A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Competências Profissionais

Pré-visualização | Página 3 de 3

dedução,das receitas subtraem-se as despesas e,tem o resultado, lucro ou prejuízo.Empresas menores,mercearias, farmácias,a DRE é simplificada,ela deve ter o total das despesas subtraído das receitas,apurando lucro ou rejuízo.Já a DRE exigida por lei contém maiores informações p/ajudar decisão.Estão contidos os grupos despesas,vários tipos de lucro,destaque dos impostos.Resultado líquido do exercício: o resultado da DRE (lucro ou prejuízo) está representado na última linha da demonstração financeira.Após apuração o resultado é transferido p/a conta lucro ou prejuízo do exercício do patrimônio líquido.Ao transferir o saldo p/ PL encerra das contas de resultado.Lucro líquido p/ação: lei das sociedades p/ações exige que,após a representação do lucro líquido do exercício,a companhia apresente se houve ou não valorização de suas ações.O cálculo a ser realizado é:A DRE é indispensável e representa o mais importante relatório à disposição dos usuários da Contabilidade. Contabilidade de Custos:: • Gasto:compra de produto ou serviço qualquer,que geram sacrifício financeiro a entidade (desembolso).• Desembolso:pagamento resultante da aquisição do bem ou serviço.•Investimento gasto ativado em função de vida útil ou de benefícios atribuíveis a futuro período •Custo:gasto relativo a bem ou serviço utilizados na produção de outros bens ou serviços. •Despesa:bem ou serviço consumidos direta ou indiretamente p/ter receitas.•Perda: bem ou serviço consumidos de forma anormal e involuntária. Resumindo:custo e despesa não são sinônimos, têm sentido próprio,como investimento, gasto e perda.A utilização de terminologia homogênea simplifica o entendimento e a comunicação. Martins, classifica alguns conceitos m utilizados nas industrias qdo o assunto é custo:•Custo de produção do período soma dos custos incorridos no período dentro da fábrica.• Custo da produção acabada soma dos custos tidos na produção acabada no período.Contém Custos de Produção e de períodos anteriores existentes em unidades que só foram completas no presente período•Custos dos produtos vendidos:é a soma dos custos incorridos na produção dos bens e serviços que só agora estão sendo vendidos.Pode conter custos de produção de diversos períodos se os itens vendidos tenham sido produzidos em diversas épocas diferentes.
.A matriz BCG foi criada pelo Boston Consulting Grou,e organiza os negócios de organização em forma de matriz, c/os vetores participação no mercado e taxa de crescimento da empresa. • É sistema de avaliação de desempenho empresarial. Principal diferencial é reconhecer que os indicadores financeiros, por si só, não são suficientes para isso. •Complementa as medições financeiras c/ avaliações sobre o cliente, identificando os processos internos que devem ser aprimorados e analisando as possibilidades de aprendizado e crescimento,como os investimentos em recursos humanos,tecnologia e capacitação,que poderãomudar substancialmente as atividades, impulsionando o desempenho futuro.
Competências e habilidades do administrador:1. Habilidade técnica:conhecimentos, métodos, écnicas e equipamentos usados p/realização de tarefas específicas c/base em educação e experiência profissional.2. Habilidade humana: capacidade e discernimento p/trabalhar c/ pessoas,comunicar, compreende atitudes e liderar de forma eficaz.3. Habilidade conceitual:capacidade p/ lidar c/ ideias e conceitos abstratos, permitindo diagnóstico e visão futura. Necessitam de competências pessoais p/serem colocadas em ação.As competências,conhecimentos, habilidades e atitudes necessários p/desempenho de atividades-Constituem maior riqueza do administrador–o capital intelectual–e precisam ser desenvolvidas continuamente. Chiavenato apresenta as competências: 1. Conhecimento:acervo de informações, conceitos e ideias que o administrador possui a respeito de especialidade e que deve ser atualizado constantemente. 2. Habilidade:capacidade de colocar o conhecimento em ação na análise das situações e na solução de problemas.3. Julgamento:saber analisar, avaliar e julgar situações c/clareza e espírito crítico, definindo prioridades. 4. Atitude: comportamento diante de situações enfrentadas, além da maneira de liderar, motivar, comunicar e trabalhar c/as pessoas. Ele reforça que administrador desempenha vários papéis em suas atividades,como papéis interpessoais–relações c/outras pessoas, focados nas habilidades humanas;papéis informacionais–atividades p/desenvolver rede de informaões;e papéis decisórios–utilização da informação em decisões.No que se refere à tomada de decisões,uma das ações mais presentes no cotidiano de um gestor,Maximiano apresenta elementos que devem ser considerados pelos administradores,como: identificar situações que necessitem de decisões; entender o problema ou a oportunidade identificando causas e consequências;gerar alternativas criativas;pensar estrategicamente e de forma crítica para avaliar e selecionar uma alternativa; avaliar a decisão.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.