Buscar

Tipos de Inteligência e Metodologia de Ensino

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Metodologia do ensino do atletismo
Tipos de inteligência
 Cada pessoa possui em seu cerne características essências a “diferenciação comum” Sabendo destas características natas, podemos afirmar com toda certeza que a forma de aprender, absorver, executar, é diferente em vários aspectos. Cada pessoa toma como resolução dos seus problemas uma atitude/ forma de fazer diferente. Isso se dá ao fato de que no intrínseco cognitivo de cada um se apresentam uma maior autonomia na realização de determinadas atividades. O que (GARDNER, 1994) chamou de “mútuas inteligências”.
 Esta definição de Gardner, se dá devido ao significado da palavra inteligência que, de acordo com o dicionário Aurélio, significa: Conjunto de todas as faculdades intelectuais (memória, imaginação, juízo, raciocínio, abstração e concepção). Ou, simplesmente: “capacidade de compreender e resolver novos problemas e conflitos e de adaptar-se a novas situações”. Ou seja, cada indivíduo resolve seus problemas e escolher o melhor caminho/ alternativa de acordo com a facilidade que possui em determinadas atividades.
 Porém, as demais inteligências que não se possui, também, tamanha destreza poderia ser “cultivada” nas fases iniciais da infância para que se desenvolvesse, é o que diz Gardner no seu livro (1995, p: 32): “Uma intervenção intensa numa idade inicial talvez possa levar um grande número de crianças a um nível “promissor”. Pois, a densidade das sinapses na criança de 1 a 2 anos é cerca de 50% maior do que no adulto. (ANTUNES, 1937)
 Para ser apresentado os tipos de inteligência de Howard Gardner precisamos primeiramente apresentar a realidade do sistema educacional brasileiro. Sabe-se que atualmente as instituições educacionais estão confinadas a um ensino sistematizado limitando a capacidade e habilidade de grande parte dos estudantes, ocorrendo ainda em algumas instituições a separação desses estudantes em suas determinadas turmas por idade ao invés do seu desempenho, forçando assim, estudantes que possuem uma maior dificuldade em simplesmente adaptarem-se ao sistema e em contrapartida a alunos mais avançados reverem algo que já não lhes serve.
 A partir desse contexto algumas vertentes podem ser observadas; em destaque, a competência intelectual de cada indivíduo. O modelo educacional brasileiro atual contém um método de análise onde o estudante será avaliado através de um exame que indicará o seu nível de aprendizado que acaba limitando a capacidade de inteligência de cada estudante, inclusive estudos recentes medicinais da neurociência apontam áreas no cérebro que respondem a determinadas formas de aprendizado afirmando que cada indivíduo desenvolve o seu tipo de inteligência.
 Howard Gardner psicólogo da Universidade de Harvard em contrapeso com o paradigma formado socialmente de que existe apenas um tipo inteligência desenvolveu a teoria de “inteligências múltiplas”, afirmando que cada indivíduo tem a sua particularidade e sua forma única de aprendizado. Gardner por sua vez identificou 8 tipos de inteligência, são elas: 
•	Inteligência Corporal – Cenestésica: A inteligência corporal-cinestésica implica o uso do próprio corpo para resolver problemas. Diz respeito à capacidade de controlar os movimentos corporais, ao equilíbrio, coordenação, e de se expressar por meio do corpo.
•	Inteligência Espacial- Visual: A inteligência espacial é a capacidade de pensar em três dimensões. Habilidades básicas incluem raciocínio espacial, manipulação de imagem, habilidades gráficas e artísticas e imaginação ativa, está ligada à percepção visual e espacial, à interpretação e criação de imagens visuais, e à imaginação pictórica.
•	Inteligência Interpessoal: A inteligência interpessoal é a capacidade de compreender e interagir eficazmente com os outros. Trata-se de uma comunicação eficaz verbal e não verbal, a capacidade de notar as distinções entre outros, a sensibilidade aos humores e temperamentos dos outros, e a capacidade de ter múltiplas perspectivas. Geralmente, professores, assistentes sociais, atores e políticos exibem inteligência interpessoal.
•	Inteligência Intrapessoal: É a capacidade de compreender a si mesmo e seus pensamentos e sentimentos, e usar esse conhecimento no planejamento e direcionamento da vida. Essa inteligência envolve não só a valorização do eu, mas também da condição humana. Está ligado à capacidade de identificar seus hábitos inconscientes, transformar suas atitudes, controlar vícios e emoções.
•	Inteligência Linguística: A inteligência linguística é a capacidade de pensar em palavras usar a linguagem para expressar e apreciar significados complexos, assim como a forma de analisar e interpretar ideias e informações, e produzir trabalhos envolvendo linguagem oral e escrita. Nos permite compreender a ordem e significado das palavras e aplicar habilidades metalinguísticas para refletir sobre nosso uso da linguagem. Essa inteligência é a competência humana mais amplamente compartilhada e é evidente em poetas, romancistas, jornalistas e oradores públicos. 
•	Inteligência Lógico-matemática: A inteligência lógico-matemática é a capacidade de calcular, quantificar, considerar proposições e hipóteses e realizar operações matemáticas completas. Ela nos permite perceber relações e conexões e usar pensamento abstrato, simbólico; ter habilidades de raciocínio sequencial; e ter padrões de pensamento indutivos e dedutivos. A inteligência lógico-matemática é bem desenvolvida em matemáticos, cientistas e investigadores.
•	Inteligência Musical: A música é uma arte universal. Todas as culturas têm alguma forma de música, mais ou menos elaborada, levando Gardner e seus colegas a entenderem que há uma inteligência musical latente em todos. Algumas áreas do cérebro executam funções relacionadas ao desempenho e à composição da música. Como qualquer outro tipo de inteligência, você pode treinar e melhorar. Os mais favorecidos neste tipo de inteligência são aqueles capazes de tocar instrumentos, ler e compor peças musicais com facilidade.
•	Inteligência Naturalista: A inteligência naturalista detecta, diferencia e categoriza as questões relacionadas com a natureza, como espécies animais e vegetais ou fenômenos relacionados ao clima, geografia ou fenômenos naturais. Este tipo de inteligência foi adicionado mais tarde ao estudo original de Inteligências múltiplas de Gardner, em 1995. Gardner achou necessário incluir nesta categoria porque é uma das inteligências essenciais para a sobrevivência do ser humano e de outras espécies.
 Estas questões, têm total necessidade de estudo e de atenção na educação física. Principalmente se levado em consideração que a indisposição na realização de determinadas atividades pode, sim, serem trabalhadas de forma que se possa gradualmente equilibrar as “mútuas inteligências” diminuindo, assim, a quantidade de fracassos nas tarefas que envolvem determinados tipos de inteligências. 
 Para este fim, se faz extremamente necessário a compreensão de que na realização das atividades físicas específicas ou até mesmo rotineiras utilizamos sempre, de alguma forma, algum (s) tipo (s) de inteligência (s). E que se fazem necessárias mudanças da forma de ensinar. É preciso substituir um pensamento que isola e separa por um pensamento de distingue e une. (MORIN). Mudar a forma com de dissemina unilateralmente o conhecimento. E fazer com que cada aluno, na sala de aula possa de acordo com suas inteligências próprias chegar ao máximo de sua capacidade, não do seu esforço. Competência em educação é mobilizar um conjunto de saberes para solucionar com eficácia uma série de situações (Perrenoud).
 Conforme apresentado fica claro e objetivo que o nosso sistema atual de educação se vê desatualizado perante os tipos de inteligência que são apresentados, logo que nas instituições de ensino apenas 2 das inteligências apresentadas são predominantes, a linguística e lógica matemática privando assim os demais estudantes a se encaixarem nesse modelo sistematizado que acaba porlimitar o processo de educação.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes