Buscar

alegações finais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXCELENTISSÍMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1ª VARA CRIMINAL DA COMARCA DE OURINHOS, ESTADO DE SÃO PAULO.
Autos nº: xxxx
JOÃO, já qualificado nos autos em epígrafe, representado por seu bastante procurador e advogado (procuração em anexo), com fulcro no art. 403, §3º do Código de Processo Penal, vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência apresentar
ALEGAÇÕES FINAIS 
pelos fatos e fundamentos a seguir expostos.
I – DOS FATOS
O denunciado encontra-se incurso na sanção do crime descrito no art. 148, §1º, V do Código Penal, posto que na data de 10/05/2017 supostamente mediante violência teria levado para sua residência MARIA, dançarina da casa noturna Sangue Azul, mediante violência com intenções de práticas libidinosas.
Destaca-se que a denúncia foi recebida, contudo, não foi apresentada Resposta à Acusação, assim o Magistrado verificando que não era hipótese de absolvição sumária designou data para audiência de Instrução e Julgamento, ocasião em que a vítima e testemunhas de acusação foram inquiridas.
As testemunhas de defesa declararam com segurança terem se encontrado, na mesma noite e na mesma casa noturna com Maria, após sua saída com o denunciado.
Ao ser interrogado, o denunciado afirmou ter convidado Maria para r até sua casa, e esta havia concordado mediante pagamento, alegando ainda que em momento posterior, ambos discutiram sobre o valor a ser pago, tendo assim Maria saído revoltada com a promessa de vingança. 
II - PRELIMINARES
Primeiramente, conforme entendimento sumulado do STF Nº 523, se faz necessário a decretação de nulidade absoluta do processo pois após a citação do réu, não houve apresentação de resposta a acusação, momento em que o juiz deveria ter nomeado defensor para o réu, conforme previsto no art 396-A parágrafo 2º. 
	A resposta inicial, assim, nesse contexto, é ato de defesa – porque através dela, inclusive, pode alcançar-se a absolvição sumária (artigo 397 do CPP) e, portanto, indispensável, devendo ser oferecida pelo defensor do acusado – constituído ou nomeado. 
	É certo, pois, que a ausência de resposta do acusado, por defensor técnico, ofende a legislação processual e, também, ataca o Princípio da Ampla Defesa e contraditório, trazendo prejuízos ao acusado, pelo cerceamento de defesa a que se viu submetido, visto não ter podido, exercer o seu direito de resposta, em evidente ataque aos dispositivos da lei processual e artigo 5º., inciso LV da Constituição Federal. Indiscutível, no caso, o vício processual e constitucional, que prejudica e ataca, também, o Princípio do Devido Processo Legal. 
	Deve-se ser declarado nulo o processo, conforme a mais pura justiça. 
III- DOS FUNDAMENTOS
De acordo com os depoimentos das testemunhas inquiridas,constata-se que não há provas suficientes de que o fato narrado ocorreu, pois as mesmas alegam ter visto a vítima na mesma noite e na mesma casa noturna após sua saída com o denunciado declarando ainda que houve combinação de pagamento, e que a mesma foi por vontade própria até a casa do acusado, ocorrendo lá então desavenças entre os dois, que resultaram em discussão e promessa de vingança por parte da vítima. 
Por não haver provas com densidade suficiente para comprovar o cometimento do delito, restando apenas a palavra da vítima e a do acusado deve ser aplicado o principio in dubio pro réu, ou seja, na literal dúvida deve-se prevalecer a presunção de inocência do denunciado.
	IV – DOS PEDIDOS
	Diante das interpretações doutrinárias acima transcritas, requer a Vossa Excelência o seguinte: 
Que seja declarada a nulidade do processo, pela violação do principio de ampla defesa e contraditório. 
Caso não seja de entendimento de Vossa Excelência a nulidade do processo, que o denunciado seja absolvido, pela ausência de provas de que este concorreu para a prática do crime. 
Termos em que 
pede deferimento
Local, data
Advogado/OAB

Outros materiais