Buscar

Histologia - A célula

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido “ A Célula”
O que são as células? Qual sua importância?
Células são estruturas que, em inúmeras quantidades, formam estruturas e tecidos de seres humanos, animais e plantas. Sua importância é de carregar o material genético, transportar oxigênio (caso das hemácias), gerar vida (multiplicação celular a partir do zigoto), transporte de proteínas, formação de ATP...
Todas as células são iguais?
Não, as diferenças delas dependem de suas funções. Por exemplo, a hemácia não possui núcleo, pois não necessita, tendo como sua função o transporte de oxigênio.
Todas as células têm uma composição química similar. Cite alguns dos compostos químicos presentes em todas as células.
As células possuem grande quantidade de água, sais minerais, como também possuem carboidratos, lipídeos, proteínas, ácidos nucleicos.
Qual a importância do microscópio óptico na Citologia.
É necessário para observar as células em diferentes aumentos, permitindo enxergar os formatos das células, como estão organizadas, localizar o núcleo celular.
Do que os tecidos presentes nos animais são formados?
De células epiteliais (tecido epitelial), fibras musculares (tecido muscular), osteoblastos (tecido ósseo), fibroblastos (tecido cartilaginoso)...
Além da composição química, as células apresentam outras características universais. Cite essas características juntamente com uma breve explicação da sua função e importância.
Uma característica em comum é o citoplasma: realiza reações bioquímicas, facilita a troca de substancias dentro da célula, facilita o transporte de substancias;
Membrana plasmática: serve como proteção celular, e como modulador de transporte de substancias;
Núcleo: armazena o material genético.
Qual a principal diferença entre células procariontes e eucariontes?
Eucarionte: sistema mais complexo, células maiores do que as procariontes, possui membrana nuclear, possui nucléolos, divide-se por mitose e meiose, possui mitocôndrias, faz endocitose e exocitose, possui citoesqueleto. Estão presentes em tecidos de seres humanos, animais e vegetais.
Procarionte: célula menor do que a eucarionte, sistema primitivo de organização celular; não possui membrana nuclear, deixando o material genético fluindo no citoplasma; faz divisão células por fusão binaria, não possui mitocôndria, não faz endocitose ou exocitose. Estão presentes em algas marinhas e são as classificações das bactérias.
Quais as principais diferenças entre as células eucarióticas animais e vegetais?
Célula animal: formatos irregulares, podem possuir cílios ou flagelos; possui apenas membrana plasmática envolvendo a célula, não possui algumas organelas;
Célula vegetal: possui formato fixo, sem variações; possui vacúolos entre organelas, para armazenar seiva e controlar entrada e saída de agua; possui membrana plasmática e parede celular envolvendo externamente a célula. Possui algumas organelas a mais: vacúolos, plastos e glioxissomos.
Explique o porquê de os vírus não serem considerados células.
Pois os vírus têm características que não se adequam à células: vírus são muito menores do que as células animais, vegetais ou células procariontes, medem menos que 0,2 micrômetros; são envoltos apenas por uma cápsula proteica, envolvendo o material genético. Podem ser citomegalovírus (possuir RNA e DNA); são seres que parasitam células.
Cite algumas das organelas presentes nas células.
Mitocôndria, lisossomo, nucléolo, complexo de Golgi, centríolo, reticulo endoplasmático liso, reticulo endoplasmático rugoso, ribossomos.

Outros materiais