Buscar

Relatório A Onda

Prévia do material em texto

Relatório A Onda
 O filme A Onda (The Wave, 1981, 46 minutos), com o ator Bruce Davison fazendo o papel do professor Ross, trata-se de fato verídico, retratando experiência feita por este professor de História de escola de Palo Alto, Califórnia, EUA, em 1967. A partir de uma indagação de uma aluna (Laurie) em sala de aula, que não se conforma em como o holocausto aconteceu, Ross reproduz as rotinas utilizadas pelo ditador Adolf Hitler com o povo alemão, durante a Segunda Guerra Mundial. 
 Uma arriscada experiência pedagógica que consiste em reproduzir na sala de aula alguns clichês do nazismo, o que levou o professor a ter gosto pelo posicionamento.
 O professor Ross se declara o líder do movimento da “onda”, exorta a disciplina e faz valer o poder superior do grupo sobre os indivíduos. Os estudantes o obedecem cegamente. A tímida recusa de um aluno o obriga a conviver com ameaças e exclusão do grupo. A escola inteira é envolvida no fanatismo da “A onda”, até que um casal de alunos mais consciente alerta ao professor ter perdido o controle da experiência pedagógica que passou ao domínio da realidade cotidiana da comunidade escolar. 
 O desfecho do filme é dado pelo professor ao desmascarar a ideologia totalitária que sustenta o movimento d’A onda, denuncia aos estudantes o sumiço dos sujeitos críticos diante de poder carismático de um líder e do fanatismo por uma causa.
 O professor, apoiado em leituras de época, em registros deixados, cria esta experiência, só que em menor escala, mas que acaba mudando a rotina de toda a escola. Através do uso de palavras-chave (disciplina, ação e comunidade), o professor Ross consegue condicionar sua turma e depois fazer com seus integrantes tragam novos seguidores para a Onda.
 O final, tanto do filme como da experiência, é algo para os educadores e demais profissionais refletirem entre si, com os gestores escolares e públicos, com seus alunos e a comunidade escolar, sobre a função social da educação, que é a de emancipar as pessoas e não condicioná-las a reproduzir seja qual for a doutrina
Considerações
 O filme intitulado A onda por trata-se de uma história baseada em fatos reais onde um professor tenta, de maneira diferente e envolvente, ensinar seus alunos sobre autocracia. Nota-se que para isso, deixa-os completamente motivados fazendo da sala de aula exemplo de regime autocrata com normas a serem seguidas pelos participantes e cumprimento específico de exigências comportamentais imitando uma autocracia, que tinha como figura central de liderança o próprio professor, Sr. Ross.
 O grupo formado, de maneira entusiasmada, criou uniforme, cumprimento com um sinal e se auto denominaram de A onda. O professor, com seu comportamento, capacidade de liderança e a forma de trazer todos os alunos para aquela realidade, acaba por envolvê-los de uma maneira tal que alguns alunos levam aqueles ensinamentos sobre o regime estudado, para o dia a dia. A interação dos alunos com essa realidade criada pelo professor, deixa-os tão próximos do movimento autocrata.
 No filme, fica bem claro alguns aspectos bem interessantes. Dentre eles, está o fato de que o professor ao tentar tornar o ensino do assunto mais instigante para os alunos, que no começo não se demonstraram tão empolgados, não tinha noção da proporção que essa forma de ensino viria a tomar, nem do poder de influência que ele exercia em sala de aula. Por se tratar de um público de adolescentes, o grupo ainda se torna mais influenciável pela figura do professor como líder e formador de opinião.
 A filme também traz uma lição, nunca deixe que a vontade em grupo, usurpe seus direitos individuais.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes