Buscar

apol fundamentos.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Fundamentos da Administração
Acabou a era das manadas. É o fim do líder alfa. Para sobreviverem e se manterem competitivas no mundo digital, as empresas precisam implementar a "governança das formigas". Na prática, significa o fim da gestão, da estrutura piramidal, da relação patrão-trabalhador. Sai o lobo e sua manada, entram as formigas. A disrupção digital, e todas as novas estratégias que ela exige, irá causar a morte de 40% das empresas do mundo nos próximos anos. Só passará por essa seleção natural quem implementar um novo modelo de organização. Aí impera a auto-gestão, a relação direta entre fornecedor e consumidor e o negócio ocorre em grandes plataformas, mediadas por algoritmos. Por exemplo: o taxista consegue um passageiro através de um aplicativo. Se o passageiro não gostar do taxista, é o taxista quem tem que se virar. Não haverá mais um chefe falando como fazer o serviço. Assim, será necessário implantar um modelo de gestão de troca direta entre as pessoas. Adaptado de  http://epocanegocios.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2015/11/vamos-acabar-com-os-gerentes-nas-empresas.html para fins acadêmicos. Esta situação demonstra um dos elementos do Processo de Organização. Assinale a opção correta quanto a esse elemento:
	
	A
	Departamentalização
	
	B
	Descentralização
	
	C
	Formalização
	
	D
	Organograma
Questão 2/5 - Fundamentos da Administração
Não por acaso, metade das personalidades mais influentes entre os adolescentes brasileiros já são youtubers, aponta uma pesquisa inédita realizada pela consultoria Provokers a pedido do Google e do jornal Meio & Mensagem. Além dos youtubers, os jovens admiram atores, atrizes e apresentadores da TV. Mas há uma diferença fundamental entre as duas mídias. Enquanto o poder de influência da TV depende de qual atração está no ar, os youtubers possuem uma relação mais constante com os jovens, gerando capacidades de engajamento e mobilização muito maiores. Seja Iberê Tenório com seu canal “Manual do Mundo”, seja Whindersson em seu “whinderssonnunes”, o que os youtubers oferecem faz muito mais sentido para as novas gerações. Eles produzem conteúdo original e divertido, respondem a comentários, interagem diariamente com a audiência, pedem sugestões de temas para os próximos vídeos. Em resumo: saem do pedestal tradicionalmente reservado aos ídolos e se colocam no mesmo nível dos jovens. Adaptado de https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/articles/youtube-teens.html, para fins acadêmicos.
Observando a ideia de que youtubers tem poder sobre os jovens, assinale a opção que melhor descreve qual a fonte de poder por eles exercido:
	
	A
	Poder de cargo ou posição.
	
	B
	Poder de carisma e características pessoais.
	
	C
	Poder de posse de recursos.
	
	D
	Poder de controle sobre fontes de incerteza.
Questão 3/5 - Fundamentos da Administração
Um dos indicadores mensurados pelo MEC para reconhecer ou renovar o reconhecimento de um curso de graduação à distância diz respeito à relação entre o número de docentes (professores) e o número de vagas do curso. O critério de avaliação para a melhor situação possível, em que se atribui a maior nota para o indicador, diz que a relação entre o número de vagas previstas/implantadas e o número de docentes do curso (equivalentes 40h) é de até 130 vagas por docente.
Adaptado de http://download.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_cursos_graduacao/instrumentos/2015/instrumento_cursos_graduacao_publicacao_agosto_2015.pdf para fins acadêmicos.
Este indicador demonstra um dos elementos do processo de organização. Assinale a opção correta quanto ao elemento:
	
	A
	Especialização do trabalho.
	
	B
	Cadeia de comando.
	
	C
	Amplitude de controle.
	
	D
	Departamentalização.
2

Outros materiais