Buscar

Antropologia e Serviço Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Antropologia e Serviço Social
UNOPAR
2009
 
 
 
Introdução
Este trabalho tem como objetivo apresentar a ciência antropológica, seu objeto de estudo e os conceitos fundamentais. Discutir a formação e o desenvolvimento do pensamento antropológico a partir das principais escolas teórico-metodológicas. Analisar a contribuição da antropologia para a compreensão da realidade brasileira. Estabelecer a relação entre antropologia na sociedade e para com os conceitos familiares. 
 
Desenvolvimento
A antropologia é o estudo do Homem na sociedade, desde o tempo antigo até os dias atuais. O seu comportamento perante a sociedade e suas mudanças no decorrer da história. Num serviço social é preciso ter a visão do homem perante a sociedade atual. Isso ajuda no desempenho do seu trabalho além de entender alguns problemas que ocorrerão.
Baseado nesse conceito a antropologia é o elo, a corrente para que o profissional na área do Serviço social possa desempenhar bem o seu papel. Conhecer o homem na sua essência, respeitando sua individualidade é um trabalho complexo um desafio aos futuros Assistentes Sociais.
Os assistentes sociais se depararam com diversos grupos sociais, cujos interesses nem sempre irão corresponder aquilo que vocês irão julgar como o melhor e o mais importante para suas reais necessidades. Então, os conhecimentos antropológicos irão auxiliá-los a estabelecerem uma atitude profissional que lhes permitam conciliar seus conhecimentos técnico-científicos com as necessidades e interesses dos seus usuários.
As ramificações da Antropologia: Antropologia Pré-Histórica, Antropologia Física ou Biológica; Antropologia Social, Cultural e Etnologia. O desenvolvimento da Antropologia ao longo da história e as principais escolas antropológicas: Evolucionismo; Escola Sociológica Francesa; Difusionismo, Funcionalismo e Estrutural Funcionalismo; Culturalismo; Estruturalismo; Interpretativismo e Antropologia Crítica. O desenvolvimento da Antropologia no Brasil. A contribuição da...
Outro artigo 
A antropologia é uma ciência social surgida no século XVIII. Porém, foi somente no século XIX que se organizou como disciplina científica. A palavra tem o seguinte significado: antropo=homem e logia=estudo.
Estudo antropológico 
Esta ciência estuda, principalmente, os costumes, crenças, hábitos e aspectos físicos dos diferentes povos que habitaram e habitam o planeta.Antropologia (dogrego ἄνθρωπος, transl. anthropos, "homem", e λόγος, logos, "razão"/"pensamento"/"discurso"/"estudo") é a ciência que tem como objeto o estudo sobre o homem e a humanidade de maneira totalizante, ou seja, abrangendo todas as suas dimensões.1 A divisão clássica da Antropologia distingue a Antropologia Cultural da Antropologia Biológica. Cada uma destas, em sua construção, abrigou diversas correntesde pensamento.
Pode-se afirmar que há poucas décadas a antropologia conquistou seu lugar entre as ciências. Primeiramente, foi considerada como a história natural e física do homem e do seu processo evolutivo, no espaço e no tempo. Se por um lado essa concepção vinha satisfazer o significado literal da palavra, por outro restringia o seu campo de estudo às características do homem físico. Essa postura marcou e limitou os estudos antropológicos por largo tempo, privilegiando a antropometria, ciência que trata das mensurações do homem fóssil e do homem vivo.
Divisões e campo[editar]
A Antropologia, sendo a ciência da humanidade e da cultura, tem um campo de investigação extremamente vasto: abrange, no espaço, toda a terra habitada; no tempo, pelo menos dois milhões de anos e todas as populações socialmente organizadas. Divide-se em duas grandes áreas de estudo, com objetivos definidos e interesses teóricos próprios: a Antropologia Física (ou Biológica) e a Antropologia Cultural, para alguns autores sinônimo de antropologia social, que focaliza, talvez, o principal conceito desta ciência, a cultura. Segundo o Museu de Antropologia Cultural da Universidade de Minnesota a antropologia cultural abrange três tópicos gerais que por sua vez subdivide-se e constituem-se como especialidades: Etnografia / Etnologia, Linguística aplicada à antropologia e Arqueologia. A cultura e a mitologia correspondem ao desejo do homem de conhecer a sua origem, ou produzem um modo de autoconhecimento que é a identidade, diferenciando os grupos em função de suas idiossincrasias e adaptação em ambientes distintos.
Considerações[editar]
Embora o estudo das sociedades humanas remonte à Antiguidade Clássica, a antropologia nasceu, como ciência, efetivamente, da grande revolução cultural iniciada com o Iluminismo.
História da Antropologia[editar]
Embora a grande maioria dos autoresconcorde que a antropologia se tenha definido enquanto disciplina só depois da revolução Iluminista, a partir de um debate mais claro acerca de objeto e método, as origens do saber antropológico remontam à Antiguidade Clássica, atravessando séculos. Enquanto o ser humano pensou sobre si mesmo e sobre sua relação com o "outro", pensou antropologicamente. A Antropologia é o estudo do homem como serbiológico, social e cultural. Sendo cada uma destas dimensões por si só muito ampla, o conhecimento antropológico geralmente é organizado em áreas que indicam uma escolha prévia de certos aspectos a serem privilegiados como a “Antropologia Física ou Biológica” (aspectos genéticos e biológicos do homem), “Antropologia Social” (organização social e política, parentesco, instituições sociais),...

Outros materiais