveis agravou seus impactos, tornando excessivamente moroso o início das medidas necessárias para conter os danos, bem como da responsabilização dos autores. De acordo com a imprensa nacional, este desastre é visto como “o maior desastre ambiental já ocorrido no Brasil”.
Fonte: GONÇALVES, V. K. DISPONÍVEL EM: WWW.SBPCNET.ORG.BR/LIVRO/58RA/SENIOR/RESUMOS/RESUMO_2892.HTML
- O acidente acima trouxe inúmeros problemas a população e principalmente ao ecossistema marinho. Com base no texto quais propriedades químicas foram afetadas na água do rio? Justifique.
Esse tipo de resíduos é tóxico e apresenta pH elevado, na faixa de 8 a 9 e alta concentração de matéria orgânica.
 Aumento elevadíssimo da taxa de DBO e DQO. O pH e o oxigênio dissolvido atingiram níveis impróprios para a vida dentro do Paraíba do Sul.
2	- Utilizando os conceitos de DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) e Disponibilidade de Oxigênio de que forma o ecossistema marinho foi prejudicado com o acidente?
Demanda Bioquímica de oxigênio (DBO): é a quantidade de oxigênio necessária para oxidar a matéria orgânica biodegradável presente na água. Se a quantidade de matéria orgânica baixa, as bactérias decompositoras necessitarão de pequena quantidade de oxigênio para decompô-la, então a DBO será baixa. As moléculas orgânicas de estruturas complexas e altos valores energéticos da matéria orgânica são utilizados pelas bactérias como fonte de alimento e energia. Para ocorrer o processo de nutrição e, assim, liberação de energia, há necessidade de que os organismos aeróbios respirem. Quando esses micro-organismos respiram, roubam uma certa quantidade de oxigênio, ou seja, provocam uma demanda de oxigênio (Silva, 1990).
Segundo o pesquisador da Feam, José Cláudio Junqueira, cerca de 40 milhões de litros de rejeitos vazaram da barragem, atingindo parte da zona rural de Cataguases (MG), o ribeirão Cágado e os rios Pomba e Paraíba do Sul.
O resultado da análise de amostras coletadas pela Feam, em quatro pontos da área de influência do reservatório, não indicam a presença de compostos orgânicos tóxicos em concentrações elevadas. A análise não identifica também no córrego Cágado e no rio Pomba  metais pesados, acima dos limites determinados pela legislação ambiental”.
De acordo com a Feam, os compostos orgânicos são constituídos por lignina, hidrocarbonetos e aldeídos. Os elementos de maior concentração identificados na amostra do resíduo foram alumínio, ferro e sódio.
Ainda segundo a análise, o pH das águas já apresenta “valores próximos da neutralidade” nos pontos coletados, e a Demanda Química de Oxigênio (baixa de oxigênio na água) que se mostrou “elevadíssima” no resíduo está sendo diluída nos cursos de água atingidos. “No Rio Pomba, o valor encontrado é representativo de ambiente pouco impactado”.
“Já voltou praticamente ao normal”, disse a pesquisadora Márcia Romanelli, se referindo ao ponto pesquisado. A baixa de oxigênio foi a principal causa da morte da fauna aquática, disseram os pesquisadores.
Baseados nestas informações podemos concluir que o ambiente marinho foi pouco ou não foi afetado pelo acidente de Cataguases, já que nos pontos de coleta da amostra antes do desague no Rio Paraíba do Sul, mostravam níveis baixos de contaminação por metais pesados e a DBO estava próximo ao normal.
3-) A desinfecção pelo cloro é um outro processo dependente do pH. Em meio ácido, a dissociação do ácido hipocloroso (HClO) formando hipoclorito (ClO-) é menor. É correto afirmar que isto garante a eficiência do processo?
A ação desinfetante e oxidante do cloro é controlada pelo ácido hipocloroso, um ácido fraco. Em solução aquosa e valores de pH inferiores a 6, a dissociação do ácido hipocloroso é fraca, sendo predominante a forma não-dissociada (HOCl).
Em soluções de pH menor que 2, a forma predominante é o Cl2; para valores de pH próximo a 5, a predominância é do HOCl, tendo o Cl2 desaparecido. A forma ClO predomina em pH 10 (Bazzoli, 1993; Degrémont, 1979).
As águas de abastecimento, em geral, apresentam valores de pH entre 5 e 10, quando as formas presentes são o ácido hipocloroso (HOCl) e o íon hipoclorito (OCl).
O cloro existente na água sob as formas de ácido hipocloroso e de íon hipoclorito é definido como cloro residual livre (Opas, 1987; Rossin, 1987).
Estando o pH da água entre 5 e 10 a forma predominante é o ácido hipocloroso (HClO) e o hipoclorito (ClO-), restando, portanto, cloro residual livre que garante a desinfecção do processo.

Outros materiais

Materiais relacionados

44 pág.
Tudo sobre ciclos biogeoquimicos

Colegio Estadual Padre Fernando Gomes De Melo

User badge image

Química com G

31 pág.
questo_es_-_poluic_a_o

Colegio Ari De Sa Cavalcante Sede Aldeota

User badge image

Darwin

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes