Buscar

Avaliando Aprendizado historia do direito brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliando Aprend.: CCJ0256_SM_201707206661 V.1 
	Aluno(a): ALEXSANDRO BASTOS COSTA
	Matrícula: 201707206661
	Desemp.: 0,4 de 0,5
	19/04/2018 23:23:38 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201709655593)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	¿... quando o príncipe regente português, D. João, chegou de malas e bagagens para residir no Brasil, houve um grande alvoroço na cidade do Rio de Janeiro. Afinal era a própria encarnação do rei [...] que aqui desembarcava. D. João não precisou, porém, caminhar muito para alojar-se. Logo em frente ao cais estava localizado o Palácio dos Vice-Reis¿. Lilia Schwarcz. As Barbas do Imperador. O significado da chegada de D. João ao Rio de Janeiro pode ser resumido como
		
	
	decorrência da loucura da rainha Dona Maria I, que não conseguia se impor no contexto político europeu.
	 
	inversão da relação entre metrópole e colônia, já que a sede política do império passava do centro para a periferia.
	
	imposição do comércio britânico, que precisava do deslocamento do eixo político para conseguir isenções alfandegárias.
	
	fruto das derrotas militares sofridas pelos portugueses ante os exércitos britânicos e de Napoleão Bonaparte.
	
	alteração da relação política entre monarcas e vice-reis, pois estes passaram a controlar o mando a partir das colônias.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201709654838)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	De acordo com Guilherme Braga da Cruz (Obras esparsas: estudos de história do direito moderno - Coimbra Editora), citado por Ricardo Marcelo Fonseca (A cultura jurídica brasileira e a questão da codificação civil no século XX , in História & Direito - Editora Revan), as Ordenações Filipinas quando vieram a lume no início do século XVII já se apresentavam antiquadas, constituindo-se como simples atualizações das Ordenações Manuelinas, as quais, por sua vez, nada mais foram do que atualizações das Ordenações Afonsinas. Apesar disso, as Ordenações Filipinas tiveram uma grande longevidade no ambiente jurídico português e, posteriormente, no ambiente jurídico do Brasil Independente. Assim, com relação a alguns dos principais aspectos das Ordenações Filipinas e de sua aplicação no contexto jurídico do Brasil Colônia e do Brasil independente podemos afirmar que:
 
I - As punições sofridas pelos inconfidentes de Minas Gerais, especialmente por Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, ocorreram sob a égide do Livro V das Ordenações Filipinas.
 
II - No que diz respeito à legislação criminal, as Ordenações Filipinas deixaram de ter validade, no Brasil, a partir da promulgação do Código Comercial de 1850.
 
III - Apesar de serem consideradas como simples atualizações das Ordenações Manuelinas e Afonsinas, as Ordenações Filipinas já apresentavam uma organização de temas e de matérias quase iguais as das codificações modernas.
 
Após analisar cada uma das afirmativas acima (verificando se elas estão CORRETAS ou ERRADAS), assinale, dentre as alternativas apresentadas abaixo, a que melhor reflete o resultado de sua análise:
		
	
	Somente a afirmativa II está ERRADA.
	
	As afirmativas I e II estão CORRETAS.
	 
	Somente a afirmativa I está CORRETA.
	
	As afirmativas I e III estão ERRADAS.
	
	Somente a afirmativa III está CORRETA.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201709655527)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Qual das características abaixo melhor expressa as crises no primeiro reinado
		
	
	Nenhuma das anteriores, o Primeiro Reinado não entrou em crise.
	
	As oposições que Getúlio Vargas enfrentou em seu segundo mandato, o que levaram ao seu suicídio
	 
	D. Pedro I ser acusado de autoritarismo pelo grupo dos liberais moderados.
	
	D. Pedro I buscar instaurar no Brasil um serviço público de qualidade e encontrar resistências.
	 
	D. Pedro II era muito novo para governar, causando uma crise política e administrativa sem precedentes.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201709654980)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A História do Brasil aponta uma série de constituições promulgadas e outorgadas ao longo do tempo. As constituições outorgadas, por força do exercício de autoridade de um governo, são apresentadas para o cumprimento, sem a participação de qualquer grupo político. As promulgadas, a seu turno, são escritas por um grupo de pessoas previamente eleitas para representar a vontade do povo. A este grupo de eleitos dá-se o nome de:
		
	
	Senado Federal
	
	Aliança Nacional
	
	Assembléia Legislativa
	 
	Assembléia Constituinte
	
	Congresso Nacional
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201709655772)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A identificação da jurisprudência como fonte do direito constitui elemento comum aos ordenamentos jurídicos do Ocidente como um todo. Contudo, variam a primazia que lhe é conferida, sua eficácia e a forma de operá-la, elementos tais que distinguem os dois sistemas, quais sejam: civil law e common law (MELLO, 2008). O Brasil, que é filiado ao sistema do civil law, desde muito já vem sofrendo com o excesso de divergência jurisprudencial o que torna a lei insuficiente para garantir segurança jurídica à sociedade. Entretanto, hoje, o que se observa é uma grande mutação dos sistemas, para um sistema híbrido. Temos um novo civil law e um novo common law, ambos exploram a principal forma de direito do outro, sem contudo alterar-se. (RAMOS, Vinícius Estefaneli.O uso de precedentes com eficácia vinculante parece ser a melhor forma de desafogar o sistema jurídico brasileiro e também de trazer isonomia, previsibilidade e segurança jurídica aos jurisdicionados. Disponível em http://www.egov.ufsc.br/portal/conteudo/teoria-dos-precedentes-judiciais-e-sua-efic%C3%A1cia-no-sistema-brasileiro-atual) Neste sentido, marque a letra que apresenta corretamente as principais diferenças entre tais sistemas.
		
	
	O sistema adotado pelos Estados Unidos e a Inglaterra, conhecido por Civil Law, define que a lei por si só é suficiente e plenamente aplicável, limitando qualquer interpretação do juiz no seu processo de aplicação aos casos concretos.
	 
	Civil Law é a estrutura jurídica oficialmente adotada no Brasil, as principais fontes do Direito adotadas aqui são as leis produzidas pelos representantes eleitos pela população. Já Common Law é uma estrutura mais utilizada por países de origem anglo-saxônica como Estados Unidos e Inglaterra, uma simples diferença é que lá o Direito se baseia mais nos precedentes e jurisprudência que no texto da lei.
	
	A igualdade no common law foi diretamente associada à estrita aplicação da lei, o que deu origem a um intenso processo de codificação do direito, limitando o papel do juiz, com proibição do juiz interpretar a lei.
	
	O direito anglo-saxônico foi o direito utilizado na parte continental da Europa, e que se espalhou pelo mundo, especialmente pelo Brasil, enquanto que o direito romano-germânico foi a tradição seguida nos Estados Unidos.
	
	A expressão Common Law refere-se ao sistema legal que tem origem ou raízes no Direito da Roma antiga, também denominado sistema Romano-Germânico. Já a expressão Civil Law significava, em sua origem, o direito comum a toda Inglaterra.

Outros materiais