Buscar

ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO prova

Prévia do material em texto

ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
CEL0466_A2_201801089396_V1 
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	Aluno: KELCIANE DE LOURDES RODRIGUES
	Matrícula: 201801089396
	Disciplina: CEL0466 - ASP.ANT.E SOCIOL.EDU 
	Período Acad.: 2018.1 EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		
	
		1.
		A Sociologia surge a partir da contribuição de um importante filósofo francês positivista. Segundo esse pensador, considerado o pai da Sociologia, "a Sociologia deveria se orientar no sentido de conhecer e estabelecer as leis imutáveis da vida social, abstendo-se de qualquer consideração crítica, eliminando também qualquer discussão sobre a realidade existente, deixando de abordar, por exemplo, a questão da igualdade, da justiça e da liberdade." (2001, p. 31)
Assinale a alternativa que corresponde ao nome desse filósofo:
	
	
	
	 
	( ) Augusto Comte
	
	
	( ) Karl Marx
	
	
	( ) Levi Strauss
	
	
	( ) Max Weber
	
	
	( ) Pierre Bourdieu
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		2.
		 
Comte propôs uma reforma completa da sociedade, começando pela "reforma intelectual plena do homem". Ao modificar a forma de pensar do homem, por consequência, as instituições se transformariam.  O sociólogo, estudando os fenômenos sociais com o mesmo espírito que animava os astrônomos, os físicos, os químicos e os biólogos, deveria fornecer os resultados de suas pesquisas aos homens de Estado, para que esses evitassem ou atenuassem as crises sociais.  Auguste Comte é considerado o pai da Sociologia, também conhecida como Física Social. Sobre Conte é correto dizer que:
I. sua filosofia nega que a explicação dos fenômenos naturais, assim como sociais, provenha de um só princípio.
II. trouxe para as ciências sociais o modelo das ciências exatas.  O conhecimento para ele deveria ser feito de leis provadas com base nos fatos.
III. em sua nova ciência inicialmente chamada de física social e posteriormente Sociologia, usou a observação, a experimentação, da comparação e a classificação como métodos.
IV. Para firmar a Sociologia como ciência, utilizou as ciências naturais como modelo, pois essas já tinham credibilidade no meio científico.
 
	
	
	
	
	Somente I está correta
	
	
	Somente II está correta
	
	 
	Todas estão corretas.
	
	
	Somente III está correta
	
	
	Somente IV está correta
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		3.
		O processo da industrialização e a expansão das cidades influenciaram, em muito, o desenvolvimento do sistema educacional. Até as primeiras décadas do século XIX, a maioria da população não tinha acesso a nenhum tipo de educação escolar. Porém, com a rápida expansão da economia industrial, houve uma enorme demanda de um ensino especializado capaz de formar uma mão de obra instruída (GIDDENS, Anthony. Sociologia. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2005, p. 396). De acordo com as informações do texto acima, podemos concluir que:
	
	
	
	
	Os hábitos sociais e as experiências práticas do trabalho não são conteúdos tratados pela educação escolar.
	
	 
	A expansão escolar está associada a demandas colocadas pela vida nas cidades e pelas novas formas de organização do trabalho.
	
	
	Os saberes escolares vieram substituir outras formas de saber, construídos na família e na comunidade como um todo.
	
	
	O fenômeno da industrialização não interferiu no papel da escola, pois o treinamento da mão de obra especializada é uma prerrogativa das diferentes categorias profissionais.
	
	
	O processo de industrialização e de desenvolvimento do sistema capitalista impediu a expansão escolar.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		4.
		CIÊNCIA EM SI (Gilberto Gil)   Se toda coincidência/Tende a que se entenda/E toda lenda/Quer chegar aqui/A ciência não se aprende/A ciência apreende/A ciência em si/Se toda estrela cadente/Cai pra fazer sentido/E todo mito/Quer ter carne aqui/A ciência não se ensina/A ciência insemina/A ciência em si/Se o que se pode ver, ouvir, pegar, medir, pesar/Do avião a jato ao jaboti/Desperta o que ainda não, não se pôde pensar/Do sono do eterno ao eterno devir/Como a órbita da terra abraça o vácuo devagar/Para alcançar o que já estava aqui/Se a crença quer se materializar/Tanto quanto a experiência quer se abstrair/A ciência não avança/A ciência alcança/A ciência em si
A música faz uma "homenagem" à Ciência e nos remete à compreensão de que devemos muito a ela. A Ciência revela, desvela, anuncia, cria, recria, prova e comprova muitos sentidos da existência humana e os seus avanços.
Qual a  ÚNICA  opção que apresenta uma informação contrária sobre a Ciência em si?
	
	
	
	
	Pela pesquisa busca critérios de verdades rompendo com o senso comum
	
	
	Fundamenta-se no estudo sistemático e racional não permitindo "achismos"
	
	 
	Explica o mundo a partir do senso comum e do mito
	
	
	Suas conclusões são obtidas e testadas através do método científico
	
	
	Tomou para si as explicações de mundo rompendo com o mito
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		5.
		A Sociologia surgiu como uma ciência social que tomava as ciências naturais como modelo. Os princípios de objetividade e neutralidade científicas do Positivismo são uma expressão disso. No entanto, as Ciências Humanas e Sociais se diferem das Ciências Naturais.
Nesse sentido podemos afirmar:
I. O objeto de estudo das Ciências Sociais é complexo e inconstante, os fenômenos sociais variam no tempo e no espaço.
II. Há uma estreita relação entre sujeito-objeto nas Ciências Sociais posto que os cientistas sociais estão estudando fenômenos humanos e, dessa forma, o pesquisador é também objeto de estudo.
III. O pesquisador nas Ciências Sociais pode ser igualmente neutro ao desenvolver seu trabalho pois como pesquisador não sofre influência social ou cultural qualquer.
Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
	As alternativas II e III estão corretas
	
	
	As alternativas I e III estão corretas
	
	 
	As alternativas I e II estão corretas
	
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	
	Nenhuma alternativa está correta
	
	
	
		
	
		6.
		(Cf. UEL - 2003) O etnocentrismo pode ser definido como uma "atitude emocionalmente condicionada que leva a considerar e julgar sociedades culturalmente diversas com critérios fornecidos pela própria cultura. Assim, compreende-se a tendência para menosprezar ou odiar culturas cujos padrões se afastam ou divergem dos da cultura do observador que exterioriza a atitude etnocêntrica. (...) Preconceito racial, nacionalismo, preconceito de classe ou de profissão, intolerância religiosa são algumas formas de etnocentrismo (WILLEMS, E. Dicionário de Sociologia. Porto Alegre: Editora Globo, 1970. p. 125.)" Com base no texto assinale a alternativa cujo discurso revela uma atitude etnocêntrica:
	
	
	
	
	Os critérios de julgamento das culturas diferentes devem primar pela tolerância e pela compreensão dos valores, da lógica e da dinâmica própria a cada uma delas.
	
	
	As culturas podem conviver de forma democrática, dada a inexistência de relações de superioridade e inferioridade entre as mesmas.
	
	 
	A existência de culturas subdesenvolvidas relaciona-se à presença, em sua formação, de etnias de tipo incivilizado.
	
	
	Ospovos indígenas possuem um acúmulo de saberes que podem influenciar as formas de conhecimentos ocidentais.
	
	
	O encontro entre diferentes culturas propicia a humanização das relações sociais, a partir do aprendizado sobre as diferentes visões de mundo.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		7.
		No século XVII, surge um movimento que fortalece a ideia de que o homem produz a história e não a Divina providência. Essa concepção fundamentava a ideia de que a sociedade podia ser compreendida porque, ao contrário da natureza, ela é obra dos próprios indivíduos. O pensamento filosófico desse século contribuiu para a popularização do pensamento científico. Segundo Francis Bacon, a Teologia perdeu o posto de norteadora do pensamento. A autoridade, que exatamente constituía um dos alicerces da teologia, deveria, em sua opinião, ceder lugar a uma dúvida metódica, a fim de possibilitar um conhecimento objetivo da realidade. Os pensadores desse período defenderam, assim, o emprego sistemático da razão e do livre exame da realidade. Que movimento é este? (COMPREENSÃO CIENTÍFICA 5)
	
	
	
	
	Liberalismo
	
	
	Humanismo
	
	
	Renascimento
	
	
	Iluminismo
	
	 
	Racionalismo
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		8.
		Vários movimentos contribuíram para a criação da Sociologia. Um deles que teve início no século XVIII entre os pensadores franceses e ideólogos da burguesia.  Esse movimento elege a "razão" como o grande instrumento de reflexão capaz de melhorar e empreender instituições mais justas e funcionais. No entanto, se o homem não tem sua liberdade assegurada, a razão acaba sendo tolhida por entraves como o da crença religiosa ou pela imposição de governos que oprimem o indivíduo. A racionalização dos hábitos era uma das grandes ideias defendidas pelo iluminismo. Este movimento foi?
	
	
	
	
	Teocentrismo
	
	
	Imperialismo
	
	
	Feudalismo
	
	
	Renascimento
	
	 
	Iluminismo
	
	
	
	Legenda:   
	 
	 Questão não respondida
	 
	 
	 Questão não gravada
	 
	 
	 Questão gravada
	
Exercício inciado em 14/04/2018 11:41:10.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes