Buscar

Desenvolvimento infantil segundo Freud

Prévia do material em texto

Desenvolvimento infantil segundo Freud	
Freud percebeu que a sexualidade molda determinados comportamentos e que isso ocorre desde a infância. Essa teoria também causou espanto na época (final do séc 19),já que esse sexualidade é considerado exclusivamente dos adultos. Demos a entender que Freud se referia a relação da criança com seu próprio corpo e não da relação com outra pessoa. Freud dizia que a busca do prazer é uma forte motivação para o comportamento das pessoas. O foco dessa fonte de prazer muda de acordo com a fase em que a criança esta.(blog: Liberdade para expressão, 24 de outubro de 2009)	
Aqui vamos nos referir apenas da fase em que a criança participativa esta.	
Fase latência > de 6 a 11 anos aproximadamente, este período tem como por característica principal um deslocamento da libido da sexualidade para atividade socialmente aceitas, ou seja a criança passa a gastar sua energia em atividades sociais e escolares. É investimento no outro, em coisas do exterior. Durante o período de latência, os interesses da libido são suprimidos. O desenvolvimento do ego e superego contribuem para este período de calma. O estágio começa na época em que as crianças entram na escola e tornam-se mais preocupadas com as relações entre colegas, hobbies e outros interesses. O período de latência é um tempo de exploração em que a energia sexual ainda está presente, mas é direcionada para outras áreas, como atividades intelectuais e interações sociais. Esta etapa é importante para o desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação e autoconfiança.( fonte: psicoativo.com 27 de abril de 2016)	
Freud (2006, p. 167) ao descrever o período de latência, compara esta repressão da energia sexual a diques. Afirma que “durante esse período de latência total ou parcial erigemse as forças anímicas que, mais tarde, surgirão como entraves no caminho da pulsão sexual e estreitarão seu curso em forma de diques”.

Continue navegando