Buscar

Introdução a Psicologia Clínica

Prévia do material em texto

Introdução a Psicologia Clínica
Primeiramente, a psicologia clínica tem por base a observação e análise profunda dos pacientes atendidos. Esse modelo nasceu no século XIX, com os médicos psiquiatras e neurologistas que procuravam estudar e desvendar as doenças mentais que assolavam os seus pacientes. Freud, que foi um importante médico psiquiatra é considerado o pai da psicanálise, criou o método de associação livre e foi assim que nasceu a psicologia clínica que propõem tratar e curar os pacientes pela palavra.
A psicologia clínica no Brasil, dependia da importação de conhecimento da Europa e Estados Unidos, do material didático e de publicações desses locais para atender a demanda que passou a compreender a importância e a utilidade da Psicologia e dos seus serviços. A primeira referência, ocorreu no início do século XX, com a teoria psicanalítica; depois, na década de 60, da análise experimental do comportamento e do behaviorismo que começavam a serem utilizadas pelos Estados Unidos; e nas décadas de 70 e 80, outras abordagens foram sendo desenvolvidas e aplicadas aceleradamente.
O que podemos compreender que tanto na Europa, EUA e no Brasil a psicologia clínica é uma área de atuação muito recente. Há muito a ser trabalhado e agregado nesse campo.

Outros materiais