Buscar

Competências Profissionais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Administração é o “processo de planejar, organizar, dirigir e controlar a ação organizacional, o planejamento
Administrador: profissional q otimiza resultados de empresas pela atuação individual ou coletiva,de trabalham s/ orientação.
Análise de investimentosé avaliação crítica do emprego de capital em determinados negócios/empresas visando à obtenção de lucro.
Balanced scorecard1:indicadores balanceados de desempenho,que apresentam uma metodologia de medição e gestão de desempenho que considera as perspectivas financeiras os clientes,os processos internos,o aprendizado e o conhecimento.
Bens+Direitos:formam parte positiva do patrimônio(ativo)caixa;bancos;estoque;máquinas/equipamentos;terrenos;duplicatas receber 
Benchmarking:busca das melhores práticas que conduzem a um desempenho superior.
Bens de consumo:são bens q não são duráveis ou que são gastos ou consumidos no processo produtivo.Depois de consumidos, representam despesas, como combustíveis, material de escritório, material de limpeza etc.
Bens de renda: não destinados aos objetivos da empresa (imóveis destinados à renda ou ao aluguel).
Controle garante que o ciclo administrativo se complete.Ajuda os gestores a monitorar mudanças ambientais que afetam organização em percurso e sugerir mudanças que permitam alcançar resultados.Eles usam diferentes métodos p/controlar desempenho organizacional,como controles financeiros,sistemas de informação gerencial,auditoria,benchmarking, balanced scorecard. Considerações de ambiente empresarial: políticas, sociais,culturais e de meio ambiente.
Capital social:valor em contrato/estatuto,que forma a participação(em dinheiro, bens ou direitos)dos sócios/acionistas da empresa.
Considerações econômicas: rentabilidade e risco dos investimentos.
Consonância: ação ou efeito de soar em simultâneo ou ao mesmo tempo.
Custos são despesas relativas a aluguel, salários suprimentos, transportes etc.
Conhecimento: talentos e aptidões combinados da força de trabalho.
Demografia é o estudo de estatísticas relacionadas à vida de pessoas,como idade,gênero,raça e origem étnica, e localização geográfica.
Despesas variáveis:são valores pagos especial p/venda despesas variáveis:são valores pagos especial por vendas realizadas e são realizadas e são as mesmas p/segmentos de indústria, comércio e serviços.
Economia:ciência social que estuda como individuo e a sociedade decidem empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços,distribuí-los entre pessoas e grupos da sociedade,satisfazendo as necessidades humanas. 
E-learning: modalidade de ensino a distância que possibilita a autoaprendizagem.
Empowerment: delegação de autoridade, autonomia.
Endomarketing:abordagem que busca adaptar estratégias de marketing para uso no ambiente interno das organizações.
Fatores de Produção:Unidades Componentes dos Negócios p/prover bens e serviços, independentemente de operarem no setor c/ou s/finalidade lucrativa, as organizações precisam de insumos sob forma de recursos denominado fatores de produção:Quatro fatores de produção tradicionais que comuns atividade produtiva,recursos naturais,capital,mão de obra e empreendedorismo.Processo Empreendedor e Influências na Gestão das Microempresas e Pequenas Empresas.Plano de Negócios:planejamento de empresa,que irá detalhar tudo sobre ela”(Um bom plano de negócio vai permitir identifiquem e restrinjam erros no papel,há possibilidade de realizar simulações,e evitar erros no mercado, iminuindo os riscos e incertezas.Avaliação estratégica:Determinar quais pontos fortes e fracos e conhecer oportunidades e ameaças,realizar análise FOFA/ SWOT,que éferramenta de auxilio na hora de planejar o futuro da empresa utilizada no planejamento estratégico p/auxiliar na compreensão que se encontra a empresa.Administração c/direção estratégica clara e bem definida deve tersaber teórico e técnico sobre contabilidade e sobre finanças corporativas.Cabe destacar os três pilares de sustentação:I)Estratégia:a estratégia da empresa é o conjunto das ações que vão definir possíveis rumos a seguir no futuro.A estratégias,a busca implementar que definiu na análise SWOT /FOFA,traçando o planejamento ser implementado p/melhorar as fraquezas,dar continuidade nas forças,analisar o mercado externo, os concorrentes,e as oportunidades.II) Contabilidade:como base ser suporte p/tomada de decisão.É instrumento de controle,representar o sustentáculo da democracia econômica, já que p/ intermédio,a sociedade é informada s/resultados da aplicação dos recursos conferidos às entidades. III) Finanças corporativas:o gestor,p/meio de dados relevantes obtidos p planejamento estratégico traçado e p/gestão da contabilidade através dos dados financeiros,terá plenas condições de realizar análises se o negócio está caminhando para resultados satisfatórios.Através das finanças corporativas,o gestor poderá traçar novas metas e corrigir possíveis desvios dos planos traçados.É fundamental conhecimento prévio de gestão financeira para uma boa análise
Globalização:internacionalização negócios,sistema produtivoefinanceiro,tornando lugar organizacional,complexo, mutável e incerto. O Processo de Globalização na Economia e suas Influências no Mundo Corporativo Bens são itens tangíveis produzidos pelas empresas Ex:máq.fotográficas.Benefícios da globalização:propulsora que cria empregos e riqueza.Os benefícios do comércio global são:A produtividade aumenta rapidamente qdo países produzem bens e serviços em relação aos quais possuem uma vantagem comparativa.•A concorrência global e importações a valores reduzidos mantêm os preços patamar inferior,tendo a inflação,menor probabilidade de impedir o crescimento econômico.Economia aberta incentiva a inovação p/meio de novas ideias do exterior.
Inovação: capacidade de perceber, idealizar, estruturar e operacionalizar situações novas.
Liquidezrefere à velocidade e facilidade com que um ativo pode ser convertido em caixa.
Mercado financeiro ou bancárioconjunto de instituições e operações ocupadas c/fluxo de recursos monetários entre agentes econômicos e mercado de emprestadores e tomadores de empréstimos,onde valor da remuneração de empréstimos é de taxas de juros.
Monitoramento: observar em determinado período de tempo se o planejado está dentro dos padrões preestabelecidos.
Nacionalismo: sentimento de consciência nacional que promove a cultura e os interesses de um país acima de qualquer outro.
Organização entidade social composta de pessoas e recursos,estruturada e orientada para alcance de objetivo comum
Patrimônio classificado c/conj.de bens que pertencem a empresa ou pessoa.É composto p/valores a receber de terceiros. Contabilidade,valores a receber são direitos a receber ou somente direitos.Não pode identificar como real empresa se não ficarem evidentes as obrigações (dívidas).Evidenciar as obrigações referentes aos bens ou direitos.Balanço Patrimonial:Ativo(contas a receber,caixa,estoques, terrenos.Passiv (fornecedor e empréstimos a pagar).Patrimônio Líquido(Caixa Social e Lucros acumulados)
Padrão de vida: produção de bens e serviços em um país em que as pessoas podem comprar com os recursos que possuem.
Plano de marketing:descrever itens q fabricados/vendidos/serviçosprestados.descritas vantagens que cliente terá ter,facil,preços competitivos.Plano operacional ter layout mostrar,distribuição setores empresa,das mercadorias,do estoque,arranjo físico da empresa e de pessoas.Plano financeiro:determinar qual é total de recursos ser investido p/o início da empresa,o capital de giro,os investimentos préoperacionais.Realizarolevantamentodasdespesascomprólabore,funcionários,luz,água,aluguel,telefone,fornecedores,tributos,financiamentos.Dados levantados,pode projetar metas de vendas,p/que o faturamento obtido é o suficiente para as despesas projetadas e simular o lucro obtido.
Planejamento: ferramenta que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos e construir um referencial futuro,define objetivos e colabora c/a concepção de planos que integram e coordenamatividades,que deve ser feito (objetivos) e como deve ser feito (planos) Sobral e Peci alertam que importa é o grau de integração e motivação que desencadeia nos membros organizacionais,como a aprendizagem organizacional que processo possibilita.
Projeção financeira: é a expectativa calculada,que expõe,longo de determinado período, a evolução de determinado investimento.
Obrigações:formam parte negativa do patrimônio(passivo)pagar fornecedores,empréstimos,financiamentos,salários,etc,(capital de terceiros,representam recursos originários de terceiros,usados p/aquisição de ativos de propriedade entidade.Sendopassivo exigível).
QE (quociente emocional): emoções do indivíduo e capacidade de lidar com as emoções dos outros.
Rentabilidade: retorno esperado de um investimento.
Receitas correspondem ao dinheiro que uma companhia recebe provendo serviços ou vendendo bens aos clientes.
Risco: potencial de perda ou a possibilidade de um investimento não atingir o nível de retorno esperado.
Serviços:são ofertas intangíveis de empresas e não podem ser manuseadas, armazenadas. Ex:advogados,cabeleireiros e médicos.
Sistemas econômicos:combinação de políticas,leis e escolhas feitas pelo governo de país a fim de estabelecer sistemas q determinam quais bens e serviços são produzidos e como são alocados.
Sistemas de informação2:automatizado ou manual que abrange pessoas,máquinas e métodos organizados p/coletar, processar,transmitir e disseminar dados q representam informação p/usuário ou cliente.Manipula dados e gera informação,usando ou não recursos de tecnologia da informação.
Sumário executivo:É resumo do plano de negócios,síntese tendo os dados mais importantes.Deve ser eficaz na comunicação p/ que desperte ointeresse do leitor no negócio.
Status quo: situação atual; no mesmo estado que antes.
Taxa nominal rendimento do capital investido em determinado período.Preferencialmente,devem ser descontados impostos.Taxa de inflação:deve ser relacionada ao mesmo tempo do rendimento da taxa nominal.É o aumento geral de preços relativo esse período.Taxa real:é o q realmente o investimento proporcionou de retorno,descontada a inflação do período em questão.
Teoria da Contingência:parte do princípio da Administração relativa e situacional,depende de circunstâncias ambientais e tecnológicas da organização.
Universidade corporativa:instituição ensino técnico/superior ligada empresas privadas e públicas,c/objetivo de dar cursos específicos aos colaboradores.
Vantagem comparativaconceito que cada país devia especializar em produtos q consegue produzir rapidamente e a custos inferiores e importar os que outros países podem produzir mais rapidamente e a custos inferiores.Vantagem competitiva:vantagem q uma empresa tem em relação aos concorrentes;vantagem única, difícil de imitar.
Gerenciamento de Informações Financeiras e Orçamentárias para Tomada de Decisões: Considerações financeiras: disponibilidade de recursos próprios ou financiamentos.“É proibido somar ou subtrair e comparar quantias de dinheiro que não estejam na mesma data.”
Cálculo do Retorno do Investimento é ganho/perda proporcionados pelo investimento em período de tempo.
Renda fixa: não há ganho ou perda de capital, somente o recebimento de juros:
Retorno da renda variável:Existem dois componentes a serem analisados:ganho ou perda do capital e o fluxo de caixa,representados p/dividendos ou distribuição de lucros.várias técnicas de investimentos,da simples às sofisticadas as três principais e usadas são: • Período de retorno (payback).• Valor Presente Líquido (VPL). • Taxa Interna de Retorno (TIR).Período de retorno (payback):avalia o tempo que projeto demorará p/retornar total do investimento inicial, qto mais rápido o retorno,menor o payback melhor o projeto.Deve ser mensurado em tempo,qto menor for o tempo p/recuperar o investimento, melhor.
Valor Presente Líquido (VPL):método alternativo ao do payback, que corrigi as principais deficiências apresentadas.Para usar o VPL, é necessária a construção do fluxo de caixa do projeto, considerando os seguintes componentes:
•Investimento inicial e investimentos adicionais. • Fluxos de caixa positivos ou negativos do retorno.• Valor residual do investimento,se houver.Método usa princípios damatemática financeira,calculandovalor presente do fluxo de caixa do investimento.
Taxa Interna de Retorno (TIR):tdesconto hipotético que,qdo aplicada a fluxo de caixa,faz c/que valores das despesas,trazidos ao valor presente,seja igual valores dos retornos dos investimentos, trazidos ao valor presente.Para usar,necessária a construção do fluxo de caixa do projeto, considerando os componentes:• Investimento inicial e investimentos adicionais.•Fluxos de caixa positivos ou negativos do retorno.•Valor residual do investimento se houver.TIR• mede a rentabilidade do projeto.Corresponde o valor da taxa de juros que torna nulo o valor do VPL•é a taxa de juros que iguala, numa única data,os fluxos de entrada e saída de caixas produzidos p/operação financeira(aplicação ou captação).é a taxa de juros usada para descontar fluxo de caixa,produz um resultado nulo É relevante notar que a TIR é usada não somente para calcular a taxa de retorno (rentabilidade) de um investimento, como p/determinar custo de empréstimo/financiamento.
Equação de Fisher (para cálculos de rendimentos):todas as taxas,in ,ir,ij ,são expressas em forma centesimal.Taxa Acumulada de Inflação e Taxa Média.A taxa acumulada de inflação é medida p/aplicação consecutiva de taxas menores,igual que acontece nas taxas equivalentes (período menor para o maior).Índices de inflação p/medir variação dos preços e o impacto no custo de vida da população.A medição é feita por diversos órgãos especializados, como o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística),a FGV e a Fipe..O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo),considerado a inflação oficial do país,é medido pelo IBGE entre os dias 1º e 30 dpmês.Ele considera gastos de alimentação e bebidas;artigos de residência;comunicação;despesas pessoais;educação habitação;saúde e cuidados pessoais.O indicador reflete o custo de vida de famílias com renda mensal de 1 a 40 salários mínimos.O IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado),monitorado pela FGV.Registra a inflação de preços variados, desde matérias-primas agrícolas e industriais até bens e serviços finais.É usado na correção de aluguéis e tarifas públicas,conta de luz.Serve para todas as faixas de renda. IGPM – Índice Geral de Preços-Mercado: índice independente, feito pela Fundação Getúlio Vargas, é medido entre os dias 21 do mês anterior ao dia 20 do mês posterior. IPCA-IBGEÍndice de Preços ao Consumidor Ampliado:é medido regiões metropolitanas do paísÉ aceito p/medir alterações nocusto de vida.
A Utilização das Informações Contábeis para o Sucesso Empresarial •Usuários internos:pessoas ou os grupos de pessoas relacionados c/empresa:Gerentes Funcionários Diretoria Para tomada de decisões Com interesse em pleitear Melhorias Para execução de planejamentos organizacionais.•Usuários externos: Pessoas, o grupo ou os organismos s/facilidade de acesso direto às informações, mas qu recebem de publicações das demonstrações pela entidade, ou exigem de acordo com a lei.
Bancos Concorrentes Governo Fornecedores Clientes Analisar a concessão de financiamentos e medir a capacidade de retorno
Interessados em conhecer a ituação da empresa p/atuar no mercado.Ter informações s/ receitas e despesas, ver a parcela de contribuição de tributação.Conhecer a empresa p/ fazer análise de continuidade comercial entre si Medir a integridade da entidade e garantir que seus pedidos serão atendidos Patrimônio e seus Elementos. Conceito: “Conjunto de Conceito: 
Patrimônio Líquido(PL)o quarto grupo dos elementos patrimoniais que,com os bens,os direitos e obrigações,completará a demonstração contábil balanço patrimonial.O total do grupo patrimônio líquido é igual ao valor da situação líquida da empresa.O resumo deveser elaborado no sentido vertical,obedecendo à ordem dededução,das receitas subtraem-se as despesas e,tem o resultado, lucro ou prejuízo.Empresas menores,mercearias, farmácias,a DRE é simplificada,ela deve ter o total das despesas subtraído das receitas,apurando lucro ou rejuízo.Já a DRE exigida por lei contém maiores informações p/ajudar decisão.Estão contidos os grupos despesas,vários tipos de lucro,destaque dos impostos.Resultado líquido do exercício: o resultado da DRE (lucro ou prejuízo) está representado na última linha da demonstração financeira.Após apuração o resultado é transferido p/a conta lucro ou prejuízo do exercício do patrimônio líquido.Ao transferir o saldo p/ PL encerra das contas de resultado.Lucro líquido p/ação: lei das sociedades p/ações exige que,após a representação do lucro líquido do exercício,a companhia apresente se houve ou não valorização de suas ações.O cálculo a ser realizado é:A DRE é indispensável e representa o mais importante relatório à disposição dos usuários da Contabilidade. Contabilidade de Custos:: • Gasto:compra de produto ou serviço qualquer,que geram sacrifício financeiro a entidade (desembolso).• Desembolso:pagamento resultante da aquisição do bem ou serviço.•Investimento gasto ativado em função de vida útil ou de benefícios atribuíveis a futuro período •Custo:gasto relativo a bem ou serviço utilizados na produção de outros bens ou serviços. •Despesa:bem ou serviço consumidos direta ou indiretamente p/ter receitas.•Perda: bem ou serviço consumidos de forma anormal e involuntária. Resumindo:custo e despesa não são sinônimos, têm sentido próprio,como investimento, gasto e perda.A utilização de terminologia homogênea simplifica o entendimento e a comunicação. Martins, classifica alguns conceitos m utilizados nas industrias qdo o assunto é custo:•Custo de produção do período soma dos custos incorridos no período dentro da fábrica.• Custo da produção acabada soma dos custos tidos na produção acabada no período.Contém Custos de Produção e de períodos anteriores existentes em unidades que só foram completas no presente período•Custos dos produtos vendidos:é a soma dos custos incorridos na produção dos bens e serviços que só agora estão sendo vendidos.Pode conter custos de produção de diversos períodos se os itens vendidos tenham sido produzidos em diversas épocas diferentes.
.A matriz BCG foi criada pelo Boston Consulting Grou,e organiza os negócios de organização em forma de matriz, c/os vetores participação no mercado e taxa de crescimento da empresa. • É sistema de avaliação de desempenho empresarial. Principal diferencial é reconhecer que os indicadores financeiros, por si só, não são suficientes para isso. •Complementa as medições financeiras c/ avaliações sobre o cliente, identificando os processos internos que devem ser aprimorados e analisando as possibilidades de aprendizado e crescimento,como os investimentos em recursos humanos,tecnologia e capacitação,que poderãomudar substancialmente as atividades, impulsionando o desempenho futuro.
Competências e habilidades do administrador:1. Habilidade técnica:conhecimentos, métodos, écnicas e equipamentos usados p/realização de tarefas específicas c/base em educação e experiência profissional.2. Habilidade humana: capacidade e discernimento p/trabalhar c/ pessoas,comunicar, compreende atitudes e liderar de forma eficaz.3. Habilidade conceitual:capacidade p/ lidar c/ ideias e conceitos abstratos, permitindo diagnóstico e visão futura. Necessitam de competências pessoais p/serem colocadas em ação.As competências,conhecimentos, habilidades e atitudes necessários p/desempenho de atividades-Constituem maior riqueza do administrador–o capital intelectual–e precisam ser desenvolvidas continuamente. Chiavenato apresenta as competências: 1. Conhecimento:acervo de informações, conceitos e ideias que o administrador possui a respeito de especialidade e que deve ser atualizado constantemente. 2. Habilidade:capacidade de colocar o conhecimento em ação na análise das situações e na solução de problemas.3. Julgamento:saber analisar, avaliar e julgar situações c/clareza e espírito crítico, definindo prioridades. 4. Atitude: comportamento diante de situações enfrentadas, além da maneira de liderar, motivar, comunicar e trabalhar c/as pessoas. Ele reforça que administrador desempenha vários papéis em suas atividades,como papéis interpessoais–relações c/outras pessoas, focados nas habilidades humanas;papéis informacionais–atividades p/desenvolver rede de informaões;e papéis decisórios–utilização da informação em decisões.No que se refere à tomada de decisões,uma das ações mais presentes no cotidiano de um gestor,Maximiano apresenta elementos que devem ser considerados pelos administradores,como: identificar situações que necessitem de decisões; entender o problema ou a oportunidade identificando causas e consequências;gerar alternativas criativas;pensar estrategicamente e de forma crítica para avaliar e selecionar uma alternativa; avaliar a decisão.

Outros materiais