Buscar

Psicologia Organizacional

Prévia do material em texto

Psicologia Organizacional
Nos dias atuais, onde vivemos uma economia estável, está cada vez mais difícil lidar com o estresse no ambiente de trabalho. São momentos de incertezas o qual torna o dia dos trabalhadores mais difíceis. 
Com o aumento do desemprego, várias famílias passaram a viver apenas com uma única renda, gerando um aumento significativo de inadimplências, tornando o dia desses trabalhadores mais incertas, são diversos questionamentos para si mesmo: Porque trabalho tanto e meu salário não rende, não dar para nada, ao menos dar para pagar as dívidas de casa.
Os trabalhadores brasileiros são os que mais passam tempo dentro de transportes coletivos ou em seus veículos em trajeto de casa para o trabalho/ do trabalho para casa, chega cerca de 4 horas entre um trajeto o que se torno muito cansativo e desgastante. Gerando uma insatisfação do trabalhador, o cansaço físico e mental dificulta a execução e um bom desempenho em suas atividades laborativas. Os colaboradores estão cansados, salário baixo, muitos anos esperando por uma promoção a qual a empresa não tem a intenção de proporcionar. São vários elementos que faz da vida desses colaboradores um caos. 
O estresse tem transformado a vida desses trabalhadores mais difíceis, o rendimento já não é o mesmo, a vida pessoal e profissional tem ido de mau a pior, e como devo agir como um gestor para que ao menos tente minimizar esse quadro na minha empresa? É preciso ter bom discernimento, empatia e persuasão para saber administrar esse caos entre os funcionários, promover ações de incentivos e motivacionais, seja beneficiando o melhor da campanha com folgas ou brindes, gerindo a escala de trabalho e produção, em casos mais graves propondo férias aqueles o qual já tem direito ao gozo determinado por lei.
É necessário trabalhar a autoestima dos colaboradores, para que não afete o bom desempenho e bom funcionamento do trabalho, é preciso saber identificar e reconhecer os sinais de estresse para poder trabalhar com seu pessoal, melhorar a comunicação para administrar esse novo cenário.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas Recentes