Buscar

Planejamento Estratégico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Planejamento Estratégico - - Prova Presencial 19/05/2018 09:00
O conceito de estratégia surgiu quando as grandes empresas se consolidaram e precisaram encontrar meios para moldar as forças de mercado e influenciar o ambiente competitivo econômico. Desde então, o pensamento estratégico nas organizações vem evoluindo e, de acordo com Kluyver e Pearce II (2010, p. 2), ele "saiu de uma perspectiva da economia industrial, passando por uma perspectiva baseada em recursos e chegando a uma perspectiva de capital humano e intelectual".
Qual é a relação que existe entre estratégia e objetivos organizacionais?
a) Enquanto os objetivos representam os fins que a empresa quer alcançar, a estratégia é o meio para atingir esses fins.
b) Enquanto os objetivos representam a razão de existir da empresa, a estratégia é o meio para alcançar uma meta.
c) Enquanto os objetivos representam as crenças e atitudes que norteiam o padrão de comportamento da organização, a estratégia é o meio para atingir esses comportamentos.
d) Enquanto os objetivos representam os fins que a empresa quer alcançar, a estratégia é a quantificação desses objetivos.
e) Enquanto os objetivos representam os fins que a empresa quer alcançar, a estratégia é a razão de existir da empresa.
O Planejamento Estratégico é um processo gerencial que envolve a realização de etapas que não se restringem à definição de objetivos e à formulação das estratégias. Ele envolve várias etapas que, se cumpridas de forma precisa, auxiliarão os gestores a tomarem decisões de forma mais racional, a partir das informações pensadas.
Qual é a ordem que as etapas do Planejamento Estratégico devem seguir?
a) Análise do Ambiente; Estabelecimento da Diretriz Organizacional; Formulação da Estratégia; Implementação da Estratégia; e Controle Estratégico.
b) Análise do Ambiente; Estabelecimento da Diretriz Organizacional; Controle Estratégico; Formulação da Estratégia; e Implementação da Estratégia.
c) Controle Estratégico; Análise do Ambiente; Estabelecimento da Diretriz Organizacional; Formulação da Estratégia; e Implementação da Estratégia.
d) Estabelecimento da Diretriz Organizacional; Formulação da Estratégia; Implementação da Estratégia; Análise do Ambiente; e Controle Estratégico.
e) Formulação da Estratégia; Implementação da Estratégia; Análise do Ambiente; Estabelecimento da Diretriz Organizacional; e Controle Estratégico.
Quando a organização opta por entrar em novos negócios, ela pode adotar uma das seguintes estratégias de crescimento no nível corporativo: integração vertical, integração horizontal, diversificação, fusões e joint ventures.
Quando uma empresa adquire alguma organização concorrente que atua no mesmo segmento dela, qual estratégia foi adotada?
a) Integração Horizontal.
b) Diversificação.
c) Integração Vertical para frente.
d) Integração vertical para trás.
e) Joint Venture.
4 Texto-base: A análise do ambiente externo é a primeira etapa do processo de Planejamento Estratégico e compreende a análise dos ambientes geral e setorial.
Enunciado: Nesse contexto, como se caracterizam os ambientes geral e setorial?
a) O ambiente geral caracteriza-se por elementos indiretos ao ambiente competitivo da organização; e o ambiente setorial, por elementos que apresentam implicações mais diretas e imediatas.
b) O ambiente geral e o setorial caracterizam-se por elementos diretos ao ambiente competitivo da organização e apresentam implicações mais imediatas.
c) O ambiente geral e o setorial caracterizam-se por elementos diretos ao ambiente competitivo da organização.
d) O ambiente geral e o setorial caracterizam-se por elementos indiretos ao ambiente competitivo da organização e apresentam implicações mais imediatas.
e) O ambiente geral caracteriza-se por elementos diretos ao ambiente competitivo da organização; e o ambiente setorial, por elementos que apresentam implicações mais indiretas.
O ambiente geral caracteriza-se por elementos indiretos ao ambiente competitivo da organização; e o ambiente setorial, por elementos que apresentam implicações mais diretas e imediatas.
5) Texto-base: A análise SWOT é uma ferramenta que auxilia no diagnóstico dos ambientes externo e interno, e é estruturada em uma matriz com quatro regiões: oportunidades, ameaças, forças e fraquezas.
Enunciado: A análise SWOT auxilia no diagnóstico dos ambientes externo e interno e permite relacionar:
a) As oportunidades e fraquezas do ambiente externo com as forças e ameaças do ambiente interno.
b) As oportunidades e ameaças do ambiente externo com as forças e fraquezas do ambiente interno.
c) As forças e ameaças do ambiente externo com as oportunidades e fraquezas do ambiente interno.
d) As forças e fraquezas do ambiente externo com as oportunidades e ameaças do ambiente interno.
e) As fraquezas e ameaças do ambiente externo com as forças e oportunidades do ambiente interno.
1) Texto-base: Os autores Nonaka e Takeuchi classificaram dois tipos de conhecimentos: o conhecimento tácito (ou inconsciente) e o conhecimento explícito.
Enunciado:
Sobre os conhecimentos tácitos e explícitos, indique V para os itens verdadeiros e F para os falsos:
( V ) O conhecimento explícito é um conhecimento formal, que frequentemente já foi codificado em regras ou especificações.
( F ) O conhecimento tácito é somente o conhecimento que uma pessoa adquire ao vivenciar uma única atividade ao longo do tempo.
( F ) O conhecimento explícito é um conhecimento que não foi formalizado ou comunicado aos demais colaboradores de uma organização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de indicações, de cima para baixo:
a) V – V – V.
b) V – V – F.
c) V – F – F.
d) F – V – V.
e) F – F – V.
2) Texto-base: Segundo Porter (1989), existem três tipos básicos de estratégias por meio das quais a organização pode se estruturar de modo que possa realizar alguma atividade organizacional de forma diferente, proporcionando-lhe vantagem competitiva, isto é, um desempenho superior ao dos concorrentes.
Enunciado: Com base no contexto exposto acima, avalie o conteúdo dos itens seguintes sobre as estratégias genéricas:
I. Na estratégia de liderança em custos, a organização procura oferecer ao consumidor um produto ou serviço único em relação aos concorrentes, o qual tenha valor para o consumidor.
II. Na estratégia de diferenciação, a organização usualmente restringe seus gastos, principalmente com Pesquisa e Desenvolvimento e atividades de marketing.
III. A estratégia de foco possui um escopo mais restrito, ou seja, é uma estratégia que segmenta o mercado de atuação.
É CORRETO o que se afirma em:
a) I, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II apenas.
d) II e III apenas.
e) I, II e III
3) Texto-base: A estratégia competitiva está associada aos movimentos de ataque e defesa realizados pelas organizações com o objetivo de encontrar uma posição mais fortalecida em seu mercado de atuação.
Enunciado: Sobre as estratégias competitivas, indique V para os itens verdadeiros e F para os falsos:
( F ) A estratégia competitiva de construção é usada principalmente por empresas que buscam proteger a posição conquistada contra ataques dos concorrentes.
( V ) A estratégia de sustentação ou defensiva é utilizada principalmente por empresas que já possuem um posicionamento consolidado no mercado.
( V ) A estratégia de colheita é uma estratégia competitiva que busca alcançar retornos máximos dos produtos que estão na fase de declínio de seu ciclo de vida.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de indicações, de cima para baixo:
a) V – V – V.
b) V – V – F.
c) V – F – F.
d) F – V – V.
e) F – F – V.
4) Texto-base: Após a etapa de elaboração, é fundamental que o plano de ação seja comunicado a todos os funcionários do respectivo departamento. 
Enunciado: Sobre o plano de ação, indique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas: 
( V ) A própria etapade elaboração do plano contribui diretamente para conscientizar e envolver os colaboradores ligados à atividade. 
( F ) Deve se comunicar aos concorrentes diretos a forma como cada um contribuirá para que as metas sejam alcançadas. 
( V ) O presidente, os diretores e os gerentes de departamento devem sinalizar para suas equipes a importância que alcançar os objetivos estabelecidos tem para a organização . 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de indicações, de cima para baixo:
a) V – F – V.
b) V – V – F.
c) V – F – F.
d) F – V – V.
e) F – F – V.
5) O BSC utiliza um conjunto de indicadores que focalizam quatro perspectivas. Fazem parte dessas quatro perspectivas, EXCETO:
a) Financeira.
b) Clientes.
c) Processos internos.
d) Aprendizado e crescimento.
e) Perda.

Outros materiais