Buscar

ETNOCENTRISMO E O RELATIVISMO CULTURAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ETNOCENTRISMO E O RELATIVISMO CULTURAL.
Etnocentrismo é a ideia de um determinado povo, de uma determinada cultura, de que a sua cultura que envolve seus costumes, são superiores perante aos demais, os quais são tidos como “inferior ou diferentes”, que devem submeter a ideia dos outros. Ele consiste na não aceitação da diferença, de olhar para uma cultura com preconceito, julgando por estereótipos. E, na percepção dessas diferenças, se faz uma hierarquização das culturas, onde a minha cultura é considerada melhor e mais desenvolvida, que as outras, assim, tendo a minha como certa, julgando-se as outras, por “certo ou errado”, através dos padrões da minha cultura, diminuindo e desvalorizando a cultura do outro. Por exemplo: vemos nessa situação, os conflitos entre o europeu e o índio, onde o “homem branco” se considera mais evoluído que os indígenas, por eles serem seres incultos, e pretendem iniciar um processo de socialização, introduzindo seus hábitos, costumes, sua religião aos índios, querendo transformá-los de seres biológicos à seres sociáveis. 
Enquanto, que o multiculturalismo ele é focado na ideia do relativismo cultural, ou seja, de que todas as culturas, cada uma é diferente entre as outras, cada uma são distintas, e são tão plausíveis, quanto a sua. E, além disso, não há uma ideia de absolutismo cultural, ou uma cultura certa perante as demais, todas as culturas são válidas, e cada uma desenvolve de um determinado jeito. O Relativismo Cultural, sugere conformar e não confrontar as diferenças culturais, tanto em nossa sociedade tanto quanto em outra cultura particular, ou seja, estamos relativizando quando vemos que as verdades da vida são MENOS uma questão de essência das coisas e MAIS uma questão de posição, quando compreendemos o “outro” nos seus próprios valores e não nos nossos, portanto, relativizar é não transformar a diferença em hierarquia, em superiores e inferiores ou em “bem ou mal”, mas poder compreender na sua dimensão de riqueza por ser diferença. 
Uma correlação de uma ideia de etnocentrismo, é que a partir do momento que você tem em sua mente, que você é superior culturalmente, ou intelectualmente, de toda as formas, você passa um olhar a outras pessoas, com um olhar de inferioridade, de menosprezo. A cultura é algo que os indivíduos adquirem ao longo do tempo, por meio de um desenvolvimento social, e as culturas se reproduzem das mais diversas expressões, o mais importante é que ela vai mostrar a identidade de um povo, ela vai diferenciar quem nós somos frente aos outros indivíduos, e é partir daí que podemos obter esse pensamento de multiculturalismo e etnocentrismo, na qual deverá relativizar, ter um comportamento em entender outras culturas, e outros grupos sociais.

Outros materiais