Buscar

Texto - Desigualdade - HCS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Segundo Roland Pfefferkorn: "Uma desigualdade social é o resultado de uma distribuição desigual, no sentido matemático da expressão, entre os membros de uma sociedade, dos recursos desta, distribuição desigual que se deve às estruturas dessa sociedade e que faz nascer um sentimento, legítimo ou não, de injustiça entre os seus membros". No Brasil ainda existe pessoas que não possuem acesso à saúde e educação, além disso, é acentuada a concentração de renda nas mãos de poucos. A má distribuição de terras no Brasil existente no período Colonial está presente até hoje. Por isso é importante refletir sobre a desigualdade social do Brasil, assim podemos a curto prazo amenizar, colocar nas urnas a esperança de um governo que busque investir no nosso país e colocá-lo na lista dos países desenvolvidos.
São quatro os tipos de desigualdades: Desigualdade racial, a cor: branco, negro, pardo e amarelo. Desigualdade econômica, se refere a distribuição de renda. A desigualdade regional, entre cidades, estados e regiões. E a desigualdade de gênero, sexo, homens e mulheres. Segundo estudos, o Brasil é o oitavo país com maior índice de desigualdade social e econômica do mundo.   É possível perceber no nosso país que, a desigualdade social traz grandes consequências como: pobreza, favelização, aumento no índice de violência e criminalidade, e vários outros problemas que percebemos no nosso dia a dia. 
As imensas desigualdades de renda do país criam formas de segregação espacial, e áreas privadas, como os shopping centers, que representam a parcela da população com maior acesso a bens de consumo. O "rolezinhos", levam novas formas de cultura e afirmação social para o espaço privado. Sendo assim, uma demonstração de que uma parte da juventude brasileira está insatisfeita. Esses jovens com suas experiências comuns, antagonizados pelas classes dominantes e médias, se deparam de forma mais explícita com o seu lugar nas relações de classes de nossa sociedade. Eles se sentem discriminados, segregados em bairros sem nenhuma estrutura, com raras opções de lazer e cultura.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) compara indicadores de países nos itens riqueza, alfabetização, educação, esperança de vida, natalidade e outros, com o intuito de avaliar o bem-estar de uma população, especialmente das crianças. O fato é que neste ano ocorrerá a Copa do Mundo, onde 11 atletas representam cada seleção, disputaram partidas de futebol e, essas diferenças socioeconômicas não interferem nos resultados das partidas, já que sempre se destaca uma seleção africana. Porém, essas desigualdades sociais e econômicas refletem na qualidade de vida dos habitantes, sendo necessária uma melhor distribuição das riquezas para que sejam proporcionadas melhores condições de vida para toda a humanidade. Torcer pela nação não é só balançar bandeiras ou vestir camisas. É ser atacante, zagueiro ou goleiro numa luta incessante pelo desenvolvimento e progresso nacional.
Percebemos assim, que é impossível planejar o futuro do Brasil sem considerar a diminuição das desigualdades nas condições de vida da população, por isso é importante o acompanhamento e pesquisas de IDH, relevar a inserção internacional do nosso país. Estamos dando passos positivos em direção a um futuro mais promissor. Mas temos uma agenda repleta de desafios. A população está cansada de tanta corrupção. As Manifestações que ocorrem neste ano é a prova de que todos os brasileiros anseiam por mudanças. Os “rolezinhos” mostram que nossos jovens também lutam pelos seus direitos. O crucial é entendermos que esse futuro, sem desigualdades, depende de admitirmos nossas fraquezas e de encontrarmos soluções para superá-las. O primeiro passo para isso é termos diagnósticos realistas. O segundo, ainda mais decisivo, é encontrarmos a coragem de ousar e enfrentar os grandes obstáculos ao nosso desenvolvimento.
O aprendizado sobre as desigualdades nos deixa a par da real situação social do nosso país, dentro do parâmetro nacional e internacional. Como futuros profissionais, devemos acompanhar o desenvolvimento do nosso país. Saber do nosso ranking de IDH pode ser uma ferramenta importante para todos nós, porque com mais informação podemos estar mais conscientes e atuar mais, ajudando na solução dos problemas tratados pelo relatório. Acreditar que o uso dele possa fazer alguma diferença nas nossas vidas, principalmente nas eleições. Portanto, este trabalho nos proporcionou a reflexão e a formação de um olhar crítico. Não aceitar que as desigualdades permaneçam no nosso dia à dia. 
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
BIHR, Alain. Hommes-Femmes, quelle égalité ? Edição de l. Atelier, Paris, 2002.
CAMARGO, Oson. Desigualdade Social. 2014. Brasil Escola. Disponivel em: <http://www.brasilescola.com/sociologia/classes-sociais.htm> Acesso em: 24 de maio 2014.
PNUD. Desenvolvimento Humano e IDH .2012. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.Dísponivel em:<http://www.pnud.org.br/IDH/DH.aspx> Acesso em: 28 de maio 2014.

Outros materiais