Buscar

Liberdade e suas Implicações na Sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A liberdade humana e a violência social 
A liberdade é o direito de escolher suas próprias vontades, sendo seus objetivos e caminhos. Ressaltando que é extremamente importante respeitar, ou seja, ir até o ponto em que não prejudique a liberdade alheia. Logo, liberdade e segurança são similares, digamos que gêmeas, não sendo possível liberdade sem segurança, pois uma precisa da outra. Segurança é, pois, um sentimento básico inerente ao próprio instinto de conservação da espécie humana. A segurança é função em grande parte do conhecimento que se tem das coisas e do ambiente. É o próprio sentimento de liberdade! É a função do conhecimento das possibilidades de agirmos sem sofrer reações contrárias. Em suma: liberdade é uma coisa complexa e até perigosa! Por isso mesmo, só a vigilância garante o exercício sadio da liberdade! 
 	Por outro lado, vemos que a violência faz parte da vida do homem desde os tempos remotos. É uma questão de sobrevivência e sempre foi gerada pelos mesmos fundamentos, dos quais destaco a ambição e a desigualdade social. 		Se fizermos uma retrospectiva da história universal, incluindo os livros do velho Testamento, concluiremos que sempre houve na Terra, ricos e pobres. Nos tempos mais remotos, os povos não conheciam a paz porque os pobres que possuíam sentimento reagiam contra os ricos, redundando nas constantes guerras ao longo das Idades Antiga e Média.					Portanto, enquanto o menino rico aguarda na porta do colégio um carro particular para levá-lo a duas quadras de casa, o menino pobre caminha, muitas vezes com fome, dois, três ou mais quilômetros para ir e vir do colégio, isto quando pode estudar. Esta criança já cresce revoltada. Quando adulta, extravasa sua revolta justamente contra os ricos e contra todos que aparentem melhores condições financeiras, pois lhe faltou berço.
 
2. A liberdade humana e o mundo tecnológico
	    De fato, vivemos em uma época onde a liberdade de expressão e a censura são temas discutidos com muita frequência. Para algumas pessoas, nós vivemos em uma sociedade onde tudo é permitido, podemos falar e discutir sobre qualquer tema livremente sem nos preocupar em sermos políticos, mas para outros, isso não é bem assim.								Para boa parte da população, o telefone celular, é um item necessário, sendo esses aparelhos, na sua maioria, portadores de câmeras para foto e vídeo, que podem enviar instantaneamente seu conteúdo à rede global de internet, que possui grandes vitrines de informações livres de censura, como redes sociais, sites, dentre outros.  Por outro lado, uso da tecnologia, pode ser feito para prejudicar alguém, expor sua privacidade somente para prejudicá-la. Onde invade a privacidade do outro, não a dando o direito de poder exercer a sua liberdade. Pois, a pessoa até ficará com medo de postar uma foto, e vir outra de má fé, pegar a sua foto, digitalizar, para usa-la de alguma forma, levando a atingir o outro de alguma forma.

Outros materiais