Buscar

U3S1 APRENDIZAGEM

Prévia do material em texto

U3 - Seção 1
Atividade Diagnóstica
Nas bactérias Gram-positivas e Gram-negativas, está presente uma molécula de DNA (fita dupla, contínua e arranjada de forma circular), a qual é denominada de cromossomo bacteriano. O cromossomo carrega toda informação genética da célula bacteriana, bem como suas funções celulares. Com relação as estruturas internas das bactérias, como é denominado o local onde está presente a molécula de DNA?
Escolha uma:
a. Citoplasma.
b. Nucleoide Correto
c. Membrana plasmática
d. Ribossomos
e. Flagelos
Texto da questão
A técnica de coloração de Gram é aplicada em bactérias Gram-positivas e Gram-negativas. Com relação ao procedimento desta técnica, marque “V” para verdadeira e “F” para falsa:
( ) Apenas as bactérias Gram-positivas retêm o corante violeta e iodo, os quais vão gerar uma cor violeta escuro ou púrpura.
( ) Com a aplicação do álcool na etapa subsequente, as estruturas que permanecem com a cor violeta escuro ou púrpura, são classificadas como Gram-negativas e as que perdem a cor são classificadas como Gram-positivas.
( ) Com a aplicação de corante de cristal violeta e o iodo, forma-se um complexo maior do que a molécula que entrou, impedindo sua saída desse complexo nas bactérias Gram-positivas (permanecendo a cor violeta escuro ou púrpura).
( ) Nas bactérias Gram-negativas, a aplicação do álcool rompe a camada de polissacarídeos e o complexo formado pelo cristal violeta e iodo é removido da célula.
( ) A aplicação do corante safranina irá corar a bactérias Gram-positivas na coloração rosa.
Escolha uma:
a. V, V, F, F e V
b. V, F, F, V e V
c. F, V, V, F e V
d. F, F, V, V e F Correto
e. F, F, V, F e V
Texto da questão
As bactérias são microrganismos microscópicos que variam entre 0,2 a 2,0 µm de diâmetro por 2 a 8 µm de comprimento. As bactérias possuem duas formas básicas, na forma de cocos (esféricos) e na forma de bacilos (formato de bastão e de espiral). Com relação das principais características das bactérias Gram-positivas e Gram-negativas é correto afirmar:
 I. A parede de peptideoglicana é fina nas bactérias Gram-positivas e espessa nas bactérias Gram-negativas.
 II. As bactérias Gram-negativas não possuem o espaço periplasmático.
 III. As bactérias Gram-positivas possuem maior resistência a ruptura física e por lisozimas do que as bactérias Gram-negativas.
 IV. As bactérias Gram-negativas possuem uma camada externa, enquanto que as bactérias Gram-positivas não possuem.
 V. Na reação de Gram, as bactérias Gram-positivas irão se corar de violeta-escuro ou púrpura, enquanto que, as bactérias Gram-negativas irão se corar de rosa ou vermelho.
Escolha uma:
a. Somente as afirmativas III, IV e V são corretas Correto
b. Somente as afirmativas I, II e III são corretas
c. Somente as afirmativas II, IV e V são corretas.
d. Somente as afirmativas I, III e V são corretas
e. Somente as afirmativas II, III e V são corretas

Outros materiais