Buscar

Conceitos Filosóficos na Educação

Prévia do material em texto

Acertos: 10,0 de 10,0
	Data: 18/05/2018 10:48:59 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201707871094)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Leia com atenção o trecho abaixo: "o pensamento sistematizado e fundamentado que busca o verdadeiro significado das coisas, a verdade sobre a existência do homem e de todas as coisas do mundo." (LOPES, 2015, p. 08) Podemos dizer, portanto, que a definição apresentada por Viviana Lopes refere-se à:
		
	
	física
	
	arte
	
	pedagogia.
	 
	filosofia
	
	mitologia
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201707197923)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Segundo o Professor Demerval Saviani a reflexão propriamente filosófica é radical, rigorosa e de conjunto. Marque a alternativa que reflete a argumentação do referido autor.
		
	
	Nenhuma das alternativas acima.
	
	A filosofia é radical porque sua reflexão busca as raízes da questão; é rigorosa porque só aceita uma única orientação metodológica; é de conjunto porque é democrática, examina os problemas na perspectiva do todo;
	
	A filosofia é radical porque não aceita os conhecimentos do senso comum; é rigorosa porque dispõe de um método claramente explicitado que garante a coerência e o exercício da crítica; é de conjunto porque é democrática, examina os problemas na perspectiva do todo.
	
	A filosofia é radical porque sua reflexão busca as raízes da questão; é rigorosa porque dispõe de um método claramente explicitado que garante a coerência e o exercício da crítica; é de conjunto porque só pode ser pensada por um grupo coletivo.
	 
	A filosofia é radical porque sua reflexão busca as raízes da questão; é rigorosa porque dispõe de um método claramente explicitado que garante a coerência e o exercício da crítica; é de conjunto porque é democrática, examina os problemas na perspectiva do todo.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201707419801)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os conceitos "natureza" e "cultura" são fundamentais para o desenvolvimento de qualquer reflexão filosófica a respeito da prática pedagógica. Nesse sentido, marque entre as opções abaixo aquela que melhor apresenta a relação entre esses conceitos considerada ideal para uma prática pedagógica crítica e construtivista.
		
	
	Não cabe a prática pedagógica refletir sobre a relação entre a natureza e a cultura; a sua função é reproduzir os conteúdos definidos como curriculares.
	
	O comportamento humano é movido por pulsões instintivas, o que limita toda prática pedagógica já que uma vez sendo instintivamente violento, o sujeito não pode ser transformado pela intervenção formativa.
	
	A prática pedagógica não precisa se preocupar com os instintos já que ela é a única ação formatica que o sujeito trava contato ao longo da sua vida.
	
	A prática pedagógica precisa levar sempre em conta os comportamentos dos pais dos alunos porque alguns comportamentos podem ser vistos como herança genética. Nesse sentido, existem alguns aspectos da natureza do aluno que não podem ser modificados pela prática pedagógica.
	 
	O comportamento humano não movido pela natureza, mas sim por valores construídos socialmente. Portanto, é o objetivo da prática pedagógica formar o sujeito, consciente e inconscientemente, para o convívio social, já que ele não é naturalmente apto a isso.
	
	
	
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201707196584)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre pluralidade cultural e etnocentrismo pode-se dizer que:
1. etnocentrismo indica a aceitação de culturas de massa e pluralidade cultural se refere a aceitação dos mais diversos tipos de cultura.
2. são formas de conceber e se relacionar com o produto das transformações criativas produzidas pelo homem.
3. o etnocentrismo gera preconceito e intolerância quanto aos aspectos culturais.
4. a não aceitação das diferenças culturais não está mais presente na história atual.
		
	
	Apenas a opção 2 está correta
	
	Apenas a opção 1 está correta
	
	Todas as opções estão corretas
	 
	Apenas a opção 3 está correta
	
	Apenas a opção 4 está correta
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201707196320)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Professores intelectuais transformadores estão alicerçados por uma formação continuada não só de atualização, mas tendo como preocupação fundamental a de ser um intelectual transformador, compreendendo o contexto social -econômico-político em que vive, tendo uma visão do todo, além de estar comprometido com a ética e a política.
Nas colocações abaixo sinalize a ÚNICA que NÃO explicita a prática deste profissional:
		
	
	Comprometimento com a formação de novas gerações críticas e reflexivas
	
	Comprometimento com a intencionalidade de sua ação, questionando sempre o seu saber e ação
	 
	Comprometimento proposital com os valores defendidos pelo senso comum, que está a serviço de uma determinada classe
	
	Comprometimento com a articulação do conhecimento sobre a educação com a práxis educativa
	
	Comprometimento com a flexibilidade para inventar caminhos quando a situação exige soluções criativas
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201707351954)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os principais teóricos do socialismo utópico foram Proudhon, Fourier, Saint-Simon e Owem. Sobre esta vertente teórica podemos afirmar que:
		
	
	4. Defenderam o idealismo de Hegel e dos hegelianos de esquerda.
	 
	5. Fizeram severas críticas ao liberalismo econômico, principalmente à livre iniciativa e à livre concorrência e defendeu a formação de comunidades auto-suficientes, onde os homens, através da livre cooperação - cooperativa de trabalhadores -, teriam suas necessidades satisfeitas.
	
	2. Defenderam o Estado controlado pela burguesia e a economia (processo produtivo) controlada pelos trabalhadores do campo.
	
	1. Defenderam o liberalismo econômico, a livre iniciativa e a autonomia do trabalhador para vender a sua força de trabalho.
	
	3. Fizeram severas críticas ao absolutismo e ao socialismo científico de Karl Marx e Frederich Engels.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201707196588)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Leia trechos da carta-resposta de um cacique indígena à sugestão, feita pelo Governo do Estado da Virgínia (EUA), de que uma tribo de índios enviasse alguns jovens para estudar nas escolas dos brancos. "(...) Nós estamos convencidos, portanto, de que os senhores desejam o nosso bem e agradecemos de todo o coração. Mas aqueles que são sábios reconhecem que diferentes nações têm concepções diferentes das coisas e, sendo assim, os senhores não ficarão ofendidos ao saber que a vossa idéia de educação não é a mesma que a nossa. (...) Muitos dos nossos bravos guerreiros foram formados nas escolas do Norte e aprenderam toda a vossa ciência. Mas, quando eles voltaram para nós, eram maus corredores, ignorantes da vida da floresta e incapazes de suportar o frio e a fome. Não sabiam caçar o veado, matar o inimigo ou construir uma cabana e falavam nossa língua muito mal. Eles eram, portanto, inúteis. (...) Ficamos extremamente agradecidos pela vossa oferta e, embora não possamos aceitá-la, para mostrar a nossa gratidão concordamos que os nobres senhores de Virgínia nos enviem alguns de seus jovens, que lhes ensinaremos tudo que sabemos e faremos deles homens". 
A relação entre os dois principais temas do texto da carta e a forma de abordagem da educação privilegiada pelo cacique está representada por:
1. identidade e história / educação formal.
2. ideologia e filosofia / educação superior.
3. ciência e escolaridade / educação técnica.
4. educação e cultura / educação assistemática.
		
	
	Apenas a 3 está correta
	
	Apenas a 1 está correta
	 
	Apenas a 4 está correta
	
	Todas estão corretas
	
	Apenas a 2 está correta
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201707346589)
	Acerto: 1,0  / 1,0No século XIX, o Estado Moderno na tentativa de criar uma unidade em uma sociedade dividida em classes sociais, adotou:
		
	 
	A ideologia do nacional com a finalidade de desenvolver no cidadão, do novo modelo de sociedade, o sentimento de pertencimento à nação, ou seja, uma religião cívica do patriotismo.
	
	A ideologia regional de acordo com os interesses e necessidades dos partidos políticos. Desta forma condenava a ideologia nacionalista.
	
	A ideologia do proletariado, ou seja, de uma visão que decorria dos interesses e necessidades da classe trabalhadora.
	
	A ideologia nacional com a finalidade de superar as desigualdades sociais e promover a autonomia intelectual do trabalho.
	
	A ideologia regionalista com a finalidade de propiciar uma identidade específica em cada região que compõe o território nacional.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201707419852)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	São características de tal método de ensino os princípios científicos, manuais e módulos de auto-instrução que visam objetivos e habilidades que levam à competência técnica, as informações, princípios e leis, organizados em uma sequência lógica e psicológica, estabelecida e ordenada por especialistas e o material instrucional sistematizado nos manuais, livros didáticos, apostilas, etc. Estamos tratando de que tipo de pedagogia?
		
	 
	Pedagogia Tecnicista
	
	Pedagogia Libertadora
	
	Pedagogia Tradicional
	
	Pedagogia Não Diretiva
	
	Pedagogia Nova
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201708032958)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A educação liberal está relacionada com a valorização do indivíduo, com os ideais de progresso e liberdade. Este ideal de educação está associado historicamente a um determinado momento. Marque a opção em que este momento esta presente.
		
	
	fortalecimento do feudalismo
	
	decadência do mundo antigo
	
	fortalecimento da Igreja Católica
	
	fim do capitalismo
	 
	o surgimento do capitalismo

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes