A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
16 pág.
Mercado de Capitais   AV 1 a 5

Pré-visualização | Página 1 de 4

1.
		Quais são os principais objetivos regulamentadores do Mercado de Capitais, no que tange a Proteção aos Investidores?
	
	
	
	
	
	Regular as Sociedades Anônimas.
	
	 
	Regular a conduta dos emissores de valores mobiliários e dos intermediadores financeiros, coibindo principalmente as práticas de manipulação do mercado.
	
	
	Primazia no funcionamento eficiente do Mercado de Capitais.
	
	
	Primazia na criação e manutençãodas Instituições Financeiras cada vez mais sólidas e competitivas.
	
	
	Regular e obrigar as Sociedades Anônimas a divulgar as cotações de valores mobiliários e informar as melhores formas de aplicação de recursos por parte dos investidores.
	
	
	
		2.
		No Brasil, o investidor só consegue negociar no recinto da Bolsa, por intermédio de:
	
	
	
	
	
	Uma Financeira
	
	 
	Uma Corretora
	
	
	Um Banco de Crédito
	
	
	Uma Instituição bancária
	
	
	Um Banco Múltiplo
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Complemente a assertiva abaixo, com a resposta CORRETA: "No Brasil, no tempo do Império, já existia a figura do corretor de fundos públicos. Com o advento da Lei 4728/1965, a figura do corretor foi extinta, com o surgimento das..."
	
	
	
	
	 
	Bolsas De Valores
	
	
	Sociedades Anônimas
	
	
	Distribuidoras
	
	
	CVM
	
	 
	Corretoras
	
	
	
		4.
		Você é um investidor em valores mobiliários. Mas você só consegue negociar no recinto da Bolsa de Valores por intermédio de qual Instituição?
	
	
	
	
	
	Sociedade Anônima
	
	
	Banco Múltiplo.
	
	
	Distribuidora
	
	 
	Corretora.
	
	
	Banco Comercial
		5.
		No estudo dos Princípios norteadores do Mercado de capitais, observamos que o Estado se manifesta em duas vertentes: 1.Não eliminar o Mercado. 2. Não deixá-lo funcionar livremente. Diante desta premissa, responda: Qual a essência destes princípios regulamentadores de nossa disciplina?
	
	
	
	
	
	Proteção às Sociedades Anônimas.
	
	
	Proteção ao investidor contra os riscos no Mercado de Ações, pois atualmente as operações com as ações têm que garantir ao acionista a certeza de seu retorno financeiro.
	
	
	A necessidade de limitar o acesso às empresas nas práticas de mercado.
	
	
	Estabelecer um conjunto de regras que limitem os custos e superem os benefícios para as empresas que atuam no mercado, visando sempre o interesse econômico.
	
	 
	Determinar as práticas de mercado, sem prejuízo da livre negociação, estabelecendo limitação na escolha das empresas e instituições que participam deste mercado, visando o interesse público, econômico e social.
	
	
	
		6.
		De acordo com o estudo da evolução histórica do Mercado de Capitais, podemos afirmar que a sua função econômica essencial é a de:
	
	
	
	
	 
	Permitir às Empresas, mediante a emissão de seus valores mobiliários, a captação de recursos para o financiamento de seus projetos.
	
	
	Captação de recursos para as empresas através da emissão de debêntures
	
	
	Devolver ao investidor os recursos com as devidas correções, em razão da natureza de títulos de crédito de todos os valores mobiliários emitidos pelas companhias.
	
	
	Remunerar os investidores com os dividendos das ações
	
	
	Remunerar os investidores em Títulos Públicos.
	
	
	
		7.
		O que podemos extrair do estudo dos objetivos das normas regulamentadoras do Mercado de Capitais?
	
	
	
	
	 
	Nenhum Administrador ou Controlador de uma Companhia poderá agir no seu próprio interesse e sim no interesse da Companhia, acionistas e nos que nela trabalham, sempre visando o interesse econômico e o lucro.
	
	
	As regras positivadas quanto às práticas abusivas dos controladores das Sociedades Anônimas emissoras de valores mobiliários, não têm eficácia no que se refere às medidas punitivas de suas ações.
	
	
	Que todos os investidores tem sempre que lucrar.
	
	 
	Nenhum Administrador ou Controlador de uma Companhia poderá agir no seu próprio interesse e sim no interesse da Companhia, acionistas e nos que nela trabalham.
	
	
	Não existem regras de controle às práticas abusivas cometidas pelos administradores e controladores das Companhias emissoras de valores mobiliários.
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		A regra de que, nenhum administrador ou controlador de uma companhia pode agir em seu próprio interesse e sim no interesse da Companhia, acionistas e nos que nela trabalham se encontra pautada no... I. Princípio da Eficiência e Solidez II. Princípio da Proteção aos Investidores e das Companhias III. Princípio do Impedimento de situações que possam gerar conflito de interesses IV. Impedimento de situações que possam gerar conflito de interesses e Proteção às Companhias. Estão corretos:
	
	
	
	
	 
	Somente a II.
	
	
	II e III
	
	
	I e II
	
	
	I e III
	
	 
	I e IV
Teste 2 
		1.
		Quanto às características das sociedades anônimas de capital fechado, indique a assertiva incorreta:
		
	
	
	
	 
	O estatuto pode limitar a negociação das ações, mas jamais proibir.
	
	 
	Seu capital será dividido em cotas, jamais em ações
	
	
	São Sociedades sempre de capital.
	
	
	Seus valores mobiliários não poderão ser negociado em Bolsas de Valores
	
	
	Serão sempre Empresárias.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Complete a frase com a melhor expressão: A Comissão de Valores Mobiliários excepcionalmente fiscaliza as Companhias Fechadas que ...
		
	
	
	
	
	São constituídas com a contribuição de Capital estrangeiro.
	
	
	Gozam de benefícios fiscais, de acordo com a Instrução Normativa nº 265/97 da CVM. A fiscalização ocorrerá de forma permanente.
	
	
	São constituídas sob a forma de LTDA.
	
	 
	Gozam de benefícios fiscais, de acordo com a Instrução Normativa nº 265/97 da CVM. A fiscalização somente ocorrerá no caso de alguma denúncia.
	
	
	São constituídas sob a forma de Instituições Financeiras Bancárias.
	
	
	
		3.
		Na Companhia Aberta, suas ações e seus valores mobiliários são negociados de forma pública, bem como, qualquer emissão pública de valores mobiliários só poderá ser realizada com o prévio registro na Comissão de valores Mobiliários. Assim, entendemos que: I. A Companhia Aberta sofrerá sempre fiscalização da Comissão de Valores Mobiliários; II. A Companhia Aberta somente terá esta classificação se tiver o seu registro autorizado pela Comissão de Valores Mobiliários; III. Toda emissão pública de valores mobiliários tem que ter o prévio registro na Comissão de Valores Mobiliários; IV. Toda negociação pública, somente poderá ser realizada com o prévio registro dos valores mobiliários na Comissão de Valores Mobiliários. Estão corretos os itens:
		
	
	
	
	
	I, II e IV
	
	 
	II, III e IV
	
	
	I. III e IV
	
	 
	I, II, III e IV
	
	
	I, II e III
	
	
	
		4.
		No estudo das Sociedades Anônimas, observamos que: A companhia é aberta ou fechada conforme os valores mobiliários de sua emissão estejam ou não admitidos à negociação no mercado de valores mobiliários. POR QUE Somente os valores mobiliários de emissão de companhia registrada na Comissão de Valores Mobiliários podem ser negociados no mercado de valores mobiliários e nenhuma distribuição pública de valores mobiliários será efetivada no mercado sem prévio registro na Comissão de Valores Mobiliários. De acordo com as duas assertivas compreendemos que:
		
	
	
	
	
	As duas alternativas estão corretas, mas não se complementam.
	
	 
	A primeira alternativa está correta