Buscar

Unidades de Conservacao 2013

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Conservação e Preservação
Conservação Prof. Dr. Edson A. Proni
É o manejo dos recursos do ambiente, com propósito de obter-se a mais alta qualidade sustentável da vida humana.
Objetivos: 	Entender os efeitos da atividade humana nas 			espécies, comunidades e ecossistemas.
		Desenvolver abordagens práticas para prevenir a 			extinção de espécies e. se possível reintegrar as 			espécies ameaçadas ao seu ecossistema.
Preservação
Ação de proteção e/ou isolamento de um ecossistema com a finalidade de que ele mantenha suas características naturais, por constituir-se como patrimônio ecológico de valor.
*
Legislação e Unidades de Conservação
As UCs são áreas naturais protegidas que estão sob um regime especial de administração, com garantias adequadas de proteção. Cada unidade é gerida de acordo com uma categoria de manejo própria (ver Lei nº 9.985, de 18/07/2000, que institui o SNUC) 
Existem 236 Unidades de Conservação. Administradas pelo Ibama, somam aproximadamente 51 milhões de hectares. Esse número representa 8,13% do território nacional - 2,61% são Unidades de proteção integral (uso indireto) e 5,52%, unidades de uso sustentável (uso direto). 
*
 As UCs de Uso Sustentável são áreas onde é admitido o uso sustentável de parte dos seus recursos naturais. 
Áreas de Proteção Ambiental 
Áreas extensas dotadas de elementos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais, onde o uso sustentável dos recursos naturais é permitido, desde que obedeça às normas ambientais em vigor. São constituídas de terra públicas e privadas. 
Reservas Extrativistas 
Áreas onde o uso sustentável é concedido apenas às populações extrativistas tradicionais ali estabelecidas. 
Unidades de Conservação de Uso Sustentável
*
Áreas com cobertura florestal, formada por espécies predominantemente nativas. São permitidos o uso sustentável dos recursos florestais e a pesquisa científica, com ênfase em métodos para exploração sustentável de florestas nativas. É de posse e domínio públicos. 
Reservas de Fauna 
Áreas com espécies de animais nativas, terrestres ou aquáticas, residentes ou migratórias, adequadas para estudos técnico-científicos sobre manejo econômico sustentável de recursos faunísticos. É de posse e domínio públicos. 
Áreas de Relevante Interesse Ecológico 
Áreas de pequena extensão, com pouca ou nenhuma ocupação humana, que abriga exemplares raros da biota regional. É constituída por terras públicas ou privadas. 
Florestas Nacionais
*
Áreas de Preservação Permanente (APPs) As APPs são áreas públicas ou particulares onde a supressão total ou parcial da vegetação só é permitida para execução de projetos de interesse social ou de utilidade pública, mediante prévia autorização do governo Federal. Exemplos: margens dos rios, lagoas, lagos ou reservatórios d'água, topos de morros, montes, montanhas e serras. 
Reservas da Biosfera As Reservas da Biosfera são instituídas pelo programa O Homem e a Biosfera (MAB) criado pela Organização das Nações Unidas e desenvolvido pela UNESCO desde 1971. Seu objetivo é conciliar duas necessidades que desafiam todos os países - a conservação dos recursos naturais (água, solo, ar, flora, fauna e minerais) e sua utilização econômica. No Brasil, existem três Reservas da Biosfera - a do Cerrado (RBC), a da Mata Atlântica e a do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo. 
*
As Ucs de Proteção Integral são áreas onde só é admitido o uso indireto dos recursos naturais, com o desenvolvimento de atividades educacionais, científicas e recreativas. 
Parques Nacionais Áreas protegidas por lei que abrigam uma variedade de espécies animais e vegetais. Estão abertas à pesquisa, à visitação educativa e também à recreação. 
Reservas Biológicas Uma das categorias mais restritivas das UCs de Proteção Integral. Nessas áreas, só são permitidas a pesquisa científica e as visitas educativas, sem alteração do ecossistema. 
Estações Ecológicas Áreas onde são permitidas a visitação educativa e a pesquisa científica. Diferente da Reserva Biológica, aqui é possível alterar uma amostra do ecossistema em prol das pesquisas. 
Monumentos Naturais Sítios preservados pela raridade das espécies que abrigam ou por sua extraordinária beleza cênica. Pode ser constituído por áreas particulares. 
Refúgios de Vida Silvestre Áreas onde se asseguram condições para a sobrevivência de espécies ou comunidades da flora local e da fauna residente ou migratória. 
Unidades de Conservação de Proteção Integral
*
Unidades de Conservação 
 
Nossas Áreas Protegidas
 O território brasileiro tem 8,5 milhões de quilômetros quadrados. Desse total, cerca de 3% encontram-se sob a proteção das Unidades de Conservação. Isso representa pouca área protegida, se compararmos, por exemplo, com a Indonésia, país da Ásia, que tem 16% do seu território preservado.
 Em cada ambiente brasileiro existem áreas protegidas através de decretos do governo e que correspondem a parques nacionais, reservas ecológicas, etc. Podemos dizer que o ambiente que tem mais área protegida, em relação a sua área total, é a Amazônia. Já a Caatinga é o que tem menos área protegida.
1,8% Parques Nacionais - Reservas Biológicas Federais-Estações Ecológicas Federais
1, 2% Parques estaduais - Reservas Biológicas Estaduais- Estações Ecológicas Estaduais - Outras 
1,2%
1,8%
O Brasil tem apenas 3% da sua área protegida por Unidades de Conservação
*
CARACTERIZAÇÃO E PLANEJAMENTO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
*
Legislação pertinente
Lei n° 9985 de 18 de julho de 2000 – institui o sistema nacional de unidade de conservação – SNUC
Decreto n° 4340 de 22 de agosto de 2002 – regulamenta a lei do SNUC
Lei n° 1560 de 5 de abril de 2005 – Institui o sistema estadual de unidade de conservação da natureza- SEUC
*
CONCEITO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO (SNUC)
	Espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo poder publico, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantia adequada de proteção.
*
RESERVA LEGAL
É a área de cada propriedade particular onde não é permitido o corte raso da cobertura vegetal. Essa área deve ter seu perímetro definido, sendo obrigatório sua averbação à margem da inscrição da matricula do imóvel do registro de imóveis competente. Ainda que a área mude de titular ou seja desmembrada é vedada a alteração de sua destinação.
*
CORREDORES ECOLÓGICOS 
Englobam as unidades de conservação e as áreas com diferentes uso da terra, na qual o manejo é integrado para garantir a sobrevivência de todas as espécies, a manutenção de processos ecológicos e evolutivos e o desenvolvimento de uma economia regional forte, baseada no uso sustentável dos recursos naturais
*
ÁREAS PROTEGIDAS
São áreas de terra e/ou mar especialmente dedicadas à proteção e manutenção da diversidade biológica, e de seus recursos naturais e culturais associados, manejadas por meio de instrumentos legais ou outros meios efetivos.
*
ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE 
São definidas pelo código florestal, como sendo áreas publicas, ou particulares, nas quais a supressão total ou parcial da vegetação natural só é permitida, mediante previa autorização do poder executivo federal, quando necessária a execução de obras, planos, atividades ou projetos de utilidade publica ou de interesse social.
*
Categorias de Unidade de Conservação
Unidades proteção Integral – tem por objetivo preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, com exceção dos casos previstos na lei (art. 7 SNUC,2000)
 Unidades de Uso Sustentável – tem por objetivo compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela dos seus recursos naturais.
*
O grupo das Unidades de Proteção Integral
I - Estação Ecológica;
II - Reserva Biológica;
III - Parque Nacional;
IV - Monumento Natural;
V - Refúgio de Vida Silvestre.
*
Estação Ecológica
 A Estação Ecológica tem como objetivo a preservação da natureza e a realização de pesquisas científicas.
Pesquisas cientificas – autorização previa com restrições
Proibida a visitação publica 
Atividades permitidas
Restauração de ecossistemas modificados
Manejo de espécies – preservação da biodiversidade
Coleta – fins científicos
E.E. TAIM – Rio Grande
*
A Reserva Biológica
Objetivo a preservação integral da biota e demais atributos naturais existentes em seus limites, sem interferência humana direta ou modificações ambientais.
Pesquisas cientificas – autorização previa com restrições
Proibida a visitação publica 
Atividades permitidas
Restaurar ecossistemas alterados 
ações de manejo necessárias para recuperar e preservar o equilíbrio natural, a diversidade biológica e os processos ecológicos naturais.
*
Parque Nacional
Objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica,
Possibilita a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.
P.N. Aparados da Serra – Cambará/RS
*
Monumento Natural
O Monumento Natural tem como objetivo básico preservar sítios naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica.
Áreas particulares – compatibilização dos objetivos das unidades – Não havendo desapropriação
Visitação publica 
condições e restrições 
 plano de manejo
Monumento Natural - 
*
Refúgio de Vida Silvestre
Objetivo proteger ambientes naturais onde se asseguram condições para a existência ou reprodução de espécies ou comunidades da flora local e da fauna residente ou migratória.
Áreas particulares – incompatibilidade – desapropriação
Visitações - restrições ao plano de manejo
Pesquisas cientificas – autorizações previas
*
Grupo das Unidades de Uso Sustentável
I - Área de Proteção Ambiental;
II - Área de Relevante Interesse Ecológico;
III - Floresta Nacional;
IV - Reserva Extrativista;
V - Reserva de Fauna;
VI – Reserva de Desenvolvimento Sustentável; e
VII - Reserva Particular do Patrimônio Natural.
*
Área de Proteção Ambiental
	Objetivos:
Proteger a diversidade biológica
Disciplinar o processo de ocupação
Assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais
Terras Publicas e privadas – com restrições ao uso
Pesquisas cientificas e visitações publicas – restritas
Em geral se caracterizam por áreas mais extensas
*
Área de Relevante Interesse Ecológico
Objetivo manter os ecossistemas naturais de importância regional ou local e regular o uso admissível dessas áreas, de modo a compatibilizá-lo com os objetivos de conservação da natureza.
Abriga exemplares raros da biota regional
Em geral de pequena extensão, com pouca ou nenhuma ocupação humana
Terras publicas ou privadas
Visita publica – sujeita a restrições
*
Floresta Nacional
Área com cobertura florestal de espécies predominantemente nativas e tem como objetivo básico o uso múltiplo sustentável dos recursos florestais e a pesquisa científica, com ênfase em métodos para exploração sustentável de florestas nativas
Admite-se a permanência de populações tradicionais – plano de manejo
Visitações publicas permitidas 
Pesquisa cientifica – permitida e incentivada – autorização do órgão gestor
*
Reserva Extrativista
Área utilizada por populações extrativistas tradicionais, cuja subsistência baseia-se no extrativismo e, complementarmente, na agricultura de subsistência e na criação de animais de pequeno porte.
Objetivos básicos proteger os meios de vida e a cultura dessas populações, e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais da unidade
Restrições:
Exploração de R.N.
Caça amadorística ou profissional
Exploração comercial de recursos madeireiros – bases sustentáveis
*
Reserva de Fauna
Uma área natural com populações animais de espécies nativas, terrestres ou aquáticas, residentes ou migratórias, adequadas para estudos técnico-científicos sobre o manejo econômico sustentável de recursos faunísticos.
Proibido caça amadorística ou profissional
Visitações públicas – restrições e normas
*
Reserva de Desenvolvimento Sustentável
Área natural que abriga populações tradicionais, cuja existência baseia-se em sistemas sustentáveis de exploração dos recursos naturais
Desempenham um papel fundamental na proteção da natureza e na manutenção da diversidade biológica
Visitações publicas – incentivo – compatível ao plano de manejo
Pesquisas científicas – permitida e incentivada
Educação ambiental com restrições
Considerar a capacidade suporte 
Plano de Manejo – Zona de proteção integral, uso sustentável, amortecimento e corredores ecológicos
*
Reserva Particular do Patrimônio Natural
Área privada, gravada com perpetuidade, com o objetivo de conservar a diversidade biológica.
Pesquisa cientifica
Visitação com objetivos turísticos, recreativos e educacionais
*
Plano de manejo
É um projeto dinâmico que determina o zoneamento de uma unidade de conservação, caracterizando cada uma de suas zonas e propondo seu desenvolvimento físico, de acordo com suas finalidades. Estabelece, desta forma, diretrizes básicas para o manejo da Unidade.   
O Plano de Manejo deve abranger a área da unidade de conservação, sua zona de amortecimento e os corredores ecológicos, incluindo medidas com o fim de promover sua integração à vida econômica e social das comunidades vizinhas.
*
Objetivos
Estabelecer a diferenciação e a intensidade de uso mediante zoneamento, visando proteção de seus recursos naturais e culturais
Destacar representatividade da UC no SNUC frente aos atributos de valorização dos seus recursos como: biomas, convenções e certificações internacionais
Estabelecer, quando couber, normas e ações especificas visando compatibilizar a presença das populações tradicionais residentes com os objetivos da Unidade, até que seja possível sua indenização ou compensação e sua realocação.
*
Objetivos
Promover a interação sócio-econômica das comunidades do entorno com a UC
Orientar a aplicação dos recursos financeiros destinados a UC
*
Etapas para elaboração dos planos de manejo
Planejamento
Definir metodologias
Estabelecimento de atividades das equipes
Definição das datas
Avaliação do planejamento anterior
Definição das áreas temáticas
Reunião de grupos

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais