Buscar

apol Teoria do conhecimento

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Teoria do Conhecimento
Leia a citação a seguir:
“Comte adotou um caminho: edificar com uma religião fundamentada no amor universal, tendo como alvo final a conquista da unidade humana e da Paz estável. A concretização dessa utopia suprema exige uma linguagem inteligível por todos os povos, baseada em princípios invariáveis que só podem ser oferecidos pela ciência, cuja escala revisou e completou, preenchendo lacunas e extirpando vícios lógicos. Religião, para Augusto Comte o mais bem composto dos vocábulos, significa ligar duas vezes: primeiro, o interior, pelo Amor e, depois, religá-lo ao exterior, pela Fé racional”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOARES, Mozart Pereira. O positivismo no Brasil. Porto Alegre. AGE/UFRS. 1998. p.9-10)
De acordo com a citação acima e os conteúdos do livro-base Epistemologia das Ciências Sociais, assinale a alternativa que reproduz corretamente o teor do lema positivista,.  
	
	A
	“O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim”
	
	B
	“Liberdade, igualdade e fraternidade”.
	
	C
	“Se você acha que pode, ou sonha que pode, você pode”.
	
	D
	“Sim, nós podemos!” (Yes, we can!)
	
	E
	“Só o amor constrói: retroceder nunca, render-se jamais”.
 
Questão 2/5 - Teoria do Conhecimento
Leia a citação a seguir:
“Hegel explica que o lógico teria três lados, os quais, no entanto, não poderiam ser separados, mas teriam de ser encarados como momentos ‘de todo conceito ou de todo verdadeiro enquanto tal’. O primeiro lado seria o abstrato ou do entendimento; o segundo, o dialético, ou negativo-racional; o terceiro, o especulativo ou positivo-racional”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HOSLE, Vittorio. O sistema de Hegel. São Paulo. Loyola. 2007. p. 208.
De acordo com a citação acima e os conteúdos do livro-base Epistemologia das Ciências Sociais, esses três lados ou momentos da dialética hegeliana ficaram conhecidos pelos termos...
	
	A
	tese, antítese e síntese.
	
	B
	falseador, verificável e investigativo.
	
	C
	vontade, espaço e representação.
	
	D
	ideal, corriqueiro e abstrato.
Questão 3/5 - Teoria do Conhecimento
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Comte fundou uma corrente filosófica conhecida como ‘positivismo’ com o objetivo de reorganizar o conhecimento humano. [...] Para o positivismo, tudo o que se refere ao saber humano pode ser sistematizado segundo os princípios adotados como critério de verdade para as ciências exatas e biológicas. Isso se aplicaria também aos fenômenos sociais, que deveriam ser reduzidos a leis gerais como as da física”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERRARI, Márcio. Auguste Comte, o homem que quis dar ordem ao mundo. Nova Escola, 01/10/2008. <http://revistaescola.abril.com.br/formacao/auguste-comte-423321.shtml>. Acesso em 10 de mar. 2016.
De acordo com o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Epistemologia das Ciências Sociais, para o filósofo Auguste Comte a sociologia consiste no... 
	
	A
	estudo das formas pelas quais o ser humano europeu submeteu-se à teologia.
	
	B
	aprofundamento das diferenças sociais pelo uso da ciência e da razão aplicadas.
	
	C
	recrudescimento das formas de estudo científicas sobre a condição humana.
	
	D
	estudo sistemático da natureza dos fenômenos da física e da matemática.
	
	E
	estudo aprofundado da história e explicação da evolução g
Questão 4/5 - Teoria do Conhecimento
Leia a citação a seguir:
“Não podemos conhecer tudo. O númeno é, para Kant, o nome daquilo que, no conhecimento, não se pode conhecer. O númeno deixa um furo no conhecimento, que se constitui através da sensibilidade associada ao entendimento. O númeno vem barrar uma suposta totalidade do conhecimento; não é o objeto que se apresenta aos sentidos, mas o objeto que tomamos ‘quando pensamos nele em si como simplesmente inteligível, ou seja, dado somente ao entendimento e não aos sentidos’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUINET, Antônio. Um olhar a mais. Rio de Janeiro. Zahar. 2004. p. 51)
Para Kant, nosso conhecimento não se refere às coisas em si, mas apenas às coisas dadas pela sensibilidade, ou seja, aos objetos que se apresentam por meio de fenômenos. De acordo com os conteúdos das aulas e do livro-base Epistemologia das Ciências Sociais sobre a coisa em si para Kant, é correto afirmar que:
	
	A
	O númeno é a “coisa em si”, ou seja, aquilo que aparece para os nossos sentidos; na filosofia kantiana, o númeno é a garantia da percepção da realidade tal como ela é.
	
	B
	Segundo Kant, a “coisa em si” é inalcançável pelo entendimento humano; ou seja, podemos conhecer apenas os fenômenos e a forma como eles se apresentam.
	
	C
	A “coisa em si”, na filosofia kantiana, pode aparecer para os nossos sentidos, da mesma forma como os fenômenos aparecem para o nosso intelecto.
	
	D
	Númeno, aparência, experiência sensível e realidade fenomenológica não só são conceitos complementares, como são sinônimos no arcabouço da filosofia kantiana.
	
	E
	Segundo Kant, os objetos da experiência sensível são apreendidos através do númeno, que é dado somente aos sentidos, sendo, portanto, simplesmente inteligíveis.
Questão 5/5 - Teoria do Conhecimento
Leia o texto a seguir:
Segundo definições facilmente encontradas nos melhores dicionários da língua portuguesa, o conceito de “Epistemologia” abrange a teoria ou ciência da origem, natureza e limites do conhecimento.
Fonte: Texto elaborado pelo autor das questões.
De acordo com o texto acima, os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Epistemologia das Ciências Sociais, a palavra epistemologia é composta de dois termos gregos, “epistéme” e “logia”, os quais significam, respectivamente:
	
	A
	espírito e conhecimento.
	
	B
	alma e saber.
	
	C
	ciência e conhecimento.
	
	D
	razão e estudo.
	
	E
	lógica e ciência.

Outros materiais