Buscar

METODOLOGIA VISITA DOMICILIAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

METODOLOGIA VISITA DOMICILIAR (VD)
	De acordo com Verdi et al (2005), a visita domiciliar constitui-se de várias etapas que se sucedem, porém, na prática, estas etapas não são identificadas com uma delimitação precisa. 
Para realização da visita domiciliar seguimos algumas etapas até sua concretização, entre estas estão: Planejamento, Execução, Registro dos Dados e Avaliação.
1 - Planejamento – que inicia-se com a seleção da(s) família(s) seguindo critérios estabelecidos pela equipe de saúde, as necessidades prioritárias das famílias, também deve-se considerar o tempo disponível, o horário adequado para famílias e equipe de saúde, devemos considerar também o tipo de transporte e tempo para locomoção até o domicílio da família. Ainda na fase de planejamento tem a coleta de dados – relaciona-se as informações referentes à família, coletados dos prontuários, relatórios, dos ACS e vizinhos, da própria família).
	Após esta fase inicial de definição de quem visitaremos teremos que realizar o Plano da Visita Domiciliar , um dos momentos mais importantes do planejamento, em que definiremos o que realmente pretendemos fazer na VD, o que necessitamos, a revisão dos conhecimentos necessários para a assistência de enfermagem à família. 
O Plano da VD constitui-se dos seguintes critérios:
Identificação do cliente/família – endereço completo, ponto de referência, telefone, número do codastro da família e/ou do prontuário do cliente.
Objetivo geral – o que pretendemos alcançar na VD, qual nossa meta?
Objetivos específicos – o que precisamos fazer, conhecer para alcançarmos nossa meta?
Dados sobre as condições de saúde do cliente/família – diagnóstico médico, tratamento medicamentoso, condições sanitárias, socioeconômicas.
Material utilizado/necessário para VD – estetoscópio, esfigmomanômetro, pacote de curativo, material impresso, pacote de curativo, entre outros. Previsão de carro.
Tempo de execução – estimar o tempo, em média 30-45 minutos.
Revisão de literatura – revisão bibliográfica sobre os conteúdos que abordaremos e planejaremos a assistência de enfermagem.
Assistência de enfermagem – descrever os cuidados de enfermagem que serão orientados;
Referências bibliográficas utilizadas no plano de VD.
2 – Execução – Esta fase inicia-se após o plano elaborado, é a aplicação do mesmo. Ao iniciar a VD devemos nos apresentar (nome e função) e solicitar permissão para a realização da mesma. Em seguida apresentar os objetivos da VD, ou seja, explicar o motivo pelo qual estamos ali. Durante a visita domiciliar devemos seguir alguns critérios para alçarmos os objetivos da VD, a seguir:
Atender as prioridades traçadas;
Usar linguagem clara;
Não fornecer dados pessoais;
Permitir que a família fale dos seus problemas;
Prestar assistência sem ferir os princípios científicos;
Observar o ambiente e reações das pessoas;
Evitar comer alimentos e beber;
Avaliar anotando pontos positivos e negativos para posterior modificação dos objetivos a serem alcançados;
Ao final da VD o profissional deve resgatar os objetivos e fazer uma síntese do que foi realizado para a família (Takahashi & Oliveira, 2001)
3 - Registro de dados – nesta etapa registramos no prontuário do cliente/família os dados coletados na entrevista ou observação, os dados mensuráveis, os diagnósticos/análises de enfermagem sobre o cliente/família e os cuidados/intervenções realizadas e orientadas. O registro deve ser claro, objetivo, sintético e ter uma seqüência lógica. Podemos utilizar o método Weed – prontuário orientado para os problemas do paciente: SOAP - S – Subjetivo, O- objetivo, A – análise ou diagnósticos de enfermagem, P –plano de cuidados. 
Os registros no prontuário servem para dar continuidade no atendimento a família, para permitir que a equipe de saúde conheça outras informações sobre o cliente e família, tomar providências necessárias, (Takahashi & Oliveira, 2001).
4 – Avaliação – é a etapa que a equipe de saúde verifica se os objetivos foram alcançados, se o preparo para a realização da VD foi adequado, o tempo estimado foi cumprido, as dificuldades encontradas, se as intervenções propostas forma adequadas para a situação de saúde do indivíduo e família. Avaliamos também se a família progrediu no cuidado, dentre outras situações, (Takahashi & Oliveira, 2001). A partir desta etapa é que a equipe e o enfermeiro definem as ações que deverão ser encaminhadas, os contatos com demais profissionais para solução dos problemas encontrados. Planejamos as atividades necessárias para o desenvolvimento da próxima VD. 
Referências bibliográficas:
1 – TAKAHASHI, R. F. & OLIVEIRA, M. A . de C. A Visita Domiciliária no contexto da Saúde da Família. In: Manual de Enfermagem. Instituto para o Desenvolvimento da Saúde. Universidade de São Paulo. Ministério da Saúde. Brasília: 2001, p. 43-46. 
2 – VERDI et al. Atenção Primária em Saúde: Saúde Coletiva e Saúde da Criança. Florianópolis, UFSC/NFR, 2005.

Outros materiais