A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Competências Profissionais

Pré-visualização | Página 2 de 3

atividades,que deve ser feito (objetivos) e como deve ser feito (planos) Sobral e Peci alertam que importa é o grau de integração e motivação que desencadeia nos membros organizacionais,como a aprendizagem organizacional que processo possibilita.
Projeção financeira: é a expectativa calculada,que expõe,longo de determinado período, a evolução de determinado investimento.
Obrigações:formam parte negativa do patrimônio(passivo)pagar fornecedores,empréstimos,financiamentos,salários,etc,(capital de terceiros,representam recursos originários de terceiros,usados p/aquisição de ativos de propriedade entidade.Sendopassivo exigível).
QE (quociente emocional): emoções do indivíduo e capacidade de lidar com as emoções dos outros.
Rentabilidade: retorno esperado de um investimento.
Receitas correspondem ao dinheiro que uma companhia recebe provendo serviços ou vendendo bens aos clientes.
Risco: potencial de perda ou a possibilidade de um investimento não atingir o nível de retorno esperado.
Serviços:são ofertas intangíveis de empresas e não podem ser manuseadas, armazenadas. Ex:advogados,cabeleireiros e médicos.
Sistemas econômicos:combinação de políticas,leis e escolhas feitas pelo governo de país a fim de estabelecer sistemas q determinam quais bens e serviços são produzidos e como são alocados.
Sistemas de informação2:automatizado ou manual que abrange pessoas,máquinas e métodos organizados p/coletar, processar,transmitir e disseminar dados q representam informação p/usuário ou cliente.Manipula dados e gera informação,usando ou não recursos de tecnologia da informação.
Sumário executivo:É resumo do plano de negócios,síntese tendo os dados mais importantes.Deve ser eficaz na comunicação p/ que desperte ointeresse do leitor no negócio.
Status quo: situação atual; no mesmo estado que antes.
Taxa nominal rendimento do capital investido em determinado período.Preferencialmente,devem ser descontados impostos.Taxa de inflação:deve ser relacionada ao mesmo tempo do rendimento da taxa nominal.É o aumento geral de preços relativo esse período.Taxa real:é o q realmente o investimento proporcionou de retorno,descontada a inflação do período em questão.
Teoria da Contingência:parte do princípio da Administração relativa e situacional,depende de circunstâncias ambientais e tecnológicas da organização.
Universidade corporativa:instituição ensino técnico/superior ligada empresas privadas e públicas,c/objetivo de dar cursos específicos aos colaboradores.
Vantagem comparativaconceito que cada país devia especializar em produtos q consegue produzir rapidamente e a custos inferiores e importar os que outros países podem produzir mais rapidamente e a custos inferiores.Vantagem competitiva:vantagem q uma empresa tem em relação aos concorrentes;vantagem única, difícil de imitar.
Gerenciamento de Informações Financeiras e Orçamentárias para Tomada de Decisões: Considerações financeiras: disponibilidade de recursos próprios ou financiamentos.“É proibido somar ou subtrair e comparar quantias de dinheiro que não estejam na mesma data.”
Cálculo do Retorno do Investimento é ganho/perda proporcionados pelo investimento em período de tempo.
Renda fixa: não há ganho ou perda de capital, somente o recebimento de juros:
Retorno da renda variável:Existem dois componentes a serem analisados:ganho ou perda do capital e o fluxo de caixa,representados p/dividendos ou distribuição de lucros.várias técnicas de investimentos,da simples às sofisticadas as três principais e usadas são: • Período de retorno (payback).• Valor Presente Líquido (VPL). • Taxa Interna de Retorno (TIR).Período de retorno (payback):avalia o tempo que projeto demorará p/retornar total do investimento inicial, qto mais rápido o retorno,menor o payback melhor o projeto.Deve ser mensurado em tempo,qto menor for o tempo p/recuperar o investimento, melhor.
Valor Presente Líquido (VPL):método alternativo ao do payback, que corrigi as principais deficiências apresentadas.Para usar o VPL, é necessária a construção do fluxo de caixa do projeto, considerando os seguintes componentes:
•Investimento inicial e investimentos adicionais. • Fluxos de caixa positivos ou negativos do retorno.• Valor residual do investimento,se houver.Método usa princípios damatemática financeira,calculandovalor presente do fluxo de caixa do investimento.
Taxa Interna de Retorno (TIR):tdesconto hipotético que,qdo aplicada a fluxo de caixa,faz c/que valores das despesas,trazidos ao valor presente,seja igual valores dos retornos dos investimentos, trazidos ao valor presente.Para usar,necessária a construção do fluxo de caixa do projeto, considerando os componentes:• Investimento inicial e investimentos adicionais.•Fluxos de caixa positivos ou negativos do retorno.•Valor residual do investimento se houver.TIR• mede a rentabilidade do projeto.Corresponde o valor da taxa de juros que torna nulo o valor do VPL•é a taxa de juros que iguala, numa única data,os fluxos de entrada e saída de caixas produzidos p/operação financeira(aplicação ou captação).é a taxa de juros usada para descontar fluxo de caixa,produz um resultado nulo É relevante notar que a TIR é usada não somente para calcular a taxa de retorno (rentabilidade) de um investimento, como p/determinar custo de empréstimo/financiamento.
Equação de Fisher (para cálculos de rendimentos):todas as taxas,in ,ir,ij ,são expressas em forma centesimal.Taxa Acumulada de Inflação e Taxa Média.A taxa acumulada de inflação é medida p/aplicação consecutiva de taxas menores,igual que acontece nas taxas equivalentes (período menor para o maior).Índices de inflação p/medir variação dos preços e o impacto no custo de vida da população.A medição é feita por diversos órgãos especializados, como o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística),a FGV e a Fipe..O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo),considerado a inflação oficial do país,é medido pelo IBGE entre os dias 1º e 30 dpmês.Ele considera gastos de alimentação e bebidas;artigos de residência;comunicação;despesas pessoais;educação habitação;saúde e cuidados pessoais.O indicador reflete o custo de vida de famílias com renda mensal de 1 a 40 salários mínimos.O IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado),monitorado pela FGV.Registra a inflação de preços variados, desde matérias-primas agrícolas e industriais até bens e serviços finais.É usado na correção de aluguéis e tarifas públicas,conta de luz.Serve para todas as faixas de renda. IGPM – Índice Geral de Preços-Mercado: índice independente, feito pela Fundação Getúlio Vargas, é medido entre os dias 21 do mês anterior ao dia 20 do mês posterior. IPCA-IBGEÍndice de Preços ao Consumidor Ampliado:é medido regiões metropolitanas do paísÉ aceito p/medir alterações nocusto de vida.
A Utilização das Informações Contábeis para o Sucesso Empresarial •Usuários internos:pessoas ou os grupos de pessoas relacionados c/empresa:Gerentes Funcionários Diretoria Para tomada de decisões Com interesse em pleitear Melhorias Para execução de planejamentos organizacionais.•Usuários externos: Pessoas, o grupo ou os organismos s/facilidade de acesso direto às informações, mas qu recebem de publicações das demonstrações pela entidade, ou exigem de acordo com a lei.
Bancos Concorrentes Governo Fornecedores Clientes Analisar a concessão de financiamentos e medir a capacidade de retorno
Interessados em conhecer a ituação da empresa p/atuar no mercado.Ter informações s/ receitas e despesas, ver a parcela de contribuição de tributação.Conhecer a empresa p/ fazer análise de continuidade comercial entre si Medir a integridade da entidade e garantir que seus pedidos serão atendidos Patrimônio e seus Elementos. Conceito: “Conjunto de Conceito: 
Patrimônio Líquido(PL)o quarto grupo dos elementos patrimoniais que,com os bens,os direitos e obrigações,completará a demonstração contábil balanço patrimonial.O total do grupo patrimônio líquido é igual ao valor da situação líquida da empresa.O resumo deveser elaborado no sentido vertical,obedecendo à ordem de

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.